Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Mais Liberal

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Apreender & Empreender com Carol Marques e a prorrogação do Simples Nacional

Mais Liberal
Carol Marques (Carol Marques Fotografia)

Aprender & Empreender

Nome: Ana Carolina Marques
Idade: 37 anos
Nome do negócio: Carol Marques Fotografia
Segmento: fotografia
Tempo de atuação: 14 anos

Quais foram os maiores desafios ao iniciar seu negócio? 
Sem sombra de dúvida, a compra de equipamentos de ponta, que são extremamente caros e de fundamental importância para o resultado que queríamos alcançar. Os cursos também necessitam de um investimento relativamente alto, haja vista que muitos deles são fora do estado e até do País. Um desses cursos deu uma grande guinada em nossa carreira, em 2013, quando fomos para Áustria com o renomado fotógrafo brasileiro Everton Rosa. De lá, trouxemos muitos conhecimentos que agregaram em inovações, O que deu uma grande movimentada em nosso público. 

Quais os acertos?
O nosso público almeja inovação e trazer uma nova leitura da fotografia, com certeza, deu um boom em nosso trabalho. Mas não somente as novidades. Ter um relacionamento de confiança com seu cliente e superar as expectativas é sempre o melhor acerto com retorno certo e positivo, pois não somente o cliente, como os familiares e fornecedores envolvidos naquele trabalho passam a indicar o serviço com muita ênfase.

E os erros?
No início, não focamos em uma linha de fotografia e fazíamos todo tipo de fotos. Isso não nos dava o destaque que almejávamos nem conseguíamos o tempo necessário para nos dedicarmos a aprender e obter a experiência uma área específica.

Que dica você deixa para quem deseja empreender?
O primeiro ponto é perceber se é apaixonado por esse trabalho. Se pergunte se conseguiria viver feliz dessa arte, pois ela imprime o nosso olhar e, se fazemos com muito afinco, amor e dedicação, conseguimos um bom resultado. Os investimentos podem ser feitos gradativamente, à medida que você vai se encontrando nos trabalhos mais simples e percebendo as suas necessidades e vontade de continuar. Mas nenhuma escola será melhor que a experiência, persistência e vontade de vencer.

NOTAS:

O jornalista Daniel Nardin é o novo diretor de Conteúdo do Grupo Liberal, responsável pela gestão da Redação Integrada, que gera conteúdo para os jornais O Liberal, Amazônia, OLiberal.com e as rádios Liberal AM e FM. Entre as expectativas, trazer mais profundidade e relevância às produções jornalísticas e de entretenimento, somadas à qualidade no formato, que terá maior volume de audiovisual. Daniel é mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB e possui ampla experiência em Comunicação Pública, com passagens pelo Senado Federal. Foi ainda secretário de Comunicação do Estado do Pará. (Akira Onuma / O Liberal)

Nova gestão 

As eleições para os cargos de reitor e vice-reitor e diretor e vice-diretor dos Centros de Ciências da Universidade do Estado do Pará serão realizadas, pela primeira vez, em formato on-line, marcada para o dia 5 de maio. O pleito será via VOTAnet, sistema virtual disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). O período de campanha, iniciado no último dia 17, contará com apresentação das chapas de reitor e vice-reitor, no próximo dia 7, e debate, no dia 29 de abril.

Em cerimônia comemorativa pelo Mês da Mulher, Cilene Sabino, presidente da Jucepa, toma posse, hoje, como membro honorário do Instituto dos Advogados do Pará em reconhecimento pela sua contribuição para o Direito paraense. O evento será on-line pelo canal do instituto no YouTube, às 18h. (Arquivo Pessoal)

 

Microcrédito

O Banco da Amazônia planeja aplicar R$ 200 milhões no Microcrédito Urbano e R$ 15 milhões no Microcrédito Rural em 2021. O valor é o dobro do que a instituição realizou em 2020. De acordo com o gerente executivo de Pessoa Física, Luiz Lourenço, a expectativa é fechar o ano com pelo menos 50 mil clientes atendidos. Entre as atividades que podem ser beneficiadas pelas duas linhas de crédito estão feirantes, costureiras, artesãos, donos de mercearias e pequenos agricultores familiar. Mais informações em bancoamazonia.com.br.

Estímulos ao crescimento
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que \trabalha em um projeto de regularização tributária destinado a empresas, que deve avançar na Casa em abril. O senador também citou marcos setoriais, como o que reorganiza as ferrovias no país, e ainda privatizações, caso da capitalização da Eletrobras enviada pelo governo ao Congresso.

Simples Nacional 

A pedido do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, o Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu prorrogar os vencimentos de impostos para empresas enquadradas no modelo de tributação. A medida estendeu os prazos dos tributos com vencimentos em abril, maio e junho de 2021. A seguir, confira como fica o novo calendário. 

-Período de apuração de março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a 1ª em 20 de julho e a 2ª em 20 de agosto de 2021;

-Período de apuração de abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, em 20 de setembro e 20 de outubro de 2021;

-Período de apuração de maio de 2021, com vencimento original em 20 de junho de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a primeira com vencimento em 22 de novembro e a segunda vencendo em 20 de dezembro de 2021.

Mais Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL