Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

MAIS LIBERAL

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Apreender & Empreender com Rudimar Dallastra e os 45 anos da TV Liberal

Mais Liberal

Rudimar Dallastra (Arquivo Pessoal)

Aprender & Empreender

Nome: Rudimar Dallastra
Idade: 57 anos
Nome do negócio: Dismonza Tintas
Segmento: Tintas imobiliárias, automotivas, indústrias e naval
Tempo de atuação: 30 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Precisamos conhecer bem nosso negócio, pesquisar bem os próximos passos para evitar pisar em falso, apesar que em todos eles existirem riscos. Mas com planejamento, esses riscos diminuem. Parcerias bem consistentes, onde os parceiros (fornecedores) também acabam se envolvendo no projeto, entre outros estudos que são feitos previamente. Mas um fator, talvez o mais importante, são as pessoas envolvidas na formação da equipe como um todo. As pessoas sempre farão toda diferença, positiva ou negativamente.

Quais os acertos?
As parcerias certas, as pessoas certas no lugar certo. E, claro, muito muito muito trabalho, que nos fizeram inaugurar, este mês, quatro lojas, totalizando 30, três delas em Belém e as demais espalhadas pelos seis estados nos quais atuamos: RO, AM, DF, AC, CE e PA. 

E os erros?
Por falta de planejamento no início, erramos em alguns pontos, como abrirmos nossa primeira loja num local mal pensado para o nosso segmento. Tivemos que nos mudar do ponto alugado seis meses depois. Isso envolve custos com adequações, aluguel, abertura da empresa etc.  Por isso, a importância em se fazer tudo pensado e, assim, evitar ao máximo os erros, que além de perder tempo, gasta-se muito dinheiro.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Comece a se preparar para empreender. Faça planos, trace algo que você se identifique. Rascunhe alguns projetos, guarde dinheiro, tenha relacionamentos saudáveis, fique perto de pessoas de sucesso, aprenda com os bem-sucedidos, fuja de pessoas negativas e que só acumularam derrotas. Enfim, nada cai do céu, mas com planejamento, muita força de vontade e muita fé, a chance de dar errado é quase zero. Viva intensa e diuturnamente o seu negócio e cuide bem dele, senão alguém vai cuidar pra você.

NOTAS:

TV Liberal 45 anos

Com o slogan “você é a nossa melhor história”, a TV Liberal celebra o seu aniversário de fundação, há quatro décadas e meia, em 27 de abril de 1976, pelo empresário e jornalista Romulo Maiorana. O selo comemorativo traz uma moldura que remete à película fotográfica, em alusão às histórias contadas, e será usado em reportagens nos telejornais, peças audiovisuais e materiais impressos ao longo de todo ano. A seguir, confira o vídeo institucional criado pelo departamento de Programação da emissora.

Dia das Mães
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes em 09 de maio. Os itens mais citados dentro deste percentual foram calçados e vestuários (65,2%), perfumes e cosméticos (53,9%) e móveis e eletrodomésticos (49,5%).

Novidade
O Banco Central aprovou o uso de QR Code para cobranças e pagamento de contas futuras pelo Pix. A opção passa a ficar disponível a partir de 14 de maio e, até julho, todas as instituições serão obrigadas a disponibilizar a função de agendamento. Com a medida, o Pix ganha uma ferramenta similar a de um boleto bancário, que gera cobrança, via código de barras, para data futura já com informações do valor final, descontos, multas e juros.

Publicidade
O Facebook começou a fazer, no Brasil, testes de anúncios no Reels. Funcionará de maneira parecida com outras comunicações para o Instagram: em tela cheia e uma experiência imersiva. As peças devem ter até 30 segundos e o usuário pode comentar, curtir, visualizar, salvar, compartilhar e pular. A plataforma também testa adesivos personalizados e monetizáveis no Facebook Stories.

Dogecoin?
Você já ouviu falar nesta criptomoeda? Começou como uma piada, em 2013, e, hoje, a sua circulação é de quase US$ 50 bilhões (cerca de R$ 276 bilhões). É a 5ª moeda digital mais valiosa do mercado, de acordo com a CoinMarketCap, e subiu mais de 6.000% só em 2021. A dogecoin também alcançou um status de "cult" no Reddit, onde um grupo famoso decidiu, no início deste ano, projetar o valor da criptomoeda "para a lua".

Empreendedorismo na floresta
Criado por José Matos,  especialista em sustentabilidade e mestre em Sociologia, o Letramento Empreendedor é um dos projetos da Via Floresta. O hub de inovação tem entre seus objetivos desenvolver produtores locais, por meio de uma formação descomplicada para as comunidades da floresta. O espaço também atua com outros projetos alinhados às metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o Programa Coração da Terra, criado para promover a alimentação saudável e estruturar Feiras Orgânicas Comunitárias. Para conhecer mais, acesse viafloresta.net.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL

(