Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Papo Liberal com professor Rodrigo Costa sobre economia e Black Friday

Mais Liberal

Papo Liberal

Rodrigo Medeiros Costa (Arquivo pessoal)

A Mais Liberal conversou com Rodrigo Medeiros Costa, professor da Unama, sobre os cuidados nas compras durante a Black Friday. 

A Black Friday passou a ser uma das datas de maior movimentação financeira no Brasil. O varejo no país chega a oferecer preços realmente baixos na data, comparado aos praticados em outros países, como Estados Unidos, por exemplo? 

A Black Friday é algo cultural nos Estados Unidos e lá as promoções são realmente significativas. No Brasil, tentamos fazer algo parecido, porém, não tão próximo do que se espera de um evento como este. Os impostos são um dos fatores que podem não ajudar muito. Contudo, podemos, sim, realizar boas compras, bastando para isso que o comprador faça um planejamento antecipado com uma lista de produtos que pretende comprar neste período e que fique meses antes monitorando os preços deles. Por fim, é importante ter paciência para pesquisar bastante até encontrar um ótimo preço.

Quais os golpes e armadilhas mais comuns nesta época?

É muito comum a prática de envio de e-mails muito bem-feitos, informando produtos e promoções e que fazem a pessoa pensar até que é realmente de uma empresa real. Porém, pode se tratar de uma forma de direcionar o comprador a uma página falsa para tentar obter seus dados pessoais, bem como bancários. Além disso, o próprio crescimento de páginas falsas contendo diversos produtos e preços tentadores buscam fazer com que o comprador ache que está obtendo alguma vantagem quando, na verdade, pode estar caindo em um golpe.

Quais as orientações para não cair neles, especialmente nas compras on-line?

Na dúvida, não clique nos links que podem estar presentes nos vários e-mails recebidos com conteúdos de ofertas de produtos, pois, além de poder ser direcionado para uma página falsa, também existe a chance de a pessoa executar algum tipo de programa malicioso que possa roubar dados, por exemplo. Em relação às páginas falsas, procure verificar a existência de um cadeado ao lado de onde nós inserimos o endereço do site, pois é o mínimo de segurança que o serviço pode oferecer para o cliente. Se a pessoa ainda estiver insegura, então deve pesquisar sobre a empresa, principalmente se ela não for muito conhecida, para não cair em um possível golpe. Lembre-se também que nem lojas e bancos realizam ligações solicitando dados bancários como senhas do cartão ou de acesso ao Internet Banking.

O uso do cartão de crédito pode ser mais seguro que optar pelo pagamento em boleto?

É sempre bom, financeiramente, realizar o pagamento completo da compra ao invés de parcelar. Porém, é importante ter cuidado com a geração de boletos, pois não é incomum vermos casos de boletos falsos. A pessoa pensa que está fazendo o pagamento do produto, mas, na verdade, está fazendo algum tipo de depósito na conta de terceiros. Existem sites que fazem a checagem da validade do boleto. Então, vale a pena a pessoa usar um destes serviços antes de realizar o pagamento. Se ainda assim for de interesse comprar parcelado, então podemos aproveitar o fato de que a maioria dos bancos permite a criação e uso de cartões de crédito virtuais com validades mais curtas em relação ao cartão físico. Além disso, alguns permitem até definir um valor de limite de compras apenas para aquele cartão virtual criado.

Que dica você deixa para quem pretende ir às compras nesta Black Friday?

Procure sempre verificar as informações sobre quem está oferecendo aquele produto pelo site de compras on-line. O próprio Reclame Aqui é uma boa ferramenta para isso. Realize várias pesquisas sobre o mesmo produto em outras lojas virtuais, mas tendo o cuidado de duvidar de preços que você possa achar que estão muito fora da realidade, mesmo em período de Black Friday. No pagamento, se for em boleto, procure checar se há a chance de ser falso ou não. Se optar pelo cartão de crédito, então tente usar um virtual gerado pelo seuInternet Banking. Algumas empresas permitem até que o cliente vá em uma loja física para realizar a compra on-line com a ajuda de um funcionário, o que pode ser uma possibilidade interessante para as pessoas que se sentem inseguras em realizar este tipo de compra.

NOTAS:

Media Trends & Predictions
É o nome do estudo global que reúne artigos e opiniões de especialistas da Kantar para traçar tendências e previsões para o setor, em 2021. Entre os destaques, o fortalecimento do marketing de influência, a integração cada vez maior de e-commerces com as redes sociais e o “assinante-bumerangue”, que migrará entre os serviços de streaming disponíveis e plataformas a partir de sua demanda.

Case de sucesso
Nos próximos dias 25 e 26, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) promove o webinário “O Conteúdo como protagonista das soluções comerciais”. Serão apresentadas iniciativas dos principais veículos de comunicação do país como Folha de S. Paulo, Estadão e O Globo. O Grupo Liberal foi o único representante selecionado na Região Norte.

Case de sucesso II
Rodrigo Vieira, diretor de Marketing do Grupo Liberal, dará detalhes do “Liberal Mobiliza”, projeto cross media e cross content com foco em responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável que conecta O Liberal, Amazônia, OLiberal.com e Liberal Rádios. Atualmente na terceira fase, o “Liberal Mobiliza” conta com o apoio da Guamá Tratamento de Resíduos.

Festival Jambu Live
O Shopping Bosque Grão-Pará é apoiador do maior festival on-line de cultura paraense, que pode ser assistido, até 29 de novembro, pelo canal no Youtube “Jambu Live”, ao vivo.

Delivery farmacêutico 
Um levantamento feito pelo Farmácias App, aplicativo de vendas on-line de itens do segmento, aponta mudanças no hábito de consumo dos paraenses. Considerando as transações realizadas na plataforma de janeiro a setembro deste ano, o estado representa 45% do total de vendas on-line em toda a Região Norte.

Campus Mobile  
Abertas as inscrições, até este domingo, 22, para a 9ª edição do concurso de inovação e empreendedorismo realizado pelo Instituto Claro. A iniciativa estimula universitários e recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile, que promovam impacto social e benefícios à sociedade. Serão selecionados 96 projetos nas categorias saúde, games, smart farm, smart cities, diversidade e educação. Os vencedores ganharão uma imersão no Vale do Silício, em São Francisco (Califórnia), em 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em institutoclaro.org.br.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL