MENU

BUSCA

Marcha Global por Saúde e Clima termina em tumulto na COP30 em Belém; vídeo

Manifestantes foram retirados por seguranças da ONU após confusão na entrada principal da Blue Zone

Hannah Franco

A entrada principal da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, foi palco de tumulto na noite desta terça-feira (11/11) durante a Marcha Global por Saúde e Clima, uma das principais mobilizações paralelas à conferência. O ato, que começou de forma pacífica nas ruas da capital paraense, acabou gerando confusão quando manifestantes tentaram se aproximar da área de acesso do evento.


De acordo com testemunhas, seguranças da Organização das Nações Unidas (ONU) intervieram para conter o avanço do grupo, retirando participantes que insistiam em permanecer no local. A ação gerou momentos de tensão e gritos de protesto.

VEJA MAIS

Açaí jogado no chão? Fotos de protesto em Belém geram confusão; entenda o que aconteceu
Imagens da manifestação em Belém geraram polêmica nas redes e dividiram opiniões sobre o ato em defesa dos manguezais amazônicos

Protesto bloqueia a Alça Viária contra medida judicial que permite a instalação de aterro no Acará
Por conta do bloqueio, uma longa fila de veículos se formou, causando congestionamento no perímetro do km 32

Os manifestantes tentaram entrar na Blue Zone, área onde ocorrem as negociações entre chefes de Estado e delegações oficiais. Durante a intervenção, seguranças levaram a bandeira Palestina e algumas placas do protesto que estavam com os manifestantes.

O ato é organizado pelo Movimento Médicos pelo Clima, idealizado pelo Instituto Ar e pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), com a participação de instituições nacionais e internacionais — entre elas, a Fiocruz, o Movimento Saúde Sustentável, o Médicos Sem Fronteiras (MSF), a Global Climate and Health Alliance, o Red Clima y Salud, o 350.org Brasil e a Avaaz.

A Marcha Global por Saúde e Clima começou por volta das 17h, na Embaixada dos Povos, e seguiu em direção à Zona Azul da COP 30. A mobilização teve como objetivo dar visibilidade ao impacto direto da crise climática sobre a saúde humana e planetária.

Em nota enviada ao Grupo Liberal, a direção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) informou que, no início da noite, um grupo de manifestantes ultrapassou as barreiras de segurança no local, resultando em ferimentos leves a dois seguranças e danos superficiais à estrutura. A equipe de segurança brasileira, em conjunto com o corpo de segurança da ONU, adotou imediatamente as medidas necessárias para garantir a proteção da área, seguindo todos os protocolos estabelecidos. As autoridades do governo brasileiro e das Nações Unidas estão conduzindo uma investigação sobre o incidente. O local encontra-se seguro e as negociações da conferência prosseguem normalmente.

 

Palavras-chave