Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

MAIS LIBERAL

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Papo Liberal com o jornalista e publicitário Orly Bezerra e os 45 anos da TV Liberal

Mais Liberal

Papo Liberal

Orly Bezerra (Cristino Martins / O Liberal)

A Mais Liberal conversou com Orly Bezerra, jornalista, publicitário e sócio-diretor da Griffo Comunicação, que este mês completou 40 anos de atividades.

O que levou um jornalista a abrir uma agência de publicidade?
Depois de oito anos militando nas redações dos jornais Folha do Norte, O LIBERAL e Estado do Pará, nas mais diversas funções, de diagramador a editor-chefe, as circunstâncias do momento fizeram com que me juntasse a dois amigos, também jornalistas, Antônio Natsuo e Nelio Palheta, e, assim, criássemos a Griffo Comunicação. Começamos com atuação em Jornalismo e Relações Públicas. Mas logo seguimos o caminho da Publicidade, que passou a ser o foco principal da agência.

Por que Griffo?
A origem da palavra griffo vem do nome do ourives italiano Francesco Griffo, um dos responsáveis pela criação da letra curvada (itálico). Portanto, um termo bem familiar para quem atuava na redação, para destacar um texto ou palavra. Daí achamos que esse nome seria uma boa para a nossa empresa. E tem sido.

O que tem sido fundamental para o sucesso da agência ao longo dos últimos 40 anos?
Muito trabalho, ética por princípio, criatividade, estar atualizado com as novas formas de comunicação e, principalmente, dedicação e respeito ao cliente. Seja ele grande ou pequeno. Público ou privado. Queremos sempre fazer o melhor, pelo menor custo, sem abrir mão da qualidade e com o máximo de resultado. Enfim, deixar o cliente satisfeito, com uma imagem fortalecida, seja do nome da empresa ou da marca do produto.

Há algum projeto que tenha marcado, de forma especial, a sua carreira ou a trajetória da agência?
Vou citar três. O primeiro foi quando assumi a chefia de reportagem de O LIBERAL, em 1978, com apenas 22 anos e tendo na redação profissionais do mais alto nível. O segundo foi ter sido aluno do cursinho vestibular Cearense e, depois, já na condição de agência, fazer a campanha da escola que virou um case de sucesso e é lembrado até hoje: “onde nascem as verdadeiras feras do vestibular”. E o terceiro foi coordenar a campanha de Marketing contra a divisão do Estado: “Não e Não! Ninguém divide o Pará”. Foi a primeira campanha de um plebiscito, no Brasil, em que o candidato era uma causa, e não uma pessoa, um político. E do outro lado, na campanha pela divisão, estava o Duda Mendonça, considerado o papa do marketing eleitoral brasileiro. Como disse na época, eu era apenas o “papa chibé”.

Como você avalia o cenário da publicidade e propaganda, hoje, no Pará?
Com muitas dificuldades. Primeiro, devido à pandemia, com uma crise sanitária sem precedentes, afetando a todos os negócios e, também, mexendo profundamente na vida das pessoas. Além disso, é claro, a comunicação passa por uma grande transformação no mundo todo. E aqui não é diferente. São novas tecnologias, novas plataformas, novas formas de se comunicar. Do outro lado, a população está, também, receptiva a esse novo. E aí a agência de propaganda tem um papel importante e fundamental: ser o facilitador, para que assim as mensagens dos clientes cheguem de maneira eficiente, correta e no melhor formato ao público consumidor.

Que mensagem você deixa para agências, profissionais que atuam no segmento e empresários e pessoas que estão começando a construir seu negócio?
No Brasil, não é fácil empreender. De cada 100 empresas, só 40 chegam aos primeiros cinco anos de existência. A Griffo chegou aos 40 anos. Muita persistência, determinação, trabalho, competência, ética, uma boa equipe de colaboradores. E nunca desistir, sempre acreditar, porque, depois da pior crise, depois da tempestade, há de vir sempre a bonança.

Nova liderança

Renata Marques (Divulgação)

Renata Marques assume como gerente comercial da Kantar IBOPE Media. A executiva, que tem mais de 12 anos de atuação na empresa, fica responsável pelas mercados de Recife, Manaus e Belém. Formada em Relações Públicas, tem MBA em Administração e mais de uma década de atuação no mercado publicitário, dedicando-se principalmente ao segmento de pesquisa em estruturas comerciais.

Otimismo com a retomada

Apesar do endurecimento das medidas de restrição causadas pelo aumento de casos de Covid-19 neste primeiro trimestre, o mercado publicitário brasileiro acredita estar no caminho de uma recuperação. É o que revela a mais recente versão do report VanPro, desenvolvido  pelo Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro) e pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Otimismo com a retomada II

O estudo é o terceiro e último de uma série, fechando as sondagens realizadas em 2020 sobre o impacto da pandemia no segmento. Aponta que 50% das agências ouvidas acreditam em boas perspectivas, apesar de recuperação lenta. Os pessimistas e os que não conseguem ver melhoras a curto e médio prazos caíram seis pontos percentuais nesta última edição, de 21% para 15%.

Carreira

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) lança a segunda edição do Foco & Futuro. Hydro e Albras são patrocinadoras da iniciativa, que vai oferecer experiências concretas de desenvolvimento aos talentos que integrarão o projeto. Nele, os jovens profissionais receberão mentorias em um desafio imersivo de uma semana, com base na solução de um problema real enfrentado pelo setor do alumínio. Os interessados podem se inscrever em oportunidades.eureca.me/oportunidade/focoefuturo-2021.

TV Liberal 45 Anos

Entre as ações comemorativas, o Departamento de Programação da emissora prepara a campanha ‘45 Histórias que Ilustram 45 anos’. São depoimentos de artistas, apresentadores, repórteres e telespectadores relembrando um fato marcante vivido ou testemunhado por aquelas pessoas. Os VTs serão exibidos a partir do dia de aniversário da TV Liberal, 27 de abril, e ao longo dos próximos sete meses.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL

(