Arte, música e tradições amazônicas marcam o feriado da Consciência Negra (20/11) em Belém
Eventos gratuitos e pagos oferecem opções para públicos diversos em diferentes pontos da cidade
Belém recebe nesta quinta-feira (20/11), feriado da Consciência Negra, uma agenda cultural intensa dentro e fora da programação da COP 30, com shows, concertos, manifestações tradicionais e ações formativas distribuídas por vários pontos da cidade. As atrações incluem música amazônica, jazz, ritmos populares, apresentações folclóricas e projetos sociais. Confira o que fazer hoje:
VEJA MAIS
O Museu do Artesanato Paraense (MAP) segue com a temática “Leve a arte da Amazônia com você” e programação especial durante a COP30. Hoje, às 18h, se apresentam Daniel Vieira e o Recital de Piano da Fundação Carlos Gomes, na Capela, além do Grupo de Canto da mesma instituição, no Palco Cristal. Às 20h, a Banda Saynoara sobe ao Palco Central. A agenda reúne mais de 30 artistas e grupos locais até 21 de novembro.
- Hora: a partir das 18h
- Local: Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n - Jurunas.
- Entrada gratuita.
A Freezone da COP30 reúne debates, oficinas, atividades formativas e apresentações artísticas em espaço aberto ao público. Todas as noites, o local recebe shows especiais promovidos pelo Instituto Cultural Artê. Entre as atrações estão Grupo Folclórico Frutos do Pará, Sabor Marajoara, Arthur Espíndola, Bino, I Love Pagode, Jeff Moraes e a aparelhagem Carabao – O Furioso do Marajó.
- Horário: a partir das 17h
- Local: Praça da Bandeira - R. João Diogo, 316 - Campina.
- Entrada gratuita.
- A programação da noite no Jambu Arena conta com DJ Nat Esquema, Guy Bras Ven e Reggae Town. As apresentações integram a agenda cultural da COP 30, que movimenta diferentes palcos com artistas locais e regionais.
- Hora: de 19h a 23h
- Local: Sesc Doca - Rua Senador, R. Sen. Manoel Barata, 1873 - Reduto
- Ingressos: Gratuitos com retiradas no Event Master
A atração do dia é “Farofa Black”, projeto musical de Belém que mistura ritmos brasileiros com tambores amazônicos. A apresentação integra a programação cultural do Sebrae Pará na Enzone.
- Horário: 20h
- Local: Enzone – Porto Futuro I, Rua Belém, s/n, Reduto
- Ingresso: gratuito mediante inscrição pelo app “En-Zone COP 30” ou cadastro no local
O Espaço Cultural Apoena recebe a Lambateria com show de Felix Robatto e seu Conjunto, além da discotecagem da DJ Rebarbada, em celebração ao aniversário de Dona Nanci, que dá aulas de lambada ao lado de seu João. A programação começa com música latino-amazônica e ritmos como lambada, guitarrada, merengue, cumbia, brega e carimbó.
- Hora: a partir das 19h
- Local: Espaço Cultural Apoena - Av. Duque de Caxias, 450 Altos - Marco
- Ingressos: vendidos a R$ 25 a noite toda.
O Pavilhão Pará, na GreenZone da COP30, reúne arte, cultura, música e dança em sua programação diária. Na noite de hoje, o espaço recebe a apresentação do Bloco Afro Axé Dudu. O pavilhão destaca manifestações tradicionais amazônicas ao longo do evento.
- Hora: a partir das 18h
- Local: Green Zone da COP 30, localizado no Parque da Cidade - Avenida Júlio César, no bairro do Souza;
- Ingresso: entrada gratuita e com acesso ao público.
A Amazônia Jazz Band apresenta o concerto “Do Jazz ao Brega”, sob a regência do maestro Eduardo Lima e do convidado Berry Ford, com participação de Gigi Furtado e do pianista Paulo José. A noite inclui ainda o lançamento mundial da “Lambada do Curupira”, homenagem à COP 30 criada pelo percussionista Thiago D’Albuquerque.
- Hora: a partir das 20h;
- Local: Theatro da Paz - Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina
- Ingresso: estão sendo vendidos a R$ 2, na bilheteria - duas unidades por pessoa.
Palavras-chave