Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

MAIS LIBERAL

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Papo Liberal com Meiri Duarte e o Home for the Holidays

Mais Liberal

Papo Liberal 

Jornalista e empreendedora, Meiri Duarte (Arquivo pessoal)

A Mais Liberal conversou com a jornalista Meiri Duarte, empreendedora com foco em consumo sustentável e economia circular. Confira.

Como surgiu a ideia do Looping Kids?  
Nasceu do desejo de três mães de repensar e influenciar a forma como as crianças consomem. Entendemos que há um descompasso entre os recursos naturais disponíveis e o comportamento de consumo da sociedade atual e, com isso, veio a constatação de que o planeta não vai dar conta. Por isso, criamos uma plataforma para as crianças, juntos com os seus pais, trocarem brinquedos, roupas, livros etc, sem gastar dinheiro. O Looping é um formato inteligente de girar os produtos com uma moeda própria (sem valor real. Esse é o nosso maior diferencial. Ele conecta as pessoas e viabiliza a economia circular, garantindo que as trocas sejam perpetuadas em reuso, e não no recebimento de dinheiro que pode virar a compra de novos itens. É um projeto que vem pra ressignificar o consumo e ajudar as famílias a entenderem que ações individuais, mesmo pequenas, podem impactar diretamente a transformação do mundo e a preservação do meio ambiente.

Por que estimular a troca colaborativa e a economia circular?
O momento atual é muito desafiador para os pais. Nunca houve tanto estímulo para o consumo e as crianças e adolescentes são os mais vulneráveis e influenciáveis, não sabem diferenciar uma necessidade real de um desejo. Isso tem gerado ansiedade, obesidade e a falsa necessidade pelo consumo. Fora isso, estudos mostram que produzimos 35% a mais de resíduos do que o planeta é capaz de renovar. Nesse sentido, a economia circular é um modelo alternativo, essencial e urgente. Parte do princípio que tudo o que é retirado da natureza deve voltar pro ciclo de produção ou ser reutilizado. Consumir de modo consciente é uma das alternativas econômica, ambiental e social pro nosso planeta. A criança é colaborativa por natureza, adora participar, ser útil, fazer a diferença. Várias crianças que fazem o Looping já entenderam que não precisam descartar o que não querem, que outra pessoa pode se beneficiar daquilo. É lindo ver esse movimento partindo delas. Somos só um facilitador desse processo.

Quais os benefícios deste tipo de economia para a família?
O Looping é movimento de consumo consciente e sustentabilidade na prática. A família ganha economizando ao adquirir produtos sem gastar dinheiro – algo bem inteligente – e colocando essa consciência sustentável em prática de forma lúdica e simples junto com os filhos. Estimulamos que os pais envolvam os filhos em todo o processo. Desde a escolha dos itens que vão pra plataforma até o que querem obter em troca. Mesmo que, por questões práticas, a seleção seja feita pelos pais, é importante essa validação e a participação dos pequenos. Essas interações são uma excelente oportunidade para conversar sobre a conservação das coisas; que tudo tem valor e pode ser útil pra alguém; abordar a finitude dos recursos; mostrar que, mesmo usado, pode ser bom e, dessa forma, ir construindo o entendimento de que, com esses pequenos gestos, eles estão ajudando a transformar o planeta. Para o Looping, o mais importante é influenciar a forma como essas crianças vão se relacionar com o consumo no futuro, quando forem adultas. Queremos que seja de maneira muito mais consciente.

O projeto inclui uma moeda própria. Como funciona?
A ideia é que as pessoas não precisem gastar dinheiro. E, ao mesmo tempo, não tenham que trocar uma coisa pela outra. Com a moeda Looping, que não tem valor e só circula dentro da plataforma, os produtos vendidos viram créditos que podem ser usados para adquirir qualquer outro item. A nossa recomendação é que os participantes precifiquem os seus produtos com um valor equivalente ao que custaria em reais. Assim, garantimos um certo equilíbrio entre a venda e o poder de compra. Incentivamos os pais a deixarem as crianças, quando maiores, cuidar da gestão das moedas. Além de divertido, é uma forma lúdica de aprenderem sobre gestão financeira, se relacionarem com dinheiro sem riscos, já que a moeda não tem valor real, e entenderem o valor das coisas.

Você acredita que pequenas iniciativas como estás apresentam um olhar mais sustentável para o mundo?
Totalmente. Pequenos gestos realizados por muitas pessoas têm um poder transformador, moldam comportamentos e mudam a forma como nos relacionamos com o mundo. Quando essas pequenas ações começam dentro de casa, são plantadas de forma prática na vida dos filhos por meio do exemplo, da cooperação e têm conexão com a família, tendem a serem incorporadas nos valores dos nossos filhos. Quanto mais multiplicarmos isso, maiores as possibilidades de um futuro promissor pra todos. A própria geração Z, jovens de 12 a 18 anos, já se mostra muito mais engajada, protagonista e defensora de diferentes causas, incluindo as ambientais.

Quais os próximos passos?
O Looping está em fase de validação do modelo de negócio. No momento, todas as trocas são feitas no Instagram @loopingkids_trocas. Basta os interessados seguirem o nosso perfil e enviarem os produtos que querem disponibilizar via DM. Logo de entrada, já ganham 20 Loopings de crédito pelo cadastro, que podem ser usados para adquirir itens disponíveis. Atualmente, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma. Num futuro muito próximo, o usuário poderá postar os seus itens diretamente, gerenciar o seu saldo, fazer contato direto com a pessoa interessada no seu produto, negociar o frete, entre outras coisas, com a grande vantagem de não ter que gastar dinheiro e fazer parte de uma comunidade de economia circular.

NOTAS:

A conselheira Mara Lúcia e o conselheiro Antonio José Guimarães são os novos dirigentes do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), assumindo, respectivamente, a presidência e vice-presidência para o biênio 2021-2022. O atual presidente, Sérgio Leão, assume a Corregedoria do órgão. (Divulgação)



Home for the Holidays
É o nome do estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value (IBV), que revela: 54% dos consumidores globais estão dispostos a mudar seus hábitos de compra nas férias e festas de fim de ano para ajudar a reduzir o impacto ambiental. Índia (74%), México (74%) e Brasil (66%) aparecem com os índices mais elevados.

Home for the Holidays II
A sondagem, feita em outubro, inclui percepções de mais de 12,5 mil consumidores de países de continentes americano, europeu e asiático. Entre os insights para o mercado brasileiro, constatações de que os consumidores farão compras on-line (64%) e de móveis (35% mais do que no ano passado), dedicarão mais tempo ao entretenimento digital/streaming (aumento de 31% em relação a 2019) e investirão mais em produtos eletrônicos (alta de 16%).

Mais próximo da audiência
A partir deste fim de semana, as notícias de OLiberal.com poderão ser conferidas também em telas de mídia “out of home”. Serão dez pílulas de informação de cada uma das editorias do portal em  quase 400 monitores instalados em lojas, supermercados, academias, restaurantes, bares, salões de beleza, laboratórios e centros comerciais de Belém. Uma parceria do Grupo Liberal com a Inbox News.
 
Um novo olhar
Abertas as inscrições para nova turma do curso de capacitação para educadores em arte-educação inclusiva e regentes em canto coral, que inicia nesta segunda, 7, e poderá ser concluído até 7 de fevereiro de 2021. A formação faz parte do projeto que utiliza a arte como ferramenta facilitadora para a inclusão e abordará temas como o modelo de educação inclusiva e a importância da arte/educação para promover a integração de alunos com e sem deficiência. Será realizado on-line e de forma gratuita, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. Mais informações em umnovoolhar.com.art.br.

Minera Startup
É o nome do programa da Hydro que amplia o relacionamento com as startups do Pará. Em parceria com a Açaí Valley, tem o propósito de estimular empreendedores do estado que tenham o foco em inovação, contribuindo com o desenvolvimento local. Os interessados em participar da segunda edição devem consultar as regras do edital no site hydro.com e fazer a sua inscrição para o processo seletivo até o dia 08 de janeiro.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL