Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, versa sobre os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Campanha nacional de vacinação, respeito e cuidados com os trabalhadores e 'Te Aquieta em Casa'

Mais Liberal

Papo Liberal

A médica oncologista Paula Sampaio (Arquivo pessoal)

O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com o objetivo de evitar que as pessoas sejam infectadas ao mesmo tempo pelo vírus da gripe e pelo novo coronavírus. Além disso, descartar a Influenza facilita o diagnóstico da covid-19. Mas, na prática, quem faz parte do grupo de risco na pandemia foi exposto ao risco de contaminação, como explica a oncologista Paula Sampaio.

Para quem trata de pacientes com câncer, antecipar a vacinação foi um erro?

Acho que o erro foi não prever o que acabou acontecendo. O número de postos de vacinação foi ampliado, mas faltou organização e houve muita aglomeração de idosos, em todo o Brasil. Quer dizer, a gente vem repetindo incansavelmente que é fundamental manter distância das outras pessoas e, logo no primeiro dia da campanha, isso foi ignorado.

Mas as pessoas do grupo de risco devem tomar a vacina contra a Influenza?

Sim, a vacina contra a gripe é muito importante para eles, em especial que têm o organismo mais fragilizado. Mas, como eu tenho dito aos pacientes, calma! Idosos, pacientes com câncer, pessoas que têm diabetes, doenças cardiovasculares, tuberculose... Todos do chamado grupo de risco só devem ir se vacinar com segurança, com a certeza de que naquele posto as coisas estão organizadas.

A campanha iniciou no dia 23 de março, mas segue até 15 de abril para as pessoas com mais de 60 anos. E a partir de 16 de abril, começa a segunda etapa, para pessoas portadoras de doenças crônicas, que também contempla pacientes oncológicos.

Então, há bastante tempo para conversar com seu médico, planejar a ida ao posto de vacinação sem pressa, escolhendo local e horário sem aglomeração.

De que forma a vacinação contra a gripe pode ajudar os pacientes oncológicos na prevenção ao coronavírus?

É bom esclarecer que essa vacina não vai imunizar ninguém contra o novo coronavírus. Infelizmente, ainda não temos vacina para esse vírus. O objetivo principal é evitar que as pessoas tenham, simultaneamente, mais de um tipo de vírus no organismo, o que dificultaria muito o tratamento. Isso é importante quando falamos de pacientes oncológicos, que sofrem com o efeito imunossupressor de alguns tratamentos. Isso acontece também com pessoas com outras doenças crônicas, como já citei. Essas doenças enfraquecem o sistema imunológico, reduzindo a capacidade de defesa do organismo.

Durante esse período de isolamento, os pacientes oncológicos devem suspender o tratamento contra o câncer?

De forma alguma. Seja tratamento de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou hormonioterapia, o paciente não pode interromper sem conversar com o médico responsável. Os profissionais e instituições de saúde estão tomando todos os cuidados necessários para evitar contaminação.

Respeito e prevenção

Os cuidados com os trabalhadores também garantem que os jornais impressos cheguem aos seus destinos com segurança (Divulgação)

Por conta da pandemia de coronavírus, a área de Circulação do Grupo Liberal, responsável pela distribuição das edições diárias de O Liberal e Amazônia a assinantes e pontos de venda, tem tomado cuidados adicionais. Durante o processo de manuseio, todos os profissionais que têm contato físico com os exemplares usam máscaras, luvas e lavam as mãos com álcool em gel com frequência.

Trabalhadores do parque gráfico usam luvas e máscaras de proteção durante a organização dos jornais impressos (Divulgação)
A iniciativa faz parte da campanha do Grupo Liberal de prevenção ao coronavírus (Divulgação)

Delivery

Em tempos de ficar em casa, a rede de farmácias Reinafarma implantou, na Região Metropolitana de Belém, o seu serviço de entrega. Com frete grátis até 30 de abril, para compras acima de R$ 20,00, funciona de 08h às 22h, todos os dias da semana.

Informação contra a pandemia

Nesta terça, 31, a Unimed Belém realiza um bate-papo on-line, às 14 horas, em seu perfil do Instagram (@unimed_belem), com o médico infectologista Lourival Marsola. A live tem o objetivo de tirar dúvidas sobre a covid-19 e como as pessoas podem se prevenir. Quem quiser fazer perguntas, pode enviá-las para o perfil da cooperativa.

Cursos gratuitos

A Unama, em parceria com a GoKursos Educação Continuada, está oferecendo cursos on-line de graça em diversas áreas. A iniciativa faz parte de ações promovidas pela Instituição de ensino com o objetivo de capacitar a população durante o período de quarentena.

São mais de 20 cursos que estarão disponíveis para os usuários durante 15 dias e poderão ser acessados no site da GoKursos. Ao final de cada capacitação, os participantes recebem um certificado de conclusão. Entre as opções disponíveis estão Marketing Digital, Análise Estatística de Dados, Língua Inglesa, Cozinha Francesa, Arquitetura de Software, Fundamentos em Inteligência Artificial, Direito Aplicado ao Empreendedorismo Digital, entre outros.

Incentivo à Cultura

Foi encerrado ontem, 30, a primeira etapa do 'Festival Te Aquieta em Casa'. Uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura, para fomentar o setor e gerar renda para artistas locais, já que as manifestações culturais estão suspensas por conta da pandemia de coronavírus. Foram selecionados 120 conteúdos digitais cujos autores serão premiados com R$ 1.500.

Incentivo à Cultura II

Quem perdeu o primeiro prazo terá outra oportunidade, com a segunda fase do projeto, que já inicia em abril, com mais 130 vagas. Fazedores de cultura envolvidos com teatro, dança, música, contação de histórias, artes visuais, artesanato e expressões culturais populares, afro brasileiras, indígenas e oriundas de comunidades tradicionais podem se credenciar pelo e-mail artedigitalsecultpa@gmail.com. As instruções estão disponíveis no site da Secult.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!