Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

MAIS LIBERAL

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Dicas de empreendedorismo com Rarilene Rocha e revolução na construção civil; confira

Mais Liberal

Aprender & Empreender

Nome: Rarilene Rocha
Idade: 44 anos
Nome do negócio: Aço Norte Belém
Segmento: Ferro e Aço (Material de Construção)
Tempo de atuação: 10 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?

Quando resolvemos entrar no ramo do empreendedorismo, tivemos muitas dificuldades, coragem e ousadia, pois sabíamos que iríamos enfrentar um mercado bem desafiador e uma concorrência ampla. Mas nosso maior desafio foi a falta de recursos financeiros, já que o nosso ramo necessita de um capital muito acima do que tínhamos no momento.

Quais os acertos?

Na verdade, foi um acerto meio que forçado, porque, no início, não tínhamos crédito no mercado, que certamente ajudaria a dar um pontapé inicial. Então, tivemos que abrir mão do pouco recurso que tínhamos para comprar o material à vista, sabendo que os riscos seriam maiores dessa forma. Mas foi o único jeito que conseguimos para iniciar a empresa. Para nossa surpresa, isso fez com que os resultados fossem mais limpos e sustentáveis, já que não havia dívidas posteriores com os fornecedores. Com isso, conseguimos manter o ritmo de compra de material e vendas de forma bem saudável. Outro acerto é que buscamos sempre ter uma boa relação com nossos clientes e fazemos o possível para que eles sintam que suas necessidades estão sendo supridas. Não posso deixar de mencionar que fomos abençoados por termos funcionários em que podemos confiar, que nos ajudam diariamente nessa jornada.

E os erros?

Antes de ter nossa própria  empresa, já tínhamos boa experiência no ramo como funcionários e, com essa mentalidade, achávamos que sabíamos tudo e, na verdade, não sabíamos nada. Não procuramos referências para nos aperfeiçoarmos teoricamente no assunto e acabamos aprendendo ‘na marra’, apanhando mesmo.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?

Nunca desista dos seus sonhos, por mais difícil que pareça. Ponha sua confiança sempre em Deus. Faça planejamentos sensatos, de acordo com o que é possível pra você e busque aperfeiçoar-se no assunto. O ramo do empreendedorismo é recompensador.

NOTAS

TV Liberal 45 anos

O Jornalismo prepara novidades para celebrar o  aniversário da emissora. Entre elas, reportagens especiais sobre a trajetória da TV Liberal, ex-colaboradores que se destacaram, matérias marcantes que mudaram a vida de muita gente e a importância da televisão na cobertura dos principais fatos do estado. No ar, a partir de 26 de abril, diariamente, em todos os telejornais.

Aulas de empreendedorismo?

O Ministério da Educação e o Sebrae firmam, nesta quinta-feira,15, parceria para incentivar o desenvolvimento de elementos da cultura empreendedora dentro da Base Nacional Comum Curricular. A proposta pretende atingir quatro grandes áreas voltadas para o empreendedorismo, com alcance de mais de 500 mil professores e 4 milhões de estudantes, além de apoiar 120 projetos para micro e pequenas empresas. A cerimônia será transmitida pelo canal do MEC no YouTube, com participação do ministro Milton Ribeiro e do diretor do Sebrae, Carlos Melles.   
  
I Mostra Novíssimo Cinema Paraense

A lista com as produções audiovisuais já pode ser conhecida em linktr.ee/novissimocinemapa. Ao todo, foram selecionados 20 trabalhos, sendo dez videoclipes e dez curtas-metragens dos gêneros ficção, documentário e animação. Cada obra receberá o valor de R$ 350 (curtas-metragens) e R$ 250 (videoclipes), referente à taxa de exibição, que será realizada entre os dias 21 e 25, no canal do YouTube e site da mostra. Nestes canais, haverá ainda programas temáticos e bate-papos.

Fim da linha

Lançado há 15 anos, o Yahoo Respostas será encerrado no dia 4 de maio. O site se tornou uma das maiores fontes de informação e, também, de desinformação da Internet. A Verizon, que comprou o Yahoo em 2017, confirmou a desativação em comunicado em sua página inicial. A empresa explica que, no próximo dia 20, o serviço entrará em modo de leitura. Portanto, não será possível fazer perguntas ou respostas a partir da data. Os usuários terão até o dia 30 de junho para baixar algum conteúdo na plataforma.

UFPA contra a fome

É o nome da campanha, lançada esta semana pela Universidade Federal do Pará, para arrecadar cestas básicas de alimentos para serem distribuídas a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade está presente. Em Belém, as arrecadações estão sendo feitas no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus do bairro Guamá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, os postos de arrecadação serão nos respectivos campi universitários da UFPA.

Revolução na construção civil?

 (Divulgação)

A startup americana Mighty Buildings anunciou o primeiro condomínio residencial do mundo construído por impressoras 3D. Serão 15 imóveis, na Carolina do Sul, com 134 m² cada. Além do preço baixo para os padrões do país, outra vantagem é a velocidade de execução. A empresa garante que as casas podem ser erguidas em apenas 24h. O sistema utiliza peças fabricadas antecipadamente. Paredes, vigas e junções já vêm prontas. Basta realizar a montagem no local.
 

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL

(