Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Aprender & Empreender com a experiência de um supermercado on-line

Mais Liberal
Rafael Anaisse de Araujo (Carol Langanke)

Aprender & Empreender (Foto) - Carol Langanke  

Nome: Rafael Anaisse de Araujo
Idade: 39 anos
Nome do negócio: Zoffi Supermercado On-line
Segmento: Comércio e Logística

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Sem dúvida nenhuma, os maiores desafios estão ligados à burocracia. Além de taxas obrigatórias altíssimas para pagar, não dispomos de nenhum suporte dos órgãos competentes. Isso atrasa, drena energia e tira o foco no que é essencial. Imagine que, para conseguirmos deixar o Zoffi legalizado para funcionamento, demorou quatro meses.

Quais os acertos?
Ser o pioneiro em Belém a operar no modelo 100% on-line. Temos dados específicos de crescimento no setor que nos dizem muito. Em termos gerais, o mercado digital representa hoje 11% das vendas do varejo – isso é muita coisa quando trazemos ao universo supermercadista. Vimos aí uma possibilidade gigante. Com a pandemia, as pessoas começaram a procurar produtos de itens básicos para comprar no mercado digital. Percebemos que as grandes redes, com estruturas enormes, muitas vezes não conseguiam atender a demanda que veio de forma repentina.  Meu sócio Patrick e eu agimos muito rápido na busca de um modelo que já existia no mundo e vimos que, na Europa e nos Estados Unidos, o mercado 100% digital já era uma realidade e encontramos o ZOFFI Joinville- SC funcionando. Corremos lá e trouxemos o modelo pra Belém.

E os erros?
Ainda não consigo identificar com precisão os erros de decisão desse processo. Mas posso dizer que tínhamos pouco conhecimento de Marketing Digital e tivemos que correr atrás de pessoas especializadas. Ainda bem que as encontramos rapidamente.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Se for empreender, doe-se 100% a isso. Converse antes com sua família e informe que você precisará ter dedicação direcionada a fazer o negócio começar. Estude e pesquise as opções de preços de tudo que for adquirir na internet. Encontramos muita coisa pela metade do preço em plataformas de e-commerce. Lembre-se que estamos imersos em uma nova era digital e, na internet, você encontra de tudo. Sempre digo que o empreendedor deve focar no que ele é bom, primar pelo estoicismo por excelência e achar pessoas melhores que ele para assumir outros cargos.

NOTAS:

O especialista em Empreendedorismo e Reestrururação de Negócios e Processos, Albert Sousa, vai lançar, em breve, uma turma de mentoria para empresários que buscam driblar a crise e se reposicionar no mercado neste cenário de pandemia. As inscrições serão pelo site assolucoesempresariais.com/Emprelid. Enquanto isso, no perfil @albertsousaoficial no Instagram, é possível acompanhar conteúdo gratuito diariamente. (Arquivo Pessoal)

Combate à pandemia
Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite à iniciativa privada comprar vacinas contra a covid-19 sem necessariamente repassar doses ao Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar da medida, 61% dos brasileiros acreditam que o melhor forma das empresas ajudarem na gestão da pandemia é por meio de doações. É o que aponta a mais recente pesquisa Exame/Ideia.

Combate à pandemia II
Cerca de 40% dos entrevistados acreditam que as companhias deveriam doar equipamentos e insumos médicos para hospitais. Já 21% apontam para a doação de alimentos e itens de primeira necessidade para os mais pobres. A compra de vacinas para imunizar funcionários foi escolhida por 23% das pessoas consultadas. Outros 15% também apoiam a aquisição, desde que o imunizante seja doado ao SUS.

JH 50 anos
No próximo dia 21, o ‘Jornal Hoje’ completa cinco décadas no ar. A partir da segunda que vem, 19, o telejornal exibe uma série de reportagens que relembram fatos marcantes que aconteceram exatamente no horário ou perto do início do programa.

IRPF 2021
A Faculdade Faci está realizando consultas virtuais para auxiliar contribuintes do Imposto de Renda. A iniciativa, intitulada “Plantão Fiscal”, oferece dicas e conselhos para quem irá passar pelo processo de declaração tributária. Os atendimentos são realizados às terças, quintas e sextas-feiras, de 15h às 17h, na plataforma Teams. Para mais informações, acesse bit.ly/PlantaoFiscalFaci.

IRPF 2021 II
No Pará, até a última semana, foram entregues mais de 290 mil declarações, o equivalente a 46,2% do total esperado (642.700). Para facilitar o cumprimento da obrigação com o fisco, o sistema da Receita Federal funciona 20 horas por dia, ficando indisponível apenas de 1h às 5h. Para mais informações, acesse o site receita.fazenda.gov.br.

Atualidades em Psicologia
Realizado até quarta, 14, o fórum remoto para discutir psicologia ambiental, luto e atendimento em UTI, além de outros assuntos relacionados à psicologia e ao cenário de covid-19. O evento, que tem como tema “Inserção do Psicólogo e o Trabalho Multidisciplinar no contexto Pandêmico”, é direcionado a alunos do curso, docentes e público em geral. Inscrições gratuitas em blog.wyden.com.br/eventos.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL