Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Papo Liberal com Janari Pedroso, conheça o Encontros Liberal e compras online em supermercados

Mais Liberal

Papo Liberal

Janari da Silva Pedroso (Arquivo pessoal)

A Mais Liberal conversou com Janari da Silva Pedroso sobre uma pesquisa relacionada a Covid-19. Ele é professor doutor na Universidade Federal do Pará e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento e Saúde (LADS) e do Ambulatório de Ansiedade e Depressão (AMBAD) no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.

Qual o objetivo da pesquisa Efeitos Psicológicos do Isolamento Preventivo na Pandemia da Covid-19?
A pesquisa tem como objetivo analisar as reações emocionais diante do isolamento social preventivo na situação de pandemia da Covid-19. De forma mais específica, caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes dos diferentes países (aspectos pessoais e ambiente físico); inventariar as reações emocionais experienciadas na situação de isolamento; e identificar os comportamentos em relação ao isolamento social preventivo. Vale ressaltar que está registrada no Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos - CONEP, que avalia os riscos e benefícios.

Como surgiu esta iniciativa?
A pesquisa surgiu a partir de estudos de revisão sistemática de outros estudos internacionais, principalmente produzidos na China. Nosso Laboratório de Pesquisa de Desenvolvimento e Saúde (LADS), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), desenvolve pesquisa no Ambulatório de Ansiedade e Depressão (AMBAD) no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, que patrocina o estudo. E nosso grupo de pesquisa possui alunos de mestrado e doutorado com trabalhos na área da saúde mental. Então, pensamos em pesquisar sobre os efeitos psicológicos do isolamento social que está acontecendo no mundo em função da pandemia.

Quantas pessoas serão ouvidas e quem pode participar?  
Trata-se de um estudo internacional com divulgação nas mídias sociais. O questionário está em uma plataforma em português, inglês, espanhol, alemão e francês. Inicialmente, estimávamos uma amostra de 2.500 participantes. Mas, em três dias de pesquisa, estamos com mais de cinco mil participações de vários países.

De que forma a pesquisa vai contribuir com a Academia e sociedade?
Na produção de conhecimento e avaliar nossas hipóteses: se o isolamento social preventivo apresenta correlação estatisticamente significante, de natureza negativa ou positiva, com o otimismo e esperança, e os afetos negativos e os positivos. Talvez isso responda nossa pergunta de pesquisa quando analisarmos que as diferenças interculturais dos quadros de alteração comportamental devam estar ligados ao tempo e intensidade dos procedimentos de isolamento social em cada país ou região. Para a sociedade, entender esses processos ajudam na prevenção dos problemas psicológicos e podem orientar políticas de atenção à saúde mental.

Para participar da pesquisa é só responder o questionário

Encontros Liberal

(Divulgação)

É o nome do projeto do Grupo Liberal que une dezenas de paraenses na produção e no compartilhamento de conteúdos leves, úteis, criativos e positivos. Em uma nova área em OLiberal.com, que funcionará como uma espécie de hub, jornalistas, artistas, educadores, chefs, gamers e outros profissionais estarão conectados para oferecer informação, dicas e entretenimento, realizar lives e promover ações sociais durante o período de isolamento social. A novidade já pode ser conferida em oliberal.com/encontros.

Teleatendimento       

A Unimed Belém lançou um serviço exclusivo para oferecer a seus clientes orientações médicas em casos suspeitos de coronavírus. Funciona 24 horas, 7 dias por semana e pode ser acessado em unimedcontracoronavirus.com.br ou ainda pelo telefone 0800 892 4888.

O mundo junto em casa

A Organização Mundial da Saúde, em parceria com a ONG "Global Citizen" e a cantora Lady Gaga, anunciou a realização do "One World: Together At Home", um especial de shows virtuais que será realizado em 18 de abril. Paul McCartney, Alanis Morissette, Stevie Wonder, Andrea Bocelli, Billie Eilish e Elton John são alguns dos nomes já anunciados. O intuito do evento é apoiar os profissionais de saúde na luta contra o novo coronavírus e também beneficiar instituições de caridade que fornecem comida, abrigo e assistência médica àqueles que precisam de ajuda.

A bola da vez

Com o isolamento social, as compras on-line em supermercados cresceram 96%. É o que aponta um levantamento da consultoria Ebit/Nielsen feito entre 19 e 25 de março. Por conta disso, a participação do segmento no setor de varejo digital no Brasil saltou de 4% para 7%. Por outro lado, o aumento na demanda gerou sobrecarga para as grandes redes, que têm colocado prazos de dias ou até semanas para fazer as entregas. O estudo revelou que o tempo médio de delivery da categoria de alimentos e bebidas aumentou quatro vezes de uma semana para a outra.

Celebração antecipada

A Páscoa chegou mais cedo e de forma lúdica para as crianças em tratamento contra o câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém. Sem celebrações ecumênicas para evitar aglomerações e sem chocolate por causa da dieta terapêutica, os pequenos pacientes se divertiram com as orelhinhas de coelho distribuídas pelo hospital. Atualmente, o Oncológico Infantil atende a cerca de 900 crianças e adolescentes. A unidade é referência no Norte do Brasil e presta serviço 100% gratuito

Pílulas Digitais

Francy Rodrigues dá três dicas para quem começou a fazer vídeos agora, durante a quarentena, não errar.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!