MENU

BUSCA

Lula tem reunião bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron

Os dois líderes conversaram sobre o enfrentamento da mudança do clima e avanços na cooperação bilateral

O Liberal

Na tarde desta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron, paralelo à Cúpula de Líderes da COP30, em Belém.

Os dois presidentes conversaram sobre o enfrentamento da mudança do clima. O presidente Lula destacou seu compromisso com o combate ao desmatamento e com a proteção das florestas. Ele observou, nesse contexto, o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).

VEJA MAIS

Saiba o que é ‘TFFF’ e sua importância para as florestas; tema será apresentado na COP 3O
O Fundo TFFF quer transformar a proteção das florestas tropicais em um investimento rentável, com potencial de mobilizar até US$ 125 bilhões em recursos públicos e privados"

VÍDEO: Emmanuel Macron é recebido no Brasil com abraços e reação viraliza
Desde que chegou à Salvador, o político já tocou tambor com o Olodum, curtiu o Afoxé Filhos de Gandhy e posou para fotos com baianas

O encontro também abordou os avanços na agenda de cooperação bilateral desde a visita de Estado do presidente Lula a Paris. O presidente brasileiro esteve em junho passado em Paris em uma viagem com compromissos oficiais, econômicos, culturais e acadêmicos. 

Eles também determinaram o reforço da cooperação policial na região da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa com vistas a combater ilícitos transnacionais, como o narcotráfico, o corte ilegal de madeira e o garimpo. O presidente Lula convidou a França a designar um adido policial para participar das atividades de inteligência do Centro de Cooperação Policial Internacional de Manaus.

Lula manifestou a expectativa de poder assinar o Acordo MERCOSUL- União Europeia ainda neste ano, durante a presidência brasileira do bloco.

Palavras-chave