4 de maio é 'Dia de Star Wars': entenda o propósito da data

O 'Dia de Star Wars' é celebrado em 4 de maio e reúne os grandes fãs da saga; entenda o porquê

Thainá Dias

Um dos maiores fenômenos da cultura mundial, "Star Wars" acumula fãs fervorosos por todos os lugares do mundo. E todo esse amor só faz com que aumente as possibilidades de homenagem em torno da saga. Por esse motivo, foi criado o "Dia de Star Wars" em 4 de maio, uma data para celebrar e reunir os fãs desse grande sucesso dos cinemas. 

Por que dia 4 de maio? 

É tudo por causa de uma fonética! A data pronunciada em inglês é parecida com a famosa expressão jedi: "May the Force be with you", em tradução para o português: "Que a força esteja com você". Ao falar a data em inglês, "May the fourth", o som é muito parecido com o início da frase.

Por isso, é comum dizer "May The Fourth Be With You", algo como "Que 4 de maio esteja com você". Mesmo com o sentido da frase não ficando igual ao ser traduzido para o português, os fãs brasileiros aproveitam a data para comemorar. 

A celebração começou em 2011, quando um famoso cinema do Canadá, o Toronto Underground Cinema, organizou um festival com a exibição de todos os filmes da saga. Desde então, maratonas e eventos especiais acontecem todos os anos na data. O lançamento do primeiro filme, "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança", chegou aos cinemas no dia 25 de maio de 1977.

VEJA MAIS

image Festival de Cinema Italiano

image Semana de Cinema com diversas alternativas

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA