MENU

BUSCA

Cúpula dos Líderes: segundo dia vai discutir transição energética e relembrar os dez anos do Acordo

Programação prevê debates sobre financiamento climático e compromissos de redução de emissões.

Gabi Gutierrez

Nesta sexta-feira (07) acontece o segundo dia da Cúpula dos Líderes, em Belém. A expectativa é que seja marcado por discussões centrais sobre transição energética e pelo balanço dos dez anos do Acordo de Paris, um dos marcos mais importantes na luta global contra as mudanças climáticas.


A programação começa, segundo a programação oficial do evento, as 10h, com a tradicional foto oficial dos chefes de Estado, reunindo lideranças mundiais que participam do encontro. Em seguida, a agenda segue com discursos dos representantes de delegações na plenária principal, onde são esperados novos anúncios de cooperação internacional e metas para a redução de emissões de carbono.

VEJA MAIS

Ativistas alemães protestam em Belém por justiça climática no 2º da Cúpula do Clima
Manifestantes alemães cobram ações mais eficazes para combater as mudanças climáticas enquanto líderes mundiais discutem temas cruciais na Cúpula de Líderes.

Participantes da Cúpula dos Líderes usam patinetes elétricos como meio de transporte
Com o bloqueio total na avenida Brigadeiro Protásio e parcial em outras vias de Belém, veículos comuns não podem transitar até o local de entrada do evento

No fim da manhã, ocorre uma sessão temática dedicada à transição energética — tema que busca discutir caminhos para substituir gradualmente os combustíveis fósseis por fontes renováveis, como solar e eólica, além de estratégias para garantir uma transição justa para os países em desenvolvimento.

Durante a tarde, em outra sessão temática, a discussão será dedicada aos dez anos do Acordo de Paris, com debates sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — metas que cada país estabelece para reduzir emissões — e sobre o financiamento climático, considerado essencial para apoiar nações mais vulneráveis na implementação de políticas sustentáveis.