Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Aprender & Empreender com Rafael Teixeira e a Adega das Onze

MAIS LIBERAL
Rafael Teixeira (arquivo)

Aprender & Empreender

Nome: Rafael Teixeira
Nome do negócio: Adega das Onze
Segmento: Restaurante
Tempo de atuação: três anos e meio

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Empreender um novo negócio, que você não tem experiência nem conhecimento, não é fácil. Foi preciso muito estudo, pesquisa e desenvolvimento. Conciliar tudo isso à minha rotina na outra empresa, onde já atuo há 18 anos, foi um grande desafio. Foram mais de 12 meses de sonhos, ideias, visitas a fornecedores em São Paulo, reuniões e acompanhamento de obra. Sem dúvida, essas etapas iniciais foram as mais desafiadoras.

Quais os acertos?
A atmosfera do restaurante e a especialidade em vinhos são nossos principais diferenciais. O foco no cliente também! Buscamos sempre ouvir nosso cliente e melhorar nosso negócio com base em seus desejos e frustrações.

E os erros?
Erramos ao tentar replicar em Belém um modelo de Wine Bar que foi inspiração para o negócio. Ouvindo nossos clientes, foi possível nos reinventar e adaptar à cultura local. Errar faz parte do processo. Temos que saber identificar o erro, aprender com ele e fazer melhor.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Trabalhe com aquilo que você ama, que seja seu estilo de vida. Seus clientes precisam se identificar com você. Então, você será referência no seu negócio.

NOTAS: 

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará promoveu solenidade de posse da sua diretoria gestão 2021. Na presidência da SBOT, o ortopedista Ivaldo Cintra apresentou o planejamento e a programação de atividades da entidade aos membros presentes da diretoria. (Leonardo Morgado)

Recorde
Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 18,35 bilhões em março deste ano. É o maior volume nominal mensal registrado na série histórica iniciada em 1994. O valor foi 172,7% superior ao verificado em março de 2020, de R$ 6,73 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Avião solidário
O programa da Latam, que já transportou gratuitamente um total de 28,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 desde 18 de janeiro de 2021 no Brasil, decolou novamente na última segunda, 3. Desta vez, 25 estados foram contemplados, entre eles o Pará, que recebeu 220.790 doses. Com a nova remessa, de 4 milhões de doses, chega-se a 283 voos realizados para distribuir os imunizantes.

Novidades
A Natura Ekos, linha composta por ingredientes da Amazônia e que está há 20 anos no mercado, fez o relançamento de todos os seus produtos, que passam a ter nova formulação, com 3x mais potência, além de dois novos bioativos: Tukumã e Estoraque. Para marcar o novo momento, a empresa apresentou Gisele Bündchen como nova embaixadora da marca e Amazônia Viva.

Precavidos
A pandemia faz crescer a demanda por seguros de vida. A procura entre jovens subiu mais de 120% nos dois primeiros meses de 2021. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susesp), houve, em todo o país, um aumento na contratação de 11,4% neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O percentual pode ser muito maior, dependendo da corretora e da característica do seguro. 

Alô, alô...
Que tal ouvir o próprio áudio antes de enviá-lo numa conversa via WhatsApp para checar se está tudo ok? A rede social começou a testar a função "revisão". Funciona assim: após pressionar o ícone de microfone para começar a gravar um áudio e arrastá-lo para cima para "travar" a gravação, surge o botão "review" (revisar). Ao tocar nele, é possível ouvir o que se gravou até aquele momento e decidir se quer cancelar ou mandar a mensagem.

O game tá on!
Números da mais recente Pesquisa Game Brasil 2021, realizada por Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, revelaram que 72% dos brasileiros jogam algum tipo de game. Em 2019, eram 66,3%. Do universo atual, 75,8% afirmaram que, por conta do isolamento social, passaram a jogar mais.

O game tá on! II
As mulheres são maioria dentro da comunidade gamer brasileira: 51,5% do público de jogos eletrônicos, segundo a sondagem. Graças à consolidação dos smartphones como principal plataforma no país, quase metade dos consumidores de jogos é das classes C1, C2, D e E. Na soma, cerca de 49,7%.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL