Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Eu Curto com Fábio Pina, nova Fibra e chegada do Grupo Mateus

Mais Liberal

Eu Curto

Fábio Pina (Divulgação)

Nesta edição da Mais Liberal, o fotógrafo Fábio Pina conta como começou a colecionar câmeras analógicas e antigas.

Nome: Fábio Pina
Ocupação: Fotógrafo
Curto: Câmeras antigas 
Quantidade: 30

Fábio Pina

A coleção começou por acaso. Achei duas câmeras que foram do meu pai perdidas numa gaveta e coloquei como decoração no meu estúdio. Um dia, um cliente viu e disse que tinha uma câmera antiga na casa dele e perguntou se eu não queria, pois ele iria acabar jogando fora. E assim foi começando...

Quando viajo, costumo frequentar feiras e mercados de antiguidade para adquirir peças. Me pergunto quantos passeios, casamentos, famílias essas máquinas já fotografaram. Hoje, tenho em cerca de 30 câmeras antigas, todas de filme, em vários modelos. Algumas ainda funcionam, mas, infelizmente, não existe mais películas, materiais fotográficos para usá-las.

Montei em meu escritório e no estúdio vitrines de exposição, mas não dá para colocar todas, se não vira um museu. Então, vou revezando. Também uso em oficinas de fotografia para mostrar a evolução e história desses equipamentos.

Centro Universitário Fibra

A cerimônia de instalação da Fibra como Centro Universitário, realizada no último sábado, 1º, no Hotel Princesa Louçã, marca um novo momento para a instituição, que há 17 anos contribui para a evolução no âmbito social do Pará e da Amazônia.

A partir de agora, a Fibra, que passa a se chamar Centro Universitário Fibra, ganha autonomia para para criar, organizar cursos e programas de Educação Superior, além de oferecer à comunidade acadêmica cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado. 

Posse

O evento foi marcado pelas nomeações do professor Vicente de Paulo Tavares Noronha como reitor; Vicente de Paulo Tavares Noronha Filho, vice-reitor; Irene Seabra Noronha, pró-reitora acadêmica; e Rebeca Souza Marinho, pró-reitora de administração.

Da esquerda para a direita: Atila Marinho, presidente da Mantenedora; Vicente Noronha; Vicente de Paulo Tavares Noronha Filho; Irene Noronha; e Rebeca Marinho (Divulgação)
Coordenadores dos cursos do Centro Universitário Fibra com os diretores da instituição (Divulgação)

Nova diretoria

No próximo dia 13, o empresário Antônio Correia toma posse como presidente da Associação Paraense de Tecnologia e Inovação - Açaí Valley. A nova diretoria estará à frente da entidade no biênio 2020/2021 e está alinhada a outras associações do gênero no Brasil. A cerimônia será no PCT Guamá

Novos emojis

A Unicode anunciou, em seu blog oficial, que a versão Emoji 13.0 está pronta. Como novidade, 62 emojis inéditos. Entre eles, um rosto sorridente com lágrima, um urso polar, caminhonete, fondue, bule, pessoas amamentando e bandeira transgênero. Mas será preciso esperar para ter acesso aos novos desenhos. Devem começar a aparecer nos smartphones entre setembro e outubro deste ano. 

MWC 2020

Maior feira de tecnologia móvel do planeta, a Mobile World Congress 2020 será realizada de 24 a 27 de fevereiro, em Barcelona. Vai reunir operadoras, fabricantes e provedores de tecnologia em uma grande exposição de produtos e tendências. Gigantes como Samsung, LG, Huawei, Xiaomi e Motorola já confirmaram presença. Entre os destaques previstos, produtos de casa conectada e dispositivos de Realidade Virtual, aumentada e mista.

Vem aí...

O Grupo Mateus inaugura mais uma unidade do Mix Atacarejo na próxima sexta-feira, 7, no bairro da Pedreira, na capital. A loja é a 41ª aberta em todo o Pará entre as bandeiras do Grupo - Mix Atacarejo, Supermercado e Loja Camiño -. Ao todo, 300 novos postos de trabalho serão gerados. Até dezembro de 2020, o plano de expansão da Rede Mateus prevê a abertura de mais 20 lojas no estado.

Turismo

Uma boa opção para quem deseja conhecer melhor os furos do entorno do Combu e sair da rotina da capital são os passeios de barco, que vêm conquistando turistas e, até mesmo, belenenses natos aos fins de semana. Muitos barqueiros vêm organizando passeios que saem da Praça Princesa Isabel e duram um dia todo, com direito a diferentes paradas e informações sobre a ilha.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS