Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Aprender & Empreender com a advogada Brenda di Lorio Braga e o projeto 'Trote Legal'

Mais Liberal
Brenda Araujo Di Lorio Braga (Arquivo Pessoal)

Aprender & Empreender

Nome: Brenda Araujo Di Lorio Braga
Idade: 34 anos
Nome do negócio: Clodomir Araujo Advogados Associados
Segmento: advocacia
Tempo de atuação: 11 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Temos uma empresa familiar há mais de 20 anos. Onze anos atrás, quando entrei na sociedade, o negócio já tinha uma rotina estabelecida, um sistema próprio que funcionava bem, mas que poderia ser incrementado com técnicas mais modernas, controle e rotinas mais eficazes. Foi desafiador romper com os paradigmas que já tinham sido criados e demonstrar a importância de profissionalizar a gestão administrativa (e não apenas a parte jurídica), e de investir em tecnologia.

Quais os acertos?
Incorporar à cultura da empresa que o cliente é o ativo mais valioso do negócio tem nos dado um retorno bastante positivo. Trabalhar essa relação nos mínimos detalhes, aprimorando a linguagem de tratativa e dando feedback periódico reforça o vínculo de confiança e, como consequência, fideliza o cliente.

E os erros?
Quando expandimos a nossa atuação para além da advocacia criminal, nossas áreas de concentração eram mais abrangentes. Com o passar do tempo, percebemos o contorno que a carteira tomou e para onde seria mais estratégico direcioná-la, no sentido do que se alinhava com o nosso perfil de advocacia e, ao mesmo tempo, traria bom retorno financeiro. Isso permitiu empregar mais força para consolidar a nossa marca de atuação em Direito Administrativo, com enfoque em Improbidade Administrativa, em Direito Contratual e Empresarial Estratégico, além da advocacia Criminal Empresarial. 

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
A advocacia requer dedicação absoluta para que o profissional desenvolva todas as habilidades de um bom advogado. Porém, não somos ensinados na faculdade sobre a importância das habilidades gerenciais. Hoje, há muito conteúdo disponível sobre gestão jurídica, marketing jurídico e inovação na advocacia. Também, por isso, o cliente já espera do advogado mais profissionalismo na tratativa. Então, dedicar-se a esse aspecto é tão relevante para quem empreende nesse mercado quanto ser tecnicamente qualificado na área de atuação jurídica.


NOTAS: 

Comportamento digital
O levantamento ‘O Cenário do SEO na América Latina’, realizado pela agência Sherlock, apontou os principais padrões de comportamento dos usuários na Internet. Entre eles, o fato de que a população brasileira costuma aceitar os primeiros resultados de busca no Google. Cerca de 41% dos entrevistados responderam que concordaram com a primeira resposta que apareceu na tela, tendência chamada de ‘zeroclick search’.

Comportamento digital II
A sondagem analisou as seis maiores economias da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). De acordo com a liderança do projeto por aqui, a divisão focada em SEO (Search Engine Optimization) foi fruto da grande demanda de clientes em melhorar seus sites para a América Latina como um todo.

World Creativity Day
Nos dias 21 e 22 de abril, o Brasil será novamente sede do maior festival colaborativo de criatividade do mundo. A edição deste ano terá a participação de 19 países e mais de 120 cidades de seis continentes. Na programação, uma grande feira educacional on-line, na qual participantes do WCD 2021 terão acesso à cerca de R$ 14 milhões em bolsas de estudos, em cursos pela internet, oferecidos por escolas parceiras. A inscrição no evento é gratuita e feita pelo canal World Creativity Channel, no YouTube.

PIS/Pasep
Mais de 3 milhões de brasileiros ainda não resgataram o abono salarial, que pode chegar a R$ 1.100 e representar uma grande ajuda em plena pandemia. Tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário de órgão público em 2019 ou antes disso, recebeu até dois salários mínimos e não sacou os valores. A retirada pode ser feita até 30 de junho pela Caixa Econômica ou pelo Banco do Brasil.

Otimismo verde e amarelo
Ao menos 85% dos CEOs brasileiros acreditam que a economia mundial terá um desempenho melhor em 2021. Em relação ao crescimento na receita neste trimestre, 53% deles estão muito confiantes. Para os próximos três anos, esse número sobe para 64%. Enquanto isso, nos demais países esses percentuais são de 36% e 47%, respectivamente. Dados de uma pesquisa da PwC.

Trote legal
A Unama e a Faculdade Uninassau Belém realizam campanha, durante todo o mês de abril, para arrecadar alimentos não perecíveis em prol das comunidades carentes de Belém e Região Metropolitana. A iniciativa faz parte de um projeto semestral que mobiliza calouros e o público externo por meio de ações do Núcleo de Responsabilidade Social das instituições. As doações podem ser entregues nas unidades da Unama na Alcindo Cacela, Parque Shopping, Ananindeua e Castanhal e também na Uninassau Quintino, de 8h às 18h.

Garimpando o Diamante Rosa
De 12 a 16 de abril, a TV Liberal realiza uma ação para divulgar a estreia da novela ‘Império’. A pedra preciosa do Comendador aparecerá nos intervalos comerciais da emissora. Os ouvintes da Liberal FM também poderão procurar os diamantes acompanhando a programação da rádio. Para participar, basta anotar o horário e o programa em que a chamada for exibida, enviando mensagem para o e-mail imperio@tvliberal.com.br, junto com nome e número de telefone. O primeiro a mandar  corretamente todos os horários do dia ganhará um brinde exclusivo GloboPlay. Mais informações em gshow.globo.com/TV-Liberal.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL