Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Aprender & Empreender sobre energia fotovoltaica e as videoaulas do O Liberal na Escola

Mais Liberal

Aprender & Empreender

Ivan Helder Vilhena (Arquivo pessoal)

Nome: Ivan Helder Vilhena
Idade: 31 anos
Nome do negócio: Pará Serviços de Energia Solar Eireli EPP
Segmento: Energia Fotovoltaica
Tempo de atuação: 3 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Certamente, tivemos muitos, mas destaco três deles: a captação de leads em um mercado inovador e emergente com público de pouco conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas, principalmente na região Norte. Outro desafio foi encontrar profissionais qualificados para a execução dos serviços. A solução foi capacitar pessoas com conhecimento de áreas similares para compor a equipe inicial. E, por fim, treinar as equipes de vendas diretas e telemarketing para trabalharem junto aos leads para o entendimento do sistema solar e seus benefícios econômicos e ambientais.

Quais os acertos?
A escolha da empresa para representar, de porte nacional e com corpo técnico altamente qualificado. Outros acertos ocorreram no desenvolvimento da equipe de venda. E a expansão para outros centros urbanos, levando a marca associada à garantia do produto, proporcionando boa alavancagem da empresa e disseminando a ideia de uma energia limpa e barata, respeitando o meio ambiente.

E os erros?
A confiança nas equipes de instalações, sem possuir uma supervisão especializada. A falta de qualificação na área de instalação fotovoltaica nos trouxe um alerta muito grande. É imprescindível o treinamento e o acompanhamento por parte dos gestores para que as atividades sejam executadas com excelência. E a ausência de colaboradores com experiência e de quantitativo nas demais áreas: recursos humanos, financeiro, logística entre outros, além da demora nas ações que decorriam de fatos que necessitavam de tomada de decisões com mais agilidade, causando custos financeiros e perda de tempo que poderiam ser empregados em outra atividade.  

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Pesquise com autoridade o negócio que pretende atuar; planeje com antecedência todas as atividades, não deixando para última hora do prazo; antecipe-se com plano B; mantenha a hierarquia, mesmo que seja familiar; cobre com respeito as tarefas diárias; mantenha o sistema humanizado, aprenda sempre com os erros e desenvolva as oportunidades que certamente ocorrerão.

NOTAS:

Aliado da educação

Aretha Belize Mendes, psicopedagoga clínica, gravou conteúdo para o Programa O Liberal na Escola (Tarso Sarraf / O Liberal)

O Liberal na Escola, programa realizado pelo Grupo Liberal com apoio da Vale, está produzindo 65 videoaulas, que contarão com profissionais de diversas especialidades. Entre os temas, definidos em parceria com os docentes das escolas participantes, estão dicas de atividades pedagógicas e palestras sobre saúde mental.

Aliado da educação II

O objetivo é dar suporte aos cerca de 600 profissionais da educação, beneficiando 85 escolas cadastradas e mais de 16 mil alunos de Belém, Ananindeua, Acará, Icoaraci, Mosqueiro, Capanema, Marapanim, Marituba, Marudá e Santa Bárbara. Todo o material será disponibilizado na plataforma multimídia LibPlay, dentro do portal OLiberal.com.

Amazônia Doc 10 anos

A exibição inédita do documentário "A Pajé", nesta quarta-feira, 21, marca o início da  programação especial em homenagem à primeira década do Festival Pan-Amazônico de Cinema. Já foram realizadas seis edições do evento, sendo cinco presenciais e uma on-line, em 2020. A programação inclui um bate-papo, às 19h, no canal do Youtube do Amazônia Doc, e, a partir das 20h, o filme estará disponível na plataforma de streaming AmazôniaFlix (amazoniaflix.com.br) com acesso gratuito até o dia 31 de maio. Ao todo, serão exibidas mais de 40 obras premiadas nas edições anteriores do festival.

Solidariedade

Com o agravamento da crise por conta da pandemia, a fome voltou a ser uma realidade para 19,1 milhões de brasileiros. O site impostosolidario.org.br ensina a destinar parte do Imposto de Renda para instituições sociais. Menos de 3% dos contribuintes fazem essa opção e o potencial de arrecadação chega a R$ 4 bilhões. Na plataforma, é possível conferir o passo a passo e conhecer histórias inspiradoras na área da educação.

Novidades da Maçã

Nesta terça, 20, a Apple realiza o seu primeiro evento de 2021. Há grandes expectativas para a chegada da nova geração do iPad Pro com uma tecnologia de tela bem diferente do que a empresa está acostumada a trabalhar. Também há rumores de que a Apple irá lançar suas etiquetas de rastreio inteligente de objetos. A conferir.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL