Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Liga dos Blocos da Cidade Velha, Rainhas 2020 e glass studio

Mais Liberal

Papo Liberal 

Fabiano Scherer (Divulgação)

No dia em que a Cidade das Mangueiras completa 404 anos, a Mais Liberal traz um bate-papo com Fabiano Scherer, presidente da Liga dos Blocos da Cidade Velha. Ele fala sobre o pré-Carnaval que movimenta o bairro histórico de Belém todos os anos.

Como surgiu e há quanto tempo os blocos de rua saem na Cidade Velha?

O pré-Carnaval da Cidade Velha existe há 26 anos. Porém, não existia calendário, horário nem preservação do patrimônio histórico de nossa cidade. A liga dos blocos do pré-Carnaval da Cidade Velha foi criada nos 400 anos de Belém, com intuito de proporcionar um Carnaval alegre, ordeiro, familiar e respeitoso quanto à preservação do patrimônio histórico da cidade e respeito aos moradores do bairro. Hoje, em parceria com a Prefeitura de Belém e o Governo do do Pará, conseguimos fazer o maior evento do Norte do Brasil, reunindo mais de 500.000 pessoas no período dos cinco finais de semana em que ocorrem o pré-Carnaval.

Quantos blocos estão em atividade? E quantas pessoas participam do Pré-Carnaval?

São 15 blocos que fazem parte da Liga da Cidade Velha. O evento gera cerca de 1.800 empregos diretos e indiretos, envolvendo artistas locais e nacionais, técnicos de som, ambulantes credenciados, seguranças, vendedores de adereços, costureiras e comerciantes locais. Nosso público médio é de 500.000 pessoas no período.

Quem é responsável pela organização e segurança dos blocos?

É uma parceria da Liga dos Blocos da Cidade Velha com a Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e o apoio do Governo do Estado do Pará. A segurança do evento nas ruas conta com 80 homens de segurança privada, que fazem a revista dos foliões na entrada do circuito e mais de 360 agentes da segurança pública, envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Semob, Detran, Secon, Defesa Civil e agentes de Saúde. Vale ressaltar que, nos últimos dois anos, não tivemos nenhuma ocorrência policial grave relacionada a violência.

Este ano, o Pré-Carnaval traz algum diferencial? 

Como todo ano, tentamos inovar para melhorar a segurança e comodidade para todos os foliões e moradores do bairro. O circuito passará para a avenida Tamandaré, atendendo as determinações da Justiça e respeitando o posicionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto a preservação do patrimônio histórico de nossa cidade, mesmo achando que nossos carros-som não prejudicam os prédios. Outra grande novidade é o Bloco Carnapet, onde os donos de animais de estimação poderão participar da folia junto com seus bichinhos.

Pílulas Digitais

Na Mais Liberal digital deste domingo, Francy Rodrigues destaca a importância do uso de legendas nos posts.

Rainhas 2020

Lançada na última quinta, 09, a edição de número 74 do maior concurso de beleza e fantasia da região Norte. Estiveram presentes no coquetel, realizado no Liberal Espaço Corporativo, acionistas do Grupo Liberal; Rodrigo Vieira, diretor de Marketing; Ana Unger, coordenadora artística do Rainha das Rainhas; as Rainhas dos últimos cinco anos; a primeira princesa de 2019; Salatiel Campos, presidente do SINDICLUBES; dirigentes dos 17 clubes que participarão do concurso; Adenirson Lage, homenageado pelos anos de dedicação ao Rainhas; Arnaldo Motta, superintendente do Castanheira Shopping, representando o Grupo Líder, patrocinador do concurso; parceiros e convidados especiais. O Rainha das Rainhas 2020 será realizado no dia 15 de fevereiro, no Hangar. Confira a galeria de imagens do coquetel de lançamento.

Estreia do glass studio

O glass studio fica na redação integrada de O Liberal (Rodrigo Vieira)
Evandro Flexa e Rita Soares (Rodrigo Vieira)

O Grupo Liberal inaugurará o seu estúdio multimídia na próxima segunda com uma entrevista, ao vivo, com Zenaldo Coutinho.

A população poderá enviar perguntas ao prefeito de Belém, em texto ou vídeo, usando a hashtag #LiberalEntrevista, marcando O LIBERAL nas redes sociais ou enviando mensagem direta em nossos canais. A conversa será conduzida pelos editores Evandro Flexa, de O Liberal, e Rita Soares, da Conexão AMZ.

A transmissão será em tempo real em OLiberal.com e nos perfis do portal no Facebook e no Twitter. 

Carnaval

Os cantores Ricardo Chaves e Jeff Moraes e as bandas Chiclete com Banana e Nosso Tom serão as atrações do Bloco Kalango, que vai percorrer as ruas da Cidade Velha no dia 18 de janeiro. Este ano, o percurso será feito pela Avenida Almirante Tamandaré, a partir das 15h. Os shows nacionais serão dentro do Insano Marina Club, a partir das 18h. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 2 mil pessoas na folia.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS