CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Reação? Azulinos desafiados pelas circunstâncias, contra o Águia

Carlos Ferreira
fonte

Nenhum fato novo que indique um Remo diferente contra o Águia. A permanência de Ricardo Catalá torna a torcida ainda mais hostil. O time já mostrou que não reage bem às pressões. Esse estado de tensão faz do jogo contra o Águia o mais difícil do Leão Azul neste começo de temporada.

Sem consistência tática, sem estabilidade emocional e ainda sem resistência física para impor grande intensidade, o Remo está desafiado a se superar em todos os aspectos. Uma vitória sobre o Águia pode aliviar as tensões, mas uma derrota tornaria a crise insustentável para Ricardo Catalá e alguns jogadores. Esse sofrimento até pode solidificar o grupo e fazê-lo dar a volta por cima. Tudo depende das condutas nessa adversidade.

Hélio fala mais grosso do que nunca

Com o Papão soberano no campeonato estadual, Hélio dos Anjos está falando mais grosso do que nunca com os jogadores, para evitar qualquer sinal de soberba. Isso é importante! O futebol está cheio de exemplos de perda de rumo por autossuficiência.

Neste sábado, em Parauapebas, a pressão será toda do “lanterninha” Canaã, que está nas últimas cartadas para evitar rebaixamento. Isso indica que o Papão terá um adversário muito valente, obstinado pela vitória. O time bicolor precisa entrar em campo muito ligado para evitar surpresas, sobretudo porque alguns titulares serão poupados para o jogo da quinta-feira, em Rondônia, pela Copa do Brasil, contra o Ji Paraná.

BAIXINHAS

* Técnicos que passaram pelo que Catalá está passando e deram a volta por cima, sendo campeões: nNo Remo, Carbone em 1999 e Júlio César Leal em 2003, campeões estaduais. No Paysandu, Joel Martins em 1991, campeão brasileiro, e Givanildo Oliveira em 2000, campeão brasileiro e campeão dos campeões nos anos seguintes.

* Ricardo Catalá também pode dar a volta por cima? Sim, pode! Porém, nessa adversidade ele não tem no time nenhum jogador com lastro no clube, nenhum grande líder. Isso torna a reação mais difícil nesse clima de pânico. Mais difícil, porém possível!

* “Jogo de seis pontos”, neste sábado, entre Castanhal x São Francisco, que são concorrentes diretos. Vencendo, o Japiim dá um passo largo para evitar rebaixamento e até fica próximo da classificação. O São Francisco joga para sair da zona da degola ou para se manter em condições de escapar. É jogo com os componentes de uma decisão.

* A ascensão do Santa Rosa ameaça a invencibilidade da Tuna. Esse jogo vai ser na manhã de domingo, com o Santinha jogando para confirmar a classificação e a Tuna para se manter na vice-liderança. Também neste domingo, Tapajós x Caeté, Cametá x Bragantino, ambos à tarde.

* Oportuna a nota de repúdio do Paysandu à violência de criminosos de uma "torcida" do Sport contra a delegação do Fortaleza em Recife. Toda manifestação contra esse tipo de fato tem que ser destacada. 

* Profissionais do Remo estão fazendo apelo à torcida por espírito desarmado no domingo, no Baenão, não só por uma questão de segurança, mas também de ambiente. Afinal, pressão em excesso só vai atrapalhar. Contudo, quando a bola rolar, o time vai precisar fazer por merecer a trégua. 

* Melhor jogador desse time do Remo, Marco Antônio está mostrando postura de líder ao falar em nome do elenco, fazer críticas ao próprio time, se solidarizar ao técnico Catalá. Conduta de quem tem personalidade, influência e compromisso com a causa do clube.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA