Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Papo Liberal com João Carlos Pereira e o Círio de Nazaré

Mais Liberal

Papo Liberal

Jornalista e cronista, João Carlos Pereira é especialista em Círio e devoto de Nossa Senhora de Nazaré (Arquivo pessoal)

A Mais Liberal conversou com João Carlos Pereira, jornalista, cronista, especialista em Círio e devoto de Nossa Senhora de Nazaré. Ele faz uma reflexão sobre o Círio 2020, fala sobre suas descobertas e do ecumenismo que une paraenses de diferentes crenças em torno de um bem maior e comum.

Como você define o Círio de Nazaré?
O Círio é mais do que gente na rua. Mais do que a Santa na berlinda. Mais do que a corda e mais do que as promessas. O Círio não é outubro, nem o cartaz, nem o manto. O Círio pode ser tudo isso junto, ainda assim é mais. O Círio é um estado de amor por Nossa Senhora de Nazaré.

Estamos vivendo um Círio e um ano bem diferentes dos quais estamos acostumados. Como avalia esse momento?
O Círio dito “diferente” deveria ser o Círio normal. O da interiorização da fé. Aquele que mostra ao fiel devoto o quanto ele deve estar próximo não da imagem ou das manifestações exteriores de devoção, mas de Nossa Senhora. Este Círio “diferente” é o que desenvolve no trajeto de nosso coração rumo à bondade, à solidariedade, à oração silenciosa e ao contato quase físico de um homem que reza com sua Mãe, no Céu.

Ao longo da história, já houve outras dificuldades para se realizar as procissões como neste ano?
Fazer um Círio não é tarefa fácil. Nunca foi. Cada vez será mais difícil. É por isso que a Diretoria, grande responsável pelo êxito do evento, diz que a preparação de um novo Círio começa logo depois da chegada da berlinda à Praça Santuário. Para fazer o Círio 2020, os cuidados devem ter sido maiores e a pressão como jamais foi exercida. Organizar um Círio com tudo que envolve a tradição, como trazer a corda, fazer o cartaz, organizar as peregrinações com o livrinho, apresentar um manto novo e preparar uma programação que envolva toda a cidade, sem que a Santa esteja na rua, não deve ter sido fácil. Talvez tenha sido o Círio mais trabalhoso de todos os tempos.

Você é considerado uma referência quando o assunto é Círio de Nazaré. Pode compartilhar uma grande curiosidade, surpresa ou descobertas ao longo de suas pesquisas?
Talvez eu seja o repórter que, há mais tempo, tem como única missão cobrir o Círio. São quase 4 décadas de estudos e de pesquisas. Para fazer um trabalho que não seja mero “recorta e cola” de tudo que li, procurei buscar novas fontes de pesquisa. O que há por aqui é fácil de achar, mas o que está em outros lugares e ajuda a contar a história do nosso Círio foi um desafio. Eu mergulhei na Biblioteca e nos Arquivos Públicos. Fui atrás de pessoas que ajudaram a construir a história do Círio do século XX. Viajei muito. Fui até a Itália e conversei com o escultor Musner, que preparou a Peregrina, 51 anos atrás. No silêncio das madrugadas, visito Bibliotecas de Portugal, da França, da Itália e dos Estados Unidos, onde já encontrei materiais sobre o Círio. Até num antiquário de Paris recolhi informações. Tudo estará reunido nos quatro, talvez cinco volumes, que preparo sobre o Círio. Será um volume a cada ano.
Uma curiosidade que posso compartilhar foi a peculiaridade da floresta onde crescem as espécies de cujo tronco foi extraída a Peregrina. Estive lá. São árvores imensas, que crescem a 2 mil metros de altura e, no inverno, acumulam mais de dois metros de neve no caule.

Qual foi o momento mais especial que viveu ao longo de inúmeros Círios?
Todas as vezes em que vejo a berlinda aparecer no começo da avenida Nazaré, fico com o coração apertado. Há 21 anos, trabalho na transmissão do Círio pela TV Liberal e sair de casa ainda de madrugada, a pé, para a emissora, é muito especial, porque consigo perceber as gentes que fazem o Círio vivendo o mais possível a sua fé.

Como explicar a união de católicos, pessoas de outras religiões e, até mesmo, ateus durante as festividades do Círio?
O ecumenismo ciriano é um momento raro. As diferentes confissões que se aproximam para ajudar os católicos mostram que, apesar de tudo, a humanidade está no caminho certo. Um dia haverá um só rebanho para ser conduzido pelo mesmo pastor, que é Jesus.

Qual mensagem deixa para os nossos leitores?
Desejo que os leitores e internautas de O Liberal e Oliberal.com, empresa que me acolhe há 38 anos, primeiro como repórter e editor, depois como colaborador, possam viver o Círio envolvidos pela paz de Nossa Senhora de Nazaré, experimentando a alegria de ter uma família e bons amigos. Que todos passem esse dia com saúde e possam compartilhar com os mais pobres a boa mesa. E que, em 2021, as feridas que o coronavírus abriu na vida de todos nós estejam saradas. Ou, pelo menos, não doam tanto.


NOTAS:

Eleições 2020
Nesta semana, dando continuidade à série de entrevistas de OLiberal.com com os candidatos à Prefeitura de Belém, Evandro Flexa Jr. e Rita Soares sabatinam mais três nomes: na terça, 13, Mário Couto, do PRTB; na quarta, 14, Gustavo Sefer, do PSD; e na quinta, 15, Jair Lopes, do PCO. As entrevistas são realizadas às 18h, ao vivo, com transmissão simultânea da rede Liberal Rádios. O internauta participa via chat on-line e usando a hashtag #LiberalEleições 
 
Parceria Renovada
Em 2021, o Grupo Liberal e o Grupo Estado seguem juntos, unindo a credibilidade de seus veículos, seus profissionais e suas áreas de projetos especiais. O LibLab e O Media Lab Estadão irão cocriar projetos multiplataformas com ofertas integradas e/ou complementares de comunicação no Pará e em São Paulo.

Parceria Renovada II
O Estadão Summit Brasil, inspirado em The Big Ideas, do The New York Times, estará de volta, em outubro de 2021. O evento, que reúne autoridades, jornalistas, personalidades e ativistas para discutir temas estratégicos para a sociedade, será novamente realizado pelo Grupo Estado com apoio exclusivo do Grupo Liberal na região Norte.

Laços de Fé
A diCasa é novamente apoiadora oficial do Círio. A área do Arraial de Nazaré, que este ano recebe o helicóptero com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora para uma romaria aérea, foi revitalizada pela empresa, que forneceu tintas e sprays para pintar os mais de 2.500 m² do espaço. Além de ceder outros materiais, o home center também patrocinou a mão de obra de pintores e artistas de murais, valorizando talentos locais.

iPhone 12 vem aí?
A Apple marcou para esta terça, 13, mais um evento virtual realizado da sede nos Estados Unidos. O mercado aposta que a empresa finalmente fará o lançamento de sua nova família de smartphones, incluindo uma versão mini e todos sendo compatíveis com as redes 5G. Os rumores se intensificaram após a apresentação dos novos iPad e Apple Watch, no último mês, sem um único iPhone. 

Instagram shopping
Tem novidade na ferramenta da rede social que permite marcar produtos. Depois do Feed e do Stories, passa a estar disponível também no IGTV. Os seguidores poderão assistir aos vídeos e adquirir um item com apenas alguns toques, sendo direcionados diretamente ao carrinho do e-commerce para finalizar a compra no site da marca. Segundo o Instagram, ainda este ano haverá testes para incluir o recurso no formato Reels.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!