Rodolfo Marques

Rodolfo Silva Marques é professor de Graduação (UNAMA e FEAPA) e de Pós-Graduação Lato Sensu (UNAMA), doutor em Ciência Política (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFPA), MBA em Marketing (FGV) e servidor público.

Eleições 2020: Ibope divulga pesquisa de intenção de voto para Belém e indica algumas tendências

Rodolfo Marques

O Ibope divulgou sua primeira pesquisa de intenção de voto para as eleições 2020, no cargo de prefeito de Belém. O deputado federal e ex-prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues (Psol), lidera as preferências, com 39%. O também deputado federal José Priante, do MDB, foi indicado por 10% dos entrevistados. Na sequência, dividem a terceira posição o delegado federal Eguchi, do Patriota, e o deputado estadual Gustavo Sefer, do PSD, com 5%. Mário Couto, do PRTB; os deputados federais Vavá Martins, do Republicanos, e Cássio Andrade, do PSB; e o deputado estadual Thiago Araújo, do Cidadania, aparecem com 4% das preferências. Os demais candidatos (Dr. Jerônimo/PMB, Cleber Rabelo/PSTU, Jair Lopes/PCO e Guilherme Lessa/PTC) apresentaram números pouco representativos.

De acordo com o Ibope, que utilizou a amostragem de 504 pessoas e coletou os dados entre 30 de setembro e 2 de outubro, 16% dos entrevistados pretendem anular o voto – ou votar em branco. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Edmilson Rodrigues, que conseguiu montar uma importante frente de esquerda em torno de seu nome, desponta como favorito – mas com patamares que ainda não lhe dão muita tranquilidade em relação a um provável segundo turno. Vale lembrar que Edmilson também iniciou os pleitos de 2012 e 2016 como líder nas pesquisas – mas acabou superado, em ambos os casos, pelo atual prefeito, Zenaldo Coutinho, do PSDB. Pesam a favor do deputado federal a sua destacada ação como parlamentar e uma lembrança de parte da população em relação a seus mandatos como gestor municipal, entre 1997 e 2004. Disputando, basicamente, os mesmos votos, Cássio Andrade ainda aparece com números muito tímidos e vai precisar de “fôlego” eleitoral para se mostrar competitivo.

Nos votos de centro e de centro-direita, José Priante aparece com 10% das intenções, com índices ainda baixos para quem quer avançar na campanha – e até mesmo abaixo do que ele obteve no pleito de 2008, quando também disputou a Prefeitura. Ele tem o apoio importante do governador do Estado, Helder Barbalho. Nesse mesmo espectro ideológico, Thiago Araújo, Gustavo Sefer e Mário Couto também disputam as preferências, ainda com números discretos.

No campo da direita, que emergiu principalmente no pleito de 2018 e com a vitória de Jair Bolsonaro para a presidência da República, as preferências estão divididas entre o delegado Eguchi e o pastor da Igreja Universal e deputado federal Vavá Martins. Ambos, inclusive, buscam o apoio declarado – ou tácito – de Bolsonaro. A pesquisa indica que há um potencial de crescimento para ambos os candidatos, principalmente pelo crescimento da onda conservadora nos costumes e da pauta de combate à corrupção que triunfaram nas eleições gerais de dois anos atrás.

A campanha de 2020, que é atípica e com período curto, vai ter a propaganda em rádio e televisão a partir de 9 de outubro. Essa exposição nos meios tradicionais será importante para consolidar tendências e para alguns candidatos se fazerem conhecidos, mas a presença digital mostra-se, cada vez mais, uma marca dessas eleições.

A cerca de 40 dias do primeiro turno eleitoral, o cenário indica, por ora, uma polarização entre Edmilson Rodrigues e um candidato de centro-direita ou de direita – restando saber quem vai conseguir arregimentar um número maior de votos para acirrar, de alguma forma, essa disputa.

Rodolfo Marques
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!