CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Amostraí Virtual do Casarão do Boneco chega à sétima edição com muita contação de histórias

Versão na internet será transmitida neste sábado, 14, pelo Facebook

Caio Oliveira

Os tempos pandêmicos que vivemos vêm trazendo consequências para todos, sobretudo, àqueles que fazem e vivem da arte. Os próprios artistas costumam dizer que eles foram os “primeiros a parar e serão os últimos a voltar”, mas isso não impede que se usem outras ferramentas para que as medidas sanitárias sejam cumpridas e a arte, tão necessária nesses momentos difíceis, continue a existir.

Desde que o novo coronavírus chegou, trazendo seus distanciamentos, isolamentos e “lockdowns” para o Pará, uma turma aguerrida se encontra todo segundo sábado do mês para contar histórias, tendo como desafio transpor essa linguagem, tão associada àquela roda de pessoas sentadas ao chão, para o mundo virtual. E neste sábado, 14, às 17h, o Amostraí Virtual do Casarão do Boneco volta a ocorrer, no já estabelecido circuito virtual de artes.

O Amostraí apresenta em sua versão tradicional números musicais e circenses, além de espetáculos teatrais, enquanto na variante eletrônica, a prioridade é a contação de histórias. “Esta é a sétima edição, pois começamos em maio e seguimos direto desde então. O Amostraí é um evento político-cultural do Casarão do Boneco, em que a gente oferece para cidade o que temos de melhor, que é nosso trabalho, garantindo que a população tenha acesso à produção artística, pois esse é um direito do cidadão. Então, ainda continuamos fazendo no ambiente virtual, com segurança, para levar diversão, entretenimento e acesso à cultura”, conta Leonel Ferreira, ator, diretor e produtor da Cia de Teatro Madalenas e “casarônico”, como são carinhosamente chamados os membros do coletivo. 

Nesta edição, transmitida pelo perfil no Facebook do Casarão do Boneco, teremos as atrações “Mel & Kiko: uma história com muitos nós”, com dramaturgia e narração de Leonel Ferreira; “As Histórias que Meu Guarda-roupa Guarda”, com Nanan Falcão; e “Contos dos Kayapós e outros Heróis da Floresta”, com Lucas Alberto.

“Quando realizado no Casarão, o Amostraí tem programação ampliada, com feirinha, umas comidinhas, pois é um local de encontro para famílias. No modo virtual não temos isso, e por isso, fixamos a programação em cerca de 60 minutos, pois a gente percebia que o público se dispersava depois isso, e queremos que todos assistam à toda a programação e conheçam os artistas e as histórias”, conta.

O Amostraí nasceu há quase cinco anos para ajudar na manutenção do prédio secular do Casarão do Boneco, e no meio virtual, os artistas ainda contam com a solidariedade do público, mas para Leonel Ferreira, o essencial é a apreciação da arte. “Temos o nosso ‘pague quanto puder’, onde disponibilizamos contas para que sejam feitas transferências, mas isso não é o mais importante. Sempre deixamos claro que o mais importante é que as pessoas assistam à programação”, encerra Leonel.

Serviço

Amostraí Virtual.

Sábado, 14/11, às 17h

Transmissão pelo Facebook do Casarão do Boneco (facebook.com/casaraodoboneco).

Pague quanto puder

Leonel Rodrigues Ferreira:

Banco do Brasil | Ag. 2946-7 | C/C: 716.222-7 | CPF: 395.501.252-20.

Maria de Fátima Sousa Sobrinho:

Caixa Econômica Federal | Ag. 0022 | C/Poupança 31965-3 | CPF  049. 559. 942-53

Virginia Abasto:

Nu Bank | Ab. 0001 | C/C 63587988-6 | CPF 536.329.232-7

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA