Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Produção de carne bovina paraense, Rainhas 2020 e Geração Z

Mais Liberal

Papo Liberal

Daniel Freire (Divulgação)

A Mais Liberal conversou com Daniel Freire, diretor da Mercúrio Alimentos e presidente do Sindicato da Indústria da Carne (Sindicarne), sobre a produção no Pará e expectativas do setor para este ano. Confira:

Como o Pará se encontra na produção de carne bovina em relação ao Brasil? 

O Pará tem em torno de 20 milhões de cabeças de gado, é o 5º rebanho do País. Produz cerca de 900 mil toneladas de carne por ano. Desse total, o estado consome 250 mil toneladas e exporta, para outros países, 70 mil toneladas, 8% que produz. O restante vai para outros estados.

Quais as expectativas da Mercúrio Alimentos para este ano? 

A empresa tem enfoque maior no mercado paraense. Investimos  nas necessidades do consumidor local. A sinergia com as cadeias varejistas nos permite lançar produtos diferenciados com muita qualidade. Esperamos também conquistar mais mercados internacionais. permitindo que os produtos do Pará cheguem em todo o mundo.

Nos últimos meses, houve uma "crise" que elevou os preços de carne em todo o Brasil. A exportação foi, de fato, o que desencadeou a alta?

Essa premissa foi equivocadamente colocada ao público. Os números provam que isso não é verdadeiro. O Brasil exporta 10% de tudo o que produz de carne bovina e o Pará, 8%. O que houve foi uma entressafra violenta causada pela seca, aliada à elevação do custo de reposição de animais para engorda.

A Mércurio tem investido em produtos que tragam praticidade ao dia a dia, como a linha IQF, com cortes de carne em embalagens individuais. É uma tendência no mercado?

Acreditamos que sim, o nosso objetivo é estar atualizando nossa linha de produtos de formas a atender às demandas do consumidor moderno, que privilegia a qualidade, mas valoriza também a praticidade, que é o caso dessa linha. Foram mais de R$ 20 milhões em estrutura, fora investimentos em recursos humanos.

Uma das grandes conquistas em 2019 foi a liberação para exportar para a China. Há expectativa de novos mercados em 2020?

Esse mês de janeiro, conseguimos fazer parte de uma estrita lista de 14 empresas do Brasil aptas a se credenciar tecnicamente para o mercado das Filipinas. Esperamos também que a Rússia retome as importações, assim como que o Pará seja liberado para os mercados da Europa e dos EUA. Essa abertura de mercados viabilizará a continuidade dos investimentos e ampliará a oferta de empregos no estado. Hoje, a Mercúrio emprega em torno de 2 mil colaboradores.

Rainhas 2020

Pelo Grupo Liberal, Rosângela Maiorana, vice-presidente, e a equipe do departamento Comercial com Vicente Noronha, diretor geral da Fibra, e demais gestores da instituição na assinatura da parceria para a edição 2020. (Divulgação)

Draft Super Zero e Centro Universitário Fibra se unem ao Magazan no patrocínio ao maior concurso de beleza e fantasia da região Norte. As marcas estarão presentes nas comunicações impressa e digital e nos spots de rádio do Rainhas, que será realizado no próximo dia 15 de fevereiro, no Hangar.

Geração eco-friendly

Sustentabilidade está se tornando um dos principais fatores de decisão de compra dos consumidores. É o que confirma a sondagem feita pela First Insight, que indicou: 73% dos entrevistados da Geração Z, pessoas com até 22 anos, pagariam mais por produtos eco-friendly. A maioria está disposta a bancar um preço até 10% superior. Ainda de acordo com o CEO da empresa de pesquisa digital, a Geração Z está em vias de se tornar a maior parcela de consumidores já neste ano. Portanto, varejistas e marcas devem impulsionar práticas sustentáveis.  

Capacitação profissional

Até o dia 29 de janeiro, a UNINASSAU Belém ofertará cursos gratuitos por meio do  projeto Capacita. São 68 cursos, com cerca de 4.800 vagas, abertos à comunidade e nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde. O público poderá escolher mais de uma opção de acordo com horário e disponibilidade. As inscrições podem ser feitas no site extensao.uninassau.edu.br.

Pílulas Digitais

A jornalista Francy Rodrigues fala sobre o novo fenômeno das redes sociais: o TikTok.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS