MENU

BUSCA

Programação cultural, cinema e exposições estão disponíveis na Casa BNDES, no Mercedários UFPA

Programação gratuita, o espaço reunirá uma programação intensa Experiências sensoriais que conectam arte, ciência e sustentabilidade

O Liberal

O Mercedários UFPA vai abrigar a Casa BNDES. A inauguração do espaço ocorreu neste sábado, dia 8, com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; da vice-governadora, Hana Ghassan; do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; e da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello. 

Entre os dias 9 e 21 de novembro, o espaço que abriga um dos conjuntos arquitetônicos transformar o centro histórico da cidade em um epicentro de cultura, cinema e diversidade durante a COP 30.

“É muito bom ver esse espaço aberto ao público. Por muitos anos, como foi dito aqui, não foi permitida a visitação nesse local, e agora podemos contemplar este espaço que conta a nossa história, do Pará, da Amazônia e do Brasil. Quero parabenizar todos os parceiros e o BNDES por esse trabalho maravilhoso que foi feito. Parabéns à UFPA. Esse está sendo um espaço de cultura, conhecimento e formação. A cidade de Belém e o Pará ficam muito felizes por vivermos este momento de resgate do patrimônio histórico e cultural do nosso Estado”, disse Hana Ghassan.

VEJA MAIS

Belém recebe Mulheres Inspiradoras do Ano Amazônia em celebração aos 10 anos da plataforma
Realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, a cerimônia vai marcar o lançamento do Mulheres Inspiradoras Hub COP 30, considerado o maior ecossistema feminino durante a COP 30, de 10 a 12 de novembro

Influenciador paraense compara preços do Rio de Janeiro com Belém em vídeo durante a COP 30
O vídeo viralizou em meio às críticas ao s preços cobrados durante a Cúpula dos Líderes

Belém recebe a exposição ‘Brasil: Terra Indígena’ com mais de 2 mil peças no Museu Goeldi
Iniciativa traz acervos de mais de 300 povos indígenas e pode ser visitada até 28 de novembro

Com entrada gratuita, o espaço reunirá uma programação intensa de filmes, exposições, performances e experiências sensoriais que conectam arte, ciência e sustentabilidade. O destaque é o CineCOP BNDES, festival que propõe um diálogo entre o cinema e os temas centrais da conferência, levando para as telas histórias sobre a floresta, o território e a resistência dos povos da Amazônia e do Brasil. 

O audiovisual é uma das formas mais potentes de conectar pessoas à agenda ambiental. Quando o cinema entra em cena, ele não apenas emociona, ele desperta consciência. O BNDES quer que a COP30 seja também um grande encontro entre cultura, inovação e esperança”, afirmou o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

No dia 13, às 19h, será a pré-estreia nacional de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul. Esse será a principal atração do CineCOP BNDES. A exibição contará com a presença de Fafá de Belém, voz original de um dos personagens do filme.

Em Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, Tainá irá treinar, junto com a ancestral e sábia Mestra Aí, para se tornar a Guardiã da Amazônia, mas, ao perder a Flecha Azul, colocará seu futuro em risco. Enquanto tenta recuperar a Flecha Azul, Tainá vai conhecer seus amigos inseparáveis: Catu, Pepe e Suri. Juntos, eles se tornarão os “Guardiões da Amazônia”. Tão diferentes uns dos outros, terão que aprender a vencer as diferenças e a valorizar a amizade para cumprir a missão: encontrar a Flecha Azul e impedir que um grande mal queime a floresta e destrua toda a Amazônia.

Vale destacar, que ao longo de 13 dias, o festival exibirá mais de 30 títulos, a partir das 15h.

Além da programação do CineCOP BNDES, a Casa BNDES também vai possibilitar que o público possa mergulhar em experiências sensoriais por meio de projeções na fachada do prédio histórico e filmes em realidade virtual. O espaço vai abrigar, ainda, a exposição inédita “Afluentes: caminhos e histórias do Fundo Amazônia”, que reúne vídeos e fotografias retratando experiências de projetos apoiados pelo Fundo, ao longo de seus 17 anos. Ao confluírem, formam um rio caudaloso, por onde navegam guardiões, gente tão diversa quanto a floresta que produzem e protegem.

Ao final da Exposição Afluentes, próximo ao Jardim Central, o público poderá vivenciar a Experiência VR Amazônia Viva, primeiro filme de realidade virtual do cineasta Estêvão Ciavatta, que oferece uma jornada em 360° pelas margens do Rio Tapajós. Já na Experiência VR Caatinga, o visitante percorre o bioma brasileiro e descobre como a resiliência e a sabedoria popular transformam a aridez em poesia e vida.

O filme, que foi eleito melhor no Festival Planeta (Barcelona, 2023), mostra as honras da casa guia feita pela cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá, onde também é respeitada liderança indígena. 

No foyer do auditório, a Mostra “Lendas da Amazônia: Arte e Ancestralidade”, de Nelson Nabiça, apresenta esculturas de personagens como Curupira, Mapinguari e Iara, em um circuito de lendas e guardiões. 

Agende-se
Datas: de 9 a 21 de novembro de 2025
Hora: 15h às 22h
Local: Mercedários UFPA, Boulevard Castilhos França, s/n – Bairro Campina, Belém-PA
Entrada gratuita, sujeita à lotação
Programação: https://casabndes.com.br/ 

Palavras-chave