Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Eu Recomendo com Arcângela Sena, tendências de pagamento e movimento de retomada do cinema

Mais Liberal

Eu Recomendo

Nome: Arcângela Guedes de Sena
Idade: 47
Ocupação: professora, coordenadora de Jornalismo e Publicidade na Estácio Doca e diretora do IPEC Belém
Recomendo: o livro "Os meninos da Caverna".

Por que você indica a obra?

É um livro-reportagem que conta a experiência do repórter Rodrigo Carvalho cobrindo o resgate dos 12 garotos e do técnico em uma caverna, na província de Chiang Rai, na Tailândia, em 2018. É um livro que mostra como a sensibilidade do olhar jornalístico pode render uma história, que mergulha não só nos fatos, mas na origem dos envolvidos no acidente, nos cenários social, político e econômico da Tailândia.

Como tem sido sua rotina neste período de isolamento social?

Minha rotina agora é home office. Trabalho em todas as minhas atividades em casa. Aprendi a valorizar mais o tempo e me dividir com as tarefas domésticas.

Que mensagem você deixa para quem está em casa?

A vida não parou porque a pandemia está acontecendo. É necessário estarmos em casa. É saúde, nesse momento, mas você precisa aprender a se adaptar todos os dias. Adaptação, resiliência e vontade de encarar os desafios são sentimentos da ordem.

Veio para ficar

A pandemia do novo coronavírus acelerou a substituição do dinheiro em espécie por meios de pagamentos digitais. Cerca de 70% dos consumidores entrevistados na América Latina, em um estudo realizado pela bandeira de cartões de crédito Mastercard e divulgado na íntegra pela revista Exame, afirmaram que não haverá volta. Quando perguntados sobre as mudanças que acreditam ser definitivas, 63% dos brasileiros citaram pagamentos por aproximação.

Veio para ficar II

Outra tendência que se tornar permanente está relacionada ao crescimento do comércio eletrônico. Pela primeira vez na história, no primeiro trimestre deste ano, os pagamentos on-line superaram os realizados nas lojas físicas da Mastercard. A expectativa é que 52% dos brasileiros sigam comprando mais pela internet.

Cabe mais um?

Nesta semana, o Google Duo começou a permitir videoconferências com até 32 pessoas. Mas apenas para celulares com sistema Android. Antes, poderiam fazer videochamadas pelo Duo apenas 11 usuários. Outra novidade dos concorrentes adicionada pelo Google é o visual lado a lado adotado pelo app Zoom, que permite que todos se vejam simultaneamente.

Eleições na AP

A Assembléia Paraense irá realizar, pela primeira vez em sua história, uma votação virtual para a escolha da nova chapa que vai gerir o clube nos próximos anos. Será no dia 22 de julho por meio de um sistema do TRE-PA. Para participar, o sócio precisa atualizar seu cadastro, no site da AP, até 12 de julho.

Clubes de assinatura

As medidas de isolamento social deram novo fôlego a um modelo de negócio já conhecido: receber surpresas com periodicidade regular, pelos Correios, para consumir em casa. Geralmente, produtos definidos por uma curadoria especializada por segmento. Empresas como Evino, TAG - Experiências Literárias e e Nerd ao Cubo, que oferece assinaturas mensais de camisetas, quadrinhos, livros, colecionáveis e itens de decoração, registraram crescimento de 60%, 70% e 30% em junho, respectivamente.

Parou de piorar

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou uma forte alta no Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que mede a percepção do empresariado em contratar mais ou menos funcionários a partir de uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor da FGV.

Parou de piorar II

Foram 14 pontos em maio em relação a abril, mês considerado mais crítico para o mercado de trabalho. Para Rodolpho Tobler, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), já passamos o pior momento e há uma redução da onda de pessimismo.

Confirmado

As inscrições para o Natura Musical 2020 devem ser abertas entre os meses de julho e agosto, com foco em artistas, bandas e projetos de fomento à cena que já atuam profissionalmente no mercado da música. O edital receberá projetos em âmbito nacional e seleções regionais para os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pará.

#JuntosPeloCinema

É o nome do movimento que une exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria para apoiar as empresas na preparação para a retomada do cinema no Brasil. Entre as ações, a divulgação de um vídeo que reforça a relação entre o público e o cinema, e o Festival De Volta Para O Cinema, idealizado pelo crítico, curador e apresentador Érico Borgo, que dará as boas-vindas quando as salas reabrirem.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!