CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MAIS LIBERAL

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Eu Recomendo com Clóvis Carneiro, Ronaldo Maiorana lança livro e evento "Em tempos de Pandemia"

Mais Liberal

Papo Liberal

image Clóvis Carneiro 

A Mais Liberal conversou com o economista Clóvis Carneiro, presidente da Associação Comercial do Pará e vice-presidente da Fiepa, sobre os desafios e perspectivas para a economia no estado.

Como avalia o cenário atual econômico para a classe empresarial paraense?

Em função da pandemia da Covid-19, o cenário para o empresariado do mundo todo é preocupante. No Brasil, não é diferente. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial projetam queda entre 5,1% e 8% para o PIB brasileiro, em 2020. Isso trará reflexos terríveis para todos os agentes econômicos. Como a economia paraense é periférica, os efeitos de uma retração econômica serão mais intensos no comércio e na indústria de transformação do estado. Mesmo a economia mineral terá sua parcela de retração. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) prevê redução de 11,2% nas exportações de commodities, sendo 2,2% no volume e de 7,7% nos preços.

Quais foram os maiores desafios enfrentados nos negócios nos últimos meses?

O isolamento social. Enfrentamos um debate absolutamente artificial entre salvar vidas e manter a economia, prejudicando todo um possível planejamento para o enfrentamento da pandemia e das suas consequências econômicas.

Nas tragédias bíblicas temos: “a espada, a fome e a peste”. Invertendo a ordem poderemos ter: a Covid, o desemprego e a violência. Isso terá que ser enfrentado de uma maneira ou de outra. Quanto mais rápido forem definidas as estratégias de ativação e recuperação da economia, menos sofrimento social haverá na nossa população.

Quais as perspectivas daqui pra frente?

O resto de 2020 será para os empresários “arrumarem a casa”, contabilizarem os prejuízos e verificarem os meios para o redimensionamento dos negócios. “Um para pra acertar!”. De 2021 em diante, deveremos ter um crescimento em torno de 3% ao ano, o que faria voltarmos ao nível da economia pré-Covid no segundo semestre de 2022 ou no primeiro de 2023. O grande problema é como poderemos acelerar a economia e minimizarmos os problemas sociais.

Quais ações estão sendo realizadas pela ACP para auxiliar os associados?

A Associação Comercial do Pará tem atuado em várias frentes para encaminhar os pleitos de seus associados, tanto de forma geral, participando de diversas reuniões, como individualizada por setor específico. Algumas coisas temos conseguido; outras, não. Fomos uma das primeiras entidades empresariais do Brasil a dizer que os financiamentos emergenciais liberados pelo Governo Federal não estavam chegando nas empresas, isso ainda em abril.

Quais lições a pandemia deixa?

“Virtus in medium est”, a virtude está no meio. Esta talvez seja a maior lição desta pandemia. Vimos um debate extremado, onde as posições políticas se sobrepunham à questão médica técnica, isso no mundo todo. Por conta disso, muitas vidas se perderam e, mesmo após a superação da questão sanitária, ainda teremos toda a questão social gerada pela recessão econômica consequente. Temos visto diversas opiniões e posições. Apenas como exemplo, o “Daly Telegraph” publicou uma série de artigos confrontando posições, inclusive quanto à questão do isolamento social que pode não ter sido tão eficiente quanto se tenha imaginado. Outra grande lição é que Charles Darwin está mais atual do que nunca. Estamos vendo na televisão uma batalha entre um organismo intracelular, com evolução naturalmente mais rápida, o coronavírus, e nosso sistema imunológico, um organismo complexo, com evolução mais lenta. Aqueles indivíduos melhor adaptados sobrevivem, com mais ou menos sintomas. A natureza é fantástica! Além disso, a capacidade intelectual do ser humano nos permite apressar nossa adaptação pela ciência a partir da farmacologia.

Quais mudanças já são sentidas em relação ao comportamento do consumidor?

Em qualquer crise, a primeira coisa que o consumidor faz é segurar o seu dinheiro. Isso sempre acontece. As vendas de bens semi e não-duráveis caíram 23% em abril com relação a março. Produtos semi e não-duráveis são gêneros de primeira necessidade, tornando claro esse comportamento do consumidor. Essa desconfiança das pessoas em relação à crise e ao futuro será um fator de restrição à atividade econômica. O governo sabe disso, tanto assim que tomou algumas medidas para tentar minimizar este fato: ajuda emergencial, saque do FGTS, redução da taxa básica de juros etc... Todas iniciativas para dar alguma sustentação ao consumo. O consumidor só retornará ao comportamento pré-pandemia quando se sentir confiante em relação ao seu emprego e à sua renda.

Que mensagem deixa para os empreendedores?

Todo empresário é otimista de ofício, cria um arranjo produtivo qualquer, coloca seu dinheiro, enfrenta a brutal burocracia brasileira e um monte de outros obstáculos, mas continua numa “santa teimosia” (a expressão não é minha). “Santa teimosia” milagrosa, porque é ela que dá empregos e permite o bem-estar social. Costumo dizer que se “a esperança é a última que morre”, ela também tem que ser a primeira a nascer. Esse é o pensamento oculto de todo empresário. Vamos continuar teimando.

Lançamento

image Reprodução

Ronaldo Maiorana, presidente do Grupo Liberal, lança, na segunda-feira da próxima semana, 29, o livro "Direito a privacidae x Direito a liberdade de Expressão. Uma análise de Direitos Fundamentais", em live realizada em OLiberal.com. A obra, publicada pela editora Nelpa, faz parte da tese de Mestrado do executivo e aborda a proteção constitucional aos direitos da personalidade, legislações vigentes ligadas ao tema e adequação entre liberdade de expressão em contrapartida ao resguardo e intimidade das pessoas, entre outras análises.

Lançamento II

O bate-papo ao vivo contará com a participação de Georgenor de Sousa Franco Filho, professor doutor desembargador do Tribunal Regional da 8ª Região e orientador da tese, e do advogado Clovis Cunha da Gama Malcher Filho, professor doutor sócio-fundador do escritório de advocacia Gama Malcher Advocacia. A mediação será da jornalista Rita Soares.

Inovação

De 23 a 26 junho, será realizada a 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que traz como tema “Em tempos de Pandemia”. O evento tem foco na divulgação e discussão de ações, pesquisas e tecnologias que vêm sendo desenvolvidas e utilizadas para o enfrentamento e mitigação dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Inovação II

O evento será virtual por meio de streams individuais ou em grupo, integrados com o Youtube e o Facebook, para que os inscritos na programação acompanhem as palestras, mesas redondas, seminários e demais atividades. A ação é promovida pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Associação Açaí Valley. Para participar, é necessário realizar a inscrição, gratuita, por meio de um formulário Google em sectet.pa.gov.br.

Cannes Lion Live

Será de 22 a 26 de junho a versão on-line do festival de Cannes. Gratuita, terá palestras, debates e homenagens aos profissionais da publicidade. Em pauta, os efeitos da Covid-19 sobre a indústria e a sociedade e o movimento #BlackLivesMatter. Todo o conteúdo será exibido ao vivo, em streaming, pelo YouTube e pela própria plataforma do Lions Live. Confira os destaques da programação:


Segunda-feira (22)

Atração: Rei Inamoto, fundador e sócio da I&CO.
Evento: How Growth Can Happen in the New Normal.
Data e horário: 22/06/2020 – 8:20 – 8:35 (BRT)

Atração: Wyclef Jean, artista vencedor do grammy, produtor e compositor.
Evento: At Home With… Wyclef Jean.
Data e horário: 22/06/2020 – 9:35 – 9:50 (BRT).

Atração: Mark D’Arcy, Chief Creative Officer e VP Global Business Marketing no Facebook.
Evento: Never Lost – How Creativity Guides Us Through the Unpredictable.
Data e horário: 22/06/2020 – 11:45 – 12:05 (BRT).

Terça-feira (23)

Atração: Merlee Jayme, copresidente global da Dentsumcgarrybowen.
Evento: Creativity is My Business.
Data e horário: 23/06/2020 – 8:25 – 8:40 (BRT).

Atração: Bozoma Saint John, CMO da Endeavor.
Evento: CMOs in the Spotlight: Bozoma Saint John, Endeavor.
Data e horário: 23/06/2020 – 11:55 – 12:25 (BRT).

Quarta-feira (24)

Atração: Trisha Shetty, fundadora da SheSays.
Evento: activism actually, with Richard Curtis and friends.
Data e horário: 24/06/2020 – 8:00 – 8:45 (BRT).

Atração: Marc Pritchard, CMO da P&G.
Evento: Stepping Up – Creativity as a Force for Good.
Data e horário: 24/06/2020 – 10:15 – 10:45 (BRT).

Atração: Ridley Scott, diretor indicado ao Oscar responsável por obras como “Gladiador”, “Blade Runner” e “Alien”.
Evento: The poolhouse’s Veronica Beach – The Production Reset
Data e horário: 24/06/2020 – 11:15 – 11:50 (BRT)

Atração: Chelsea Clinton, Vice Chair na Clinton Foundation (filha de Bill e Hillary Clinton).
Evento: Accelerating Change: Creativity and Technology for the Greater Good.
Data e horário: 24/06/2020 – 12:25 – 12:55 (BRT).

Atração: Conny Braams, Chief Digital & Marketing Officer na Unilever.
Evento: Purpose: Advocacy Through Action.
Data e horário: 24/06/2020 – 12:55 – 13:30 (BRT).

Quinta-feira (25)

Atração: Luiz Sanches, Chairman, Chief Creative Officer e sócio na AlmapBBDO.
Evento: Outdoor Lions – AlmapBBDO’s Luiz Sanches.
Data e horário: 25/06/2020 – 8:55 – 9:15 (BRT).

Atração: John Leguizamo, ator, comediante, produtor e roteirista.
Evento: Estamos Unidos: Communities Emerging Stronger and More Unified through Creativity.
Data e horário: 25/06/2020 – 10:20 – 10:45 (BRT).

Atrações: David Droga, fundador e chairman criativo da Droga5; Mark Read, CEO do WPP e Jean Lin, CEO global da Dentsu.
Evento: the LIONS Live Debate: How Will These Crises Affect our Industry?
Data e horário: 25/06/2020 – 11:25 – 12:15 (BRT).

Sexta-feira (26)

Atração: Pedro Earp, Chief Marketing Officer na AB InBev.
Evento: CMOs in the Spotlight: Pedro Earp, AB Inbev.
Data e horário: 26/06/2020 – 10:05 – 10:35 (BRT).

Atração: Fernando Machado, CMO do Burger King.
Evento: a Lions Short Film.
Data e horário: 26/06/2020 – 11:35 – 12:05 (BRT).

Pílulas Digitais

Francy Rodrigues dá as três dicas principais para quem quer ver o número de seguidores crescer no Instagram.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL