Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Eu Curto com Robson Santos, Rainha das Rainhas 2020 e 'Technology Vision'

Mais Liberal

Eu Curto

Robson Santos (Divulgação)

Nesta edição da Mais Liberal, o publicitário Robson Santos fala sobre sua coleção de fotos antigas de Belém. 

Nome: Robson Santos 
Idade: 33
Ocupação: publicitário
Curto: imagens antigas de Belém
Quantidade: mais de 4.000 arquivos

A minha curiosidade em saber como eram antigamente alguns locais e histórias da cidade despertou o hobby de colecionar fotos antigas de Belém e que, aos poucos, tomou proporções maiores com a criação de uma página no Facebook, em 2012, e, em 2015, no Instagram (@nostalgiabelem). Hoje, são cerca de 4.000 imagens digitais, que auxiliam a resgatar o passado e contar a história de muitas pessoas. É também uma forma de fazer com que elas se preocupem com o que ainda temos da nossa história.

Para resgatar as imagens, utilizo pesquisas em acervos públicos, como o IBGE, por exemplo, jornais e revistas antigos e o principal: a participação dos seguidores, que enviam imagens de acervo pessoal. Todas fazem parte de uma determinada história, mas uma é bem especial para mim: a do ônibus Aeroclube, por eu pegar bastante com a minha mãe para ir ao Comércio.

A seguir, confira a galeria de fotos do acervo de Robson!

Fotos antigas de Belém da Memória

Rainhas 2020

Juliane Moraes, Rainha das Rainhas 2020, com Irene Noronha, pró-reitora da Fibra Centro Universitário, Ronaldo Maiorana Jr. e Clayton Comesanha, gerente de vendas da Thai Toyota (Ivan Duarte / O Liberal)

A cobertura integrada e interativa do maior concurso de beleza e fantasia do Norte do País foi um sucesso. Ao longo e até mesmo após as transmissões feitas por OLiberal.com, G1 Pará e TV Liberal, o Rainha das Rainhas ficou em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Brasil e em oitavo nos Trending Topics mundiais do Twitter. Alguns memes podem ser conferidos aqui.

Rainhas 2020 II

Depois de 22 anos, o troféu oficial do concurso sofreu mudanças. Foi confeccionado com diversos tipos de acrílico (transparente, translúcido e espalhado), espessuras e acabamentos. No interior da base, LED para iluminar o nome do concurso e a marca do Grupo Liberal. Ganham o troféu a rainha e as quatro princesas, além do estilista, coreógrafo, maquiador e o clube vencedor.

Rainhas 2020 III

Jurados do 74º Rainha das Rainhas (Gisele Gomes / O Liberal)

O juri técnico deixou o Hangar impressionado com a organização, estrutura e repercussão do concurso. O carnavalesco Milton Cunha, a estilista Bianca Ladeia, a drag do canal Multishow Gaby Rodin, os dançarinos Kamila Reis e Dhu Costa e o beauty artist Ricardo dos Anjos não pouparam elogios à beleza, fantasia e determinação das candidatas, além da força das torcidas e à hospitalidade dos paraenses. Confira as percepções de cada um deles: 

Dhu Costa, dançarino
"Quando terminou o concurso parecia que eu estava em outro planeta, porque é tão bonito, tão emocionante, empolgante e envolvente, que nem sabia onde eu estava. O concurso mostra a garra, a força e a determinação das mulheres. Todas as candidatas foram maravilhosas, mas a Juliane Santos tinha um x a mais. Quando ela entrou, não conseguir desviar o olhar de tão graciosa e maravilhosa que ela estava. Ela já entrou vencedora. A coreografia também me chamou muita atenção, pois ela executava movimentos da orixá Iansã. E ainda tem o peso nas costas. Não dá para acreditar que aquelas meninas conseguem dançar com tanta leveza com uma alegoria nas costas. É para bater palma de pé, para todas elas, pela preparação física."

Bianca Ladeia, estilista 
"Participar do Rainha das Rainhas foi uma experiência incrível. O que mais me encantou foi ver, de fato, a paixão das pessoas com essa tradição, o tanto que elas participam, interagem. Foi muito engrandecedor. Além de todos os atributos: apresentação, beleza, fantasia, o que me chamou muta atenção na Juliane é que ela é muito expressiva. Ela tem um olhar penetrante, uma concentração inteligente."

Milton Cunha, carnavalesco
"Voltar a Belém e ao Rainhas é bem forte pra mim porque é um parâmetro de beleza que tenho desde a infância, de mulheres emplumadas, fantasias bem feitas, leques de pluma, vedetes, meia arrastão, estrasses, tudo isso é bem forte, é uma referência.O que primeiro me chamou atenção na Juliane foi a temática afro, uma questão de liberdade religiosa. E Iansã é exatamente essas mulheres que estavam desfilando: decididas, que enfrentam as adversidades, que caem e levantam. Além do tema, que foi muito importante, ela foi diferente, entrou de saia, não mostrava as pernas logo de início. Depois, não só escalou a fantasia, como ela roda nela, dá o eixo de 360º. Acho que o que determinou foi o despacho dela, como ela é atrevida, como se joga”.

Gaby Rodin, drag e apresentadora do Multishow 
"A experiência do concurso foi fantástica! A emoção da plateia, as pessoas felizes, lutando e aplaudindo todas! Achei lindo e tenho certeza que ficará para vida. A Juliane parecia flutuar, mesmo com o peso enorme que sabíamos. Era o dia dela! Brilhou e encantou. Parabéns, Rainha das Rainhas!”.

Kamila Reis, dançarina
"Poder presenciar as diversas culturas do nosso país é algo indescritível. O Pará é rico demais e mostrou essa riqueza no evento Rainha das Rainhas. Isso deveria ser difundido em todo Brasil. É sempre muito difícil escolher uma única candidata. Não é tarefa fácil. Mas a Juliana nos apresentou um combo de coisas legais. Além de linda, é carismática, elegante, sorridente, tem uma postura bonita, dançou de um jeito singular, que nos tocou de maneira diferente. A performance foi de arrepiar." 

Ricardo dos Anjos, beauty artist
"O Rainha das Rainhas deveria ser transmitido em rede nacional, para mostrar para o Brasil o amor desse povo lindo pela sua história, pela sua cultura. Mostrar a força e determinação da mulher paraense. E faço minhas as palavras da Gaby: Viva Rainha das Rainhas!"

Rainhas 2020 IV

Por falar em jurados, a votação, que já é eletrônica desde 2000, teve novidades. Para garantir maior segurança e agilidade na apuração, passou a ser off-line, em um sistema similar ao usado pelo TRE nas eleições. Até a divulgação do resultado, apenas três pessoas têm acesso aos dados, que também são impressos por ordens alfabética do nome das candidatas e de classificação.

Rainhas V

Os apresentadores do Rainhas 2020, Tayse Assis e Márcio Lins (Divulgação)

Elegantes, os jornalistas da TV Liberal Tayse Assis, Márcio Lins, Jalilia Messias e Carlos Britto usaram looks de duas lojas de Belém. As mulheres, GK Fashion. Os homens, Ellis Verline For Man.

Comunidades

Mais de 13 mil pessoas foram atendidas pelos 27 projetos sociais da Imerys em 2019. A mineradora, que atua com caulim nos municípios de Barcarena e Ipixuna do Pará, promove ações de educação ambiental, reforço escolar, saúde bucal, entre outros, nas duas cidades. De 2012 a 2019, os programas da empresa já beneficiaram quase 70 mil pessoas.

Equilíbrio

Divulgados os resultados da edição 2020 “Technology Vision”, estudo realizado pela respeitada consultoria Accenture. A principal constatação foi que o desafio das companhias focadas em transformação digital é retomar o foco em pessoas e propósito. É preciso haver um realinhamento do desejo pela criação de valor comercial com os valores e expectativas de seus clientes e colaboradores.

Equilíbrio II

O levantamento também revelou que muitas empresas, deslumbradas com as promessas da tecnologia, criaram produtos e serviços digitais por criar. Faltou considerar integralmente o impacto humano, organizacional e social. O resultado é uma tensão entre as expectativas dos consumidores, o potencial da tecnologia e as ambições de negócios

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS