Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Os dotes culinários de Saulo Jennings, da 'Casa do Saulo', na Aprender & Empreender

Mais Liberal

Aprender & Empreender

Nome: Saulo Jennings
Idade: 42 anos
Nome do negócio: Casa do Saulo
Segmento: Restaurante
Tempo de atuação: 12 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Iniciar um negócio no Brasil tem uma série de dificuldades, de desafios. Mas eu, principalmente o meu negócio em particular, tive “n” situações e desafios. Comecei meu empreendimento em um lugar deserto, no meio de uma floresta, distante da cidade 22 quilômetros, onde o acesso era precário, com estrada de chão, atoleiro e nada conhecida a região. Tinha que ter um produto e atendimento muito bons, algo que realmente fizesse a pessoa encarar todo esse desafio para chegar até o meu negócio. Hoje, digo para todas as pessoas: querem fazer algo? Quem faz o endereço é o bom produto, o bom serviço. Então, além do desafio da localização, foi em manter a proposta, que era a de fazer comida regional para pessoas regionais, já que, nos primeiros sete anos, era um restaurante frequentado pelas pessoas da própria cidade.

Quais foram os acertos?
O meu maior acerto foi, justamente, o que eu pensei que seria o meu grande erro: a localização. O problema acabou virando solução. Manter o foco, o conceito da casa, no local que ela era. Cheguei a montar filiais na cidade mais próxima, mas as pessoas não queriam. Todo mundo dizia: "É difícil de chegar, mas é lindo". Outro acerto foi valorizar coisas que, às vezes, não damos valor, os pequenos detalhes, ingredientes locais, mão de obra local, coisas que estão ao nosso redor, e a gente não enxerga.

E os erros?
São inúmeros, mas o que mais chama atenção foi quando insisti em fazer restaurante mais próximo das pessoas. Entendi que eu tava fugindo do meu conceito. Por isso, volto a falar, se você tem uma proposta, um conceito, mantenha-se firme. Às vezes, queremos nos adaptar aos clientes, mas nem sempre é isso que eles querem. Por quatro vezes, tentei abrir outros restaurantes, em outros lugares, que não tinha nada a ver com a nossa proposta. Hoje, a gente só abre casas em lugar que tenha história, conceito, que vai fazer parte do nosso primeiro objetivo, lá atrás.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Vivemos momentos bem delicados para empreender, mas tem um ditado que diz o seguinte: "Enquanto um chora, o outro vende lenço". Também é um momento de ver onde estão as falhas. São nas brechas, nas oportunidades que você empreende. A dica que eu dou é ter foco, planejamento, insistência e muito trabalho. E exercitar a humildade. Não existe nenhum negócio sem humildade, não existe nenhum negócio sem trabalho. E saber também que vai ter dificuldades, que não é mar de rosa, o negócio tem que amadurecer. Foque, saiba administrar, que você vai longe.

NOTAS:

Os advogados Erick Brito e Bruna Silveira contam agora com a expertise da advogada Luciana Gluck Paul, nova sócia do Silveira Brito e Gluck Paul Advocacia e doutora em Direito Empresarial e Mediação de Conflitos. Juntos, os profissionais realizam uma expansão no escritório, com foco no atendimento personalizado e proximidade com o cliente (Divulgação)

Novo golpe digital
Com o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, diversos estados disponibilizaram páginas de pré-cadastro nas quais se pode realizar o registro para receber um alerta assim que o grupo do qual se faz parte for convocado para a imunização. No entanto, cibercriminosos têm criado inúmeras páginas falsas ao longo da última semana tentando emular os serviços oficiais dos governos.

Novo golpe digital II
Os golpistas abordam as vítimas por e-mail, pedindo que se cadastrem em um site malicioso e forneçam e-mail e senha. Como muitos brasileiros reutilizam suas credenciais em vários serviços on-line, os bandidos podem usar as informações para credential stuffing, que é quando se tenta invadir, de forma robotizada, um perfil em redes sociais e plataformas utilizando a mesma combinação de login e senha, na esperança de que a vítima, de fato, use o mesmo password para proteger várias de suas contas.

Sustentabilidade
O Boticário lançou um projeto para desenvolver espaços pedagógicos e fomentar a educação em 15 escolas públicas, contemplando as cinco regiões do país. Por meio de uma pesquisa em andamento via Instituto Grupo Boticário, será possível identificar, junto às instituições de ensino, quais são as carências de equipamentos, como biblioteca, laboratório, sala de música e artes.

Sustentabilidade II
Os espaços, de 30 m², são compostos por aproximadamente 2.2 toneladas de plástico reciclado. Também recebem mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis e serão entregues prontos para uso. O projeto segue a mesma tecnologia utilizada na loja pop up sustentável da marca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, inaugurada no fim do ano passado em parceria com a Urbia Gestão de Parques, concessionária que administra o local.

Megaoperação
O Navio-Patrulha Ocênico "Apa", da Marinha do Brasil, usou o terminal de Vila do Conde, em Barcarena, administrado pela Santos Brasil, para desembarcar um cilindro de oxigênio vazio e embarcá-lo em uma balsa, que o levou para Belém para ser carregado com o produto e, em seguida, transportá-lo cheio para Manaus. A operação, fora do padrão, mobilizou guindastes e profissionais para garantir a agilidade necessária pada entregar a carga de dimensões especiais, 54 toneladas e 18 metros de comprimento. Esse volume é suficiente para abastecer até 9 mil cilindros de 10 litros cada.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL