Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Investimentos na Unimed Belém, MWC em Barcelona é cancelado e 'O Fantástico Mundo Marinho'

Mais Liberal

Papo Liberal

Wilson Niwa (Divulgação)

A Mais Liberal entrevistou Wilson Niwa, presidente da Unimed Belém, sobre os avanços da saúde no estado e investimentos da cooperativa médica. Confira!

Como a Unimed Belém avalia a saúde suplementar na Região Norte?  

O sistema de Saúde Suplementar é composto por uma cadeia de atividades com insumos que atende aos beneficiários. E, um mapa desse funcionamento tem limitações, devido as dimensões continentais da Região Norte e, muito em especial, no estado do Pará. Nos últimos anos, cresce a adesão de profissionais da saúde nas regiões do Estado, o que é bom para mitigar tal problema.  

Ressaltamos a obrigação legal estabelecida pela ANS de que as Operadoras pratiquem o ressarcimento ao SUS. Desde o início da cobrança junto aos planos de saúde, foram repassados ao Fundo Nacional de Saúde R$ 5,03 bilhões nos últimos cinco anos, equivalente a mais de 3,2 milhões de atendimentos realizados no SUS no Brasil.  

Acreditamos em avanços na disponibilidade de serviços de saúde, fornecedores de materiais médicos, equipamentos e medicamentos, com entrega de produtos por meios próprios ou distribuidores, com o objetivo de engrandecer o norte do país com assistência de qualidade. O Sistema Unimed tem se mantido estável com o número de beneficiários na Região Norte por meio das suas singulares, que compõe a FAMA, Federação na qual a Unimed Belém está inserida.  

Quais os investimentos em infraestrutura previstos para 2020 na Unimed Belém?  

Em 2020, além da conclusão do Novo Hospital Geral Unimed, a cooperativa seguirá investindo em infraestrutura física e tecnológica. 

A Unimed tem investido em capacitação e qualidade dos serviços, o que gerou alguns reconhecimentos. Quais foram eles e o que significam para a cooperativa?  

Sempre atentos a necessidade de preparar colaboradores, capacitando pessoas para uma gestão profissionalizada. Firmamos investimentos em formação técnica e gerencial para potencializar a modernização da empresa. Envolvemos as lideranças, os gerentes, e os dirigentes por meio do Programa de Excelência, com a escola de negócios Fundação Dom Cabral - FDC. Tudo isso, nos proporcionou o alcance da Acreditação da Central de Abastecimento Unimed - CAU, a aprovação do novo Estatuto em Assembleia Geral, além de outras conquistas, o que demonstra o alinhamento dos sócios para implantação da governança corporativa. Recebemos a premiação da Ouvidoria de Excelência, que demonstra o "Jeito de Cuidar Unimed". 

A cooperativa tem investido em tecnologia. Quais serviços estão disponíveis on-line? 

Inicialmente implantamos um sistema operacional para os Recursos Próprios e em breve uma plataforma gerencial será lançada, integrando o atendimento médico e as guias de solicitação de exames, permitindo análise da auditoria e a liberação direta para os prestadores de serviços credenciados. Contamos hoje com serviços on-line, disponíveis em nosso site e pelo aplicativo da Unimed Belém. Recentemente iniciamos também o processo de autorização de exames via WhatsApp, que está tendo grande adesão dos beneficiários.  
 
Qual tem sido a receita dos planos de saúde para driblar os efeitos da crise econômica que vem atingindo o País nos últimos cinco anos? 

Para o alcance da superação de anormalidades econômico-financeira, inovamos em produtos como o Unipart, que é um plano com coparticipação. Contamos com esforço de uma equipe dedicada a estruturar e controlar os custos assistenciais, trabalhando para que os clientes inadimplentes permaneçam conosco. Contamos também com a parceria dos prestadores de serviços, em relação a reajustes possíveis neste período e, assim, temos caminhado para buscar o constante equilíbrio das contas. 

MWC Cancelado

O Mobile World Congress, que seria realizado no fim de fevereiro em Barcelona, na Espanha, foi “derrubado” por um forte vírus. Mais precisamente pelo coronavírus. Marcas como Facebook, Amazon, Cisco, British Telecom, Sony, Nokia e Vodafone desistiram de participar por conta do temor global de uma epidemia. Em 33 anos, é a primeira vez em que os organizadores cancelam o evento, o maior de tecnologia móvel no mundo e que atrai cerca de 100 mil pessoas e quase 3 mil expositores de vários países. Todos com o objetivo de conferir as novidades no setor e fechar negócios.

O que está pegando...

Mercado de trabalho desafiador e falta de confiança em si mesmo são os principais entraves para o brasileiro conseguir uma oportunidade. É o que aponta uma pesquisa inédita do LinkedIn, realizada em 20 países e divulgada na última semana. Por aqui, ocupam o topo do índice de preocupações a segurança (29%), a qualidade educacional (16%) e a saúde (12%).

...e as oportunidades

Entre aspectos positivos, 87% em nível global mencionaram oportunidades relacionadas a trabalho, seguido por oportunidades sociais (59%), de educação ou aprendizado (29%), networking e mentorias (22%) e de empreendedorismo (18%).

O estudo ouviu mais de 30 mil homens e mulheres, de 18 a 65 anos. Dois mil deles no Brasil.

Mundo marinho

Começa neste domingo, 16, a exposição internacional ‘O Fantástico Mundo Marinho’, composta por animatrônicos de diversos tamanhos que reproduzem, de forma fiel, uma gama de animais do fundo do mar. O projeto foi desenvolvido por biólogos para que as características de cada espécie fossem respeitadas e engenheiros e artistas plásticos chineses ficaram responsáveis por executar as representações de cada animal. Fica em cartaz no Shopping Bosque Grão-Pará, até 17 de março. A entrada é gratuita.

Impact Tank

É o nome de um programa inovador, realizado pela JCI Brasil, com o objetivo de incentivar a cultura empreendedora e, assim, potencializar o poder da mudança na sociedade. Qualquer ideia de startup que ajude a resolver um problema social é bem-vinda. O melhor projeto será premiado com R$ 10 mil, além de capacitações e mentorias com especialistas. As inscrições começam neste domingo, 16, no site impacttank.jci.org.br

Impact Tank II 

Os maiores desafios sociais do momento estão descritos nos chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, de onde poderão surgir inúmeras ideias de projetos sociais. Ao final das etapas de seleção, ocorrerá a etapa nacional, na qual cinco projetos concorrerão ao grande prêmio.

Pílulas Digitais 

Na Mais Liberal deste domingo, Francy Rodrigues fala sobre o Dark Social. Quer saber o que isso? Assista:

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS