Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Aprender & Empreender com Natasha Valente e o lançamento do livro de Rosivaldo Batista

Mais Liberal
Natasha Valente (Arquivo Pessoal)

Aprender & Empreender

Nome: Natasha Valente
Idade: 32 anos
Nome do negócio: Valente & Borges Advogados e Consultores / VB Empresarial
Segmento: Advocacia / Consultoria em gestão empresarial
Tempo de atuação: dez anos
 
Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Na graduação, não fomos ensinados a empreender. Mesmo sabendo sobre formas societárias, obrigações e outros temas, o “empresariar” é diferente. Foi necessário tempo para mergulhar no papel de sócio e começarmos a pensar como tal, do ponto de vista estratégico, comercial e de liderança. Também levou tempo para organizar as funções internas, como montar uma equipe alinhada com nossos valores e engajada, adquirir tecnologia e conhecimento, criar uma marca e marketing. Ainda  estamos nesse caminho.

Porém, o primeiro grande desafio foi a prospecção. Tínhamos uma ideia de advocacia passiva, em que o advogado é procurado. Quando nos demos conta da importância da prospecção, foi preciso quebrar essa cultura para seguirmos no negócio.

Quais os acertos?
Pra mim e para meus sócios, sempre esteve claro nossos valores, nossa missão e visão. A partir disso, montamos nosso planejamento, de forma que cada serviço ofertado traduza o que pretendemos gerar de valor para o cliente. Ter pensado dessa forma reforçou nossa identidade como empresa, o que foi central para a visibilidade da nossa marca no mercado. Nós sempre focamos no que é interessante ao cliente. Nossos serviços são pensados e reformulados a partir da realidade das empresas e as demandas que enfrentam. Outro ponto de acerto é o investimento na qualificação, no conhecimento. Priorizamos nos cercar de boas consultorias e de manter treinamentos internos e cursos não só na nossa área de formação, mas em gestão profissional, empreendedorismo, e outros que aprimorem nosso trabalho.
 
E os erros?
Com certeza, o principal foi a falta de um plano financeiro inicial. Logo que montamos o escritório, tínhamos uma confusão patrimonial, ou seja, não separávamos o que pertencia à empresa e o que nos pertencia. Foi difícil identificar o que de fato eram receitas e despesas, quais eram os custos, qual a área mais lucrativa, em que focar para crescer. Nós precisamos de uma consultoria externa para organização dessa área e, a partir disso, conseguimos identificar muitos pontos importantes e, principalmente, como precificar melhor nosso serviço.
 
Que dicas você deixa para quem deseja empreender?
Paixão! Empreenda em algo com o qual você tenha muita identificação, que gere alinhamento com seu projeto vital, te dê satisfação e felicidade. É muito diferente trabalhar com algo que gostamos e sabemos o valor que gera para os clientes e para a sociedade. Até os pequenos devem planejar! Dedique tempo a isso, desde o início das atividades. Lembre-se que, mesmo em uma empresa pequena ou individual, a gestão deve ser observada com cuidado. A gestão profissional traz um grande valor à empresa. Crie seu dream time. Cerque-se de bons profissionais, seja o líder dessa equipe, os inspire. Eles te ajudarão a melhor gerir e tornar sua empresa rentável.

NOTAS: 

Rosivaldo Batista, professor de Ciências Econômicas e ex-secretário municipal de Economia, lança, na próxima quinta-feira, 4, a sua biografia. O livro 'Uma vida dedicada à Economia como Ciência e Política" será apresentado ao público na sede do Conselho Regional de Economia, do qual Rosivaldo foi presidente por três mandatos, entre 2013 e 2016. (Arquivo Pessoal)

Encontro de Governanças
Realizada, anualmente, a reunião entre os nove estados da Amazônia Legal para a assinatura do Protocolo de Intenções com o objetivo de executar o plano de aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), da carteira comercial da Banco da Amazônia e demais fontes de fomento. Na quinta, 4, às 15h, o encontro será com o Governo do Amapá. Já o do Pará será no dia 8 de março. Ambos de forma virtual, com transmissão em tempo real pelo Youtube.

Efeito ClubHouse?
O Twitter está prestes a passar por uma transformação expressiva. Deve se tornar mais próximo de uma rede de entrega de conteúdo exclusivo, para audiências selecionadas. Entre as novidades a anunciadas, a função "Super Follow", que permitirá a criadores de conteúdo cobrar uma espécie de assinatura, que custará 4,99 dólares.

Efeito ClubHouse? II
O microblog também testa o Spaces, ferramenta que funciona junto aos Fleets, os stories do Twitter. Ela permite a um grupo de até dez pessoas se reunir para debater, por áudio, um assunto diante de uma audiência.

Plim Plim
A Globo abriu vagas de estágio para estudantes de qualquer curso dos Ensinos Técnico e Superior. É para atuar no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília em diversas áreas, como criação, produção de conteúdo, jurídico, RH, financeiro e tecnologia. O processo seletivo será on-line e para todo o país. A fase final de entrevistas será até julho. As inscrições ficam abertas até 14/03. Mais informações no site trabalheconosco.vagas.com.br/estagio-globo.

Compromisso com o clima
É o nome do programa lançado por Itaú e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, que está com edital aberto para seleção de projetos de neutralização de gases de efeito estufa. Serão  priorizadas ações focadas em agricultura, floresta e uso do solo, incluindo iniciativas de Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+), tanto para a Amazônia quanto para outros biomas brasileiros. As inscrições podem ser feitas aqui

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL