Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Eu recomendo com Wilson Machado, Amazônia Viva, #somosdobem

Mais Liberal

 

Eu Recomendo 

Arquivo Pessoal

 


Nome: Wilson Machado
Idade: 65 anos
Ocupação: médico anestesiologista
Recomendo: A leitura do livro “O Vírus e a Cidade”, do médico e pesquisador José Maria de Abreu Júnior
 

Por que você indica?
O livro aborda a gripe espanhola, causada pelo influenza vírus H1N1 e como provocou a morte de milhares de pessoas no mundo entre 1918 e 1920. Um tema bem atual que nos leva a refletir sobre como ainda somos tão vulneráveis, apesar de toda a evolução tecnológica que o mundo vem experimentando, e podemos facilmente ser dizimados por uma criatura microscópica se não nos unirmos e não investirmos firmemente na ciência.   
 

Como tem sido sua rotina com todas as mudanças causadas pela pandemia?
Fui uma das vítimas desta pandemia. Na linha de frente no atendimento de pacientes, acabei contraindo a Covid. Precisei de tratamento em terapia intensiva, em um momento em que muitos colegas médicos perderam a vida para esta doença. Impossível não pensar que eu seria mais um. Passado o pior e recuperado, uma grande reflexão me impus para avaliar minha trajetória, meu trabalho, minha relação com a família e amigos, meus valores, minha relação com o outro, com a sociedade, com meu Brasil. Os valores mudam inexoravelmente. Agora, muito menos bens materiais e muito mais bens espirituais. Trabalho apenas o necessário, nada de excesso. Refeições em casa, a noite é da família. Aprende-se a ouvir mais, compreender melhor o outro, renunciar o que excede em favor do próximo. São aprendizados que nos enriquecem, tornando-nos pessoas melhores.
 

Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Que apesar de não parecer, a vida pode realmente ser mais curta e não há tempo a perder com valores que podem ser irrelevantes. Melhor cultivar mais as relações humanas, a preocupação com o próximo, trabalhar por uma sociedade mais justa e equânime, cultivar o amor. Em relação ao momento pelo qual passamos, lembrar que a Covid continua entre nós, tirando muitas vidas e causando muito sofrimento entre os doentes e aqueles que perdem parentes e amigos. Manter todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias para minimizar as consequências da doença.

Divulgação

NOTAS: 

Amazônia Viva

Além da live sobre como a realidade amazônica inspira a nossa produção artística, nesta quarta, às 16h, em OLiberal.com, o projeto do Grupo Liberal para celebrar o Dia da Amazônia estreia uma área especial em nosso portal. Nela, há reportagens, imagens e videodepoimentos de 15 artistas sobre o tema. Para conferir, basta acessar oliberal.com/play/amazonia-viva. O projeto conta com o apoio da Vale. 
 
#SomosdoBem

É a campanha solidária realizada pela plataforma de soluções financeiras Saque e Compre em parceria com o Banpará. Por meio dos terminais de autoatendimento da rede, é possível doar valores para o Espaço Vida Nova, referência na recuperação de dependentes químicos no Pará.
 
Depois da tempestade...

Uma pesquisa realizada pela revista Exame, Bússola e FSB ouviu 1.000 empresas de todos os portes e constatou: oito em cada dez negócios foram afetados pela pandemia. Como resultado, houve uma redução no faturamento de 55% dos CNPJs em atividade no Brasil. Um terço das companhias fechou todas as operações ou a maioria de suas unidades no auge da crise.

...o otimismo

Como contrapontos, a pesquisa também revelou que seis em cada dez empresas esperam fechar 2020 no positivo. A reabertura da economia nas cidades e o auxílio emergencial do governo federal alimentam essas expectativas. Cerca de 62% dos ouvidos dizem ainda ter mudado definitivamente a cultura de gestão de pessoas e 53% admitem que o nível de engajamento dos funcionários aumentou.

Criatividade e inovação

A Disney lança esta semana, gratuitamente, o curso Imagineering in a Box. Desenvolvido pelo Walt Disney Imagineering (WDI) em conjunto com a Pixar in a Box e Khan Academy, a plataforma reúne diversos talentos do Disney Imagineers, como são chamados os profissionais responsáveis pela criação e construção dos parques temáticos da companhia.

Criatividade e Inovação II 

O programa contém módulos que combinam 32 vídeos educacionais, em português e em espanhol, nos quais Disney Imagineers compartilham estudos de caso reais e atividades interativas que demonstram como usam seus conhecimentos em ciência, tecnologia, artes e matemática. Disponível em pt.khanacademy.org/humanities/hass-storytelling/imagineering-in-a-box.

Mulheres

Inaugurada pela Assembleia Legislativa do Pará, na última quarta, 2, a sala da Procuradoria Especial da Mulher "Eneida de Moraes". O espaço funciona no terceiro andar do Palácio Cabanagem e pode receber denúncias e sugestões de ações em defesa das mulheres. A procuradoria é presidida pela deputada Profª Nilse, com atuação em parceria com o Ministério Público do Estado, instituições e ONGs ligadas às causas delas.

Prêmio SomosCoop

Encerram nesta quinta, 3, as inscrições para a 12ª edição do prêmio, que tem como objetivo reconhecer a criatividade, a inovação e os resultados obtidos por cooperativas, centrais, confederações e federações sediadas no Brasil e regulares ao Sistema OCB. Este ano, a premiação contemplará sete categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperjovem, Fidelização, Inovação, Intercooperação e Cooperativa Cidadã e Influenciadores Coop. As duas últimas novidades desta edição. Mais informações em melhores.premiosomoscoop.coop.br.
 

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!