Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Carol Langanke fala sobre desafios de empreender e Liberal Mobiliza calcula emissão de CO2

Mais Liberal

Aprender & Empreender

(Arquivo Pessoal)

Nome: Carolina Langanke 
Nome do negócio: Carol Langanke 
Segmento: Fotografia profissional de familía e eventos
Tempo de atuação: 11 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Por ser um sonho totalmente diferente do que sempre fiz, no início não tinha muito apoio. Sou fisioterapeuta concursada do Estado, atuo em UTI e já tinha alguma estabilidade profissional. A fotografia veio pra somar, pra ser mais que um hobby, pra trazer alegria e ser minha válvula de escape e relaxamento. E acabou virando bem mais que isso. Atualmente na linha de frente contra a Covid, vejo que, hoje, sou 100% fotógrafa e 100% fisioterapeuta. E, sim, por mais louco que pareça, pra mim isso faz sentido e é bem possível!

Quais os acertos?
Investir na hora certa e de forma gradativa e nunca dar um passo maior que a perna. Estudar sempre! Não só para fotografar melhor, mas para ter metas possíveis e planejadas. Sempre fui subindo degraus de acordo com o que estudava e planejava. Dessa forma, tudo fluiu na hora certa. A evolução nos equipamentos, o meu tão almejado estúdio fotográfico, deixar de atuar em algumas áreas para focar em outras. Vejo a mão de Deus em tudo. E muito planejamento pra tudo dar certo.

E os erros?
Foram inúmeros nesse caminhar. Muitos mesmo! Mas sempre fiz deles grandes lições. Aprendi também com os erros dos outros. Sempre me interessei por ouvir histórias do que deu e do que não deu tão certo. Aprendo muito ouvindo conselhos de outros colegas que já passaram pelo que estou passando e, logicamente, aprendo muito mais com os meus erros. Hoje, sou até mais generosa comigo, a vida já é dura demais. Aprendi que errar é um excelente caminho pra aprender e fazer melhor!

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Planejamento. Ter metas e muito foco. Aprendi que o que mostramos pros outros é sempre o “nosso palco”. Mas são os bastidores que nos formam como profissional e como pessoa também. Por isso, quando vejo o trabalho de alguém, sei que aquilo é só o que ele mostra nesse “palco” da vida. As lutas, os erros e acertos diários são o que nos tornam melhores a cada dia. Então, minha dica maior é que tente ser feliz em todas as etapas. Desde o planejamento até a conclusão de um empreendimento vão existir obstáculos. Grandes ou pequenos, sempre terão seu grau de dificuldade. Vencer cada etapa é uma alegria. Reconheça seu potencial, renove as metas e siga aproveitando cada lição que esses “bastidores” nos trazem.

NOTAS

Líderes visionários
Conforme as empresas param de reagir à crise por conta da pandemia e passam a reinventar o futuro, apenas os líderes que usam a tecnologia para controlar as mudanças serão capazes de definir o que vem pela frente. Essa foi a constatação apontada pela 21ª edição do estudo Technology Vision, da Accenture.

Líderes visionários II
Para compor o relatório, a Accenture conversou com mais de 6,2 mil líderes de negócios e tecnologia em diversos países, inclusive o Brasil. Cerca de 92% afirmaram que suas empresas estão dedicadas à inovação ainda este ano. E 91% dos executivos concordam que, para capturar o mercado do futuro, é importante que suas organizações o definam.

Calculadora de CO2

É a nova ferramenta do projeto Liberal Mobiliza, do Grupo Liberal, que nesta fase tem como objetivo conscientizar a população sobre a emissão de gás carbônico. Por meio de respostas às perguntas geradas em um questionário, em OLiberal.com, é possível simular a quantidade de carbono emitida em atividades realizadas no dia a dia, como o consumo de energia elétrica, gás de cozinha e transporte. Ao final, o valor é convertido no número de árvores que seriam necessárias para compensar as emissões.  Para experimentar, acesse oliberal.com/mobiliza.

Viva Clarice!

(Acervo do IMS/RJ)

Por conta do lockdown na Região Metropolitana de Belém, a exposição do Castanheira Shopping pelo centenário de uma das mais prestigiadas escritoras da literatura brasileira foi  - prorrogada até o próximo dia 28 de março. Com o título "Clarice 100 anos: mulher, vida e poesia", a mostra tem curadoria da professora e doutora Rosa Arraes. Capas de livros, fotos e documentos importantes de Clarice Lispector, que chegou a residir na década de 1940, por seis meses, em Belém, fazem parte do acervo.

IRPF 2021...  
A Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Pará realizam, nesta terça, 16, às 16h, um encontro virtual para discutir as principais dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2021. A transmissão será pelo canal do Youtube do CRC-PA e contará com palestra de Luiza Maria Rodrigues Pinto, auditora e supervisora regional do Programa de Imposto de Renda Pessoa Física da RFB. Inscrições em cfc.org.br/eventos.

...Por falar no Leão
No Pará, 141.512 declarações já foram recebidas pelo sistema da Receita Federal, que funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1h e 5h. O prazo termina em 30 de abril. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções: receita.fazenda.gov.br.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL