Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Apreender & Empreender com o dono de uma loja Piticas, em Belém

Mais Liberal
Renan Pantoja (Arquivo)

Aprender & Empreender

Nome: Renan Pantoja
Idade: 36 anos
Nome do negócio: Piticas ItCenter
Segmento: Moda e artigos Geek e Colecionáveis
Tempo de atuação: 1 ano e 7 meses

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio?
Quando pensamos em abrir um negócio, tínhamos duas coisas: a vontade de investir e algum recurso financeiro. A falta de experiência empreendedora, o mercado competitivo e a instabilidade econômica se mostravam como aspectos relevantes a serem considerados. Mas os nossos maiores desafios foram (e têm sido) a paciência e a coragem para enfrentar os riscos de manter viável o empreendimento, ainda que com limitadas expectativas de retorno imediato e desejado.

Quais os acertos?
Primeiramente, a escolha do segmento para investir - franquia -, onde podemos contar com o assessoramento e consultoria. A relevância de ter suporte na gestão de recursos humanos, financeiros, burocráticos e no investimento em marketing. Tem sido fundamental para se manter o equilíbrio não só no aprimoramento de práticas, mas, também, em uma certa estabilidade do negócio, ainda que nas circunstâncias atuais do mercado.

E os erros?
Abrir o nosso empreendimento, basicamente, com as duas coisas que tínhamos naquele momento: a vontade de investir e algum recurso financeiro. No início, sentimos muito com a falta de experiência técnica na gestão do negócio em aspectos como recursos humanos, materiais (estoques) e financeiro. O foco era mais na "finalização", na venda do produto. Tivemos reflexos difíceis de serem revertidos e expectativas contaminadas e comprometidas dos resultados. Mas aprendemos com o erro.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
Evite decidir abrir um negócio só porque você quer e tem algum recurso. Estude, consulte e pense muito bem qual negócio deve abrir. Já bem pensado, abra! Abra, sim, seja um empreendedor. Acredite, tenha confiança, mas saiba porquê. E lembre-se: começar um negócio é só começar. Você precisará mantê-lo. E, como a você mesmo, cuide permanentemente dele. Bons negócios.

NOTAS:

Gilberto Martins, procurador-geral de Justiça do Pará, foi condecorado com a Medalha Exército Brasileiro, em alusão ao Dia do Exército. Na foto, Martins com Sérgio Oliveira, comandante do Exército (Arquivo Pessoal)


 

ClubHouse em alta
O aplicativo de conversas em áudio recebeu uma nova rodada de investimentos. A empresa revelou a informação em seu encontro semanal, mas não abriu o valor. Atualmente, o app está avaliado em US$ 4 bilhões.

Injeção na economia
Que tal viajar às Ilhas Maldivas e, de quebra, ser vacinado contra o novo coronavírus? Essa é a proposta do programa 3V - visita, vacinação e férias (vacation em inglês) -, anunciado pelo ministro do Turismo do arquipélago. A iniciativa, que pretende estimular a principal atividade geradora de renda local, terá início após os 540 mil habitantes serem totalmente imunizados e prevê que o turista possa escolher entre três opções de vacina: AstraZeneca/Oxford, Sinopharm e Pfizer.

Atendimento pós-covid 
A Unama retomou os tratamentos aos pacientes com sequelas do coronavírus. Estão disponíveis à comunidade, mediante agendamento prévio, serviços voltados para fisioterapia respiratória, escuta psicológica, terapia capilar e nutrição clínica. Os atendimentos são realizados no campus Alcindo Cacela e direcionados às pessoas acometidas direta ou indiretamente pela doença. Entre as novidades, atendimento remoto em psicoterapia e nutrição clínica. Todas as sessões, sejam elas on-line ou presencial, são de baixo custo e necessitam de avaliação. Os agendamentos de Fisioterapia e Estética devem ser feitos pelo telefone 4009-3069, nos horários de 8h às 11h e das 13h às 19h. Já os de Psicologia e Nutrição seguem de 8h às 18h, por meio do número 4009-3012.

Reinvenção
Sem perspectiva de recuperar o nível de ocupação do início de 2020 antes de 2023, algumas redes de hotéis aproveitam a reabertura gradual da economia para buscar opções de receita. Uma das alternativas encontradas foi transformar quartos vazios em escritórios. Saem camas e mesas de cabeceira e entram escrivaninhas e cadeiras, compondo espaços que são alugados por valores mensais a partir de R$ 2 mil.

Aquecimento
A busca por financiamento no Brasil indica recuperação em março. O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) cresceu 2% no terceiro mês deste ano. Em fevereiro, havia registrado queda de 9%. Na comparação interanual, apresentou alta de 38%, superando a marca vista em igual período concluído em fevereiro, quando avançou 21%. O INDC foi influenciado positivamente pela maior busca por crédito para a compra de móveis (52%) e eletroeletrônicos (83%).

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL