CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Papão repete pecados e volta de Manaus em desvantagem

Carlos Ferreira

Vulnerável no serviço defensivo e previsível nas ações ofensivas. O Paysandu perdeu de 1 x 0, mas poderia ter sido por mais um ou dois gols, não fosse a incompetência dos atacantes do Manaus. 

O Papão jogou avançado, sim, mas fora do conceito de jogo em bloco. O time bicolor teve baixa concentração, baixa competitividade e, em na maior parte do jogo, esteve irreconhecível. Ao contrário, o Manaus foi um time muito aceso e aguerrido, que fez o bastante para lamentar o placar magro. Mas terá a vantagem do empate em Belém. 

No domingo, ou o Paysandu resgata a alma e se impõe ou dá adeus à Copa Verde. Ontem, o time bicolor foi uma caricatura de si mesmo. 

Leão esbanjou força emocional

Baenão lotado, "pulsando". Gol do Amazonas em vacilo de Nathan. Conjuntura totalmente adversa que sugeriria nervosismo e caos. Mas o que vimos na quarta-feira foi o time azulino esbanjar força emocional, virar o placar, resistir à pressão do adversário e curtir uma noite de "lua de mel" com a torcida. 

Óbvio que força emocional nenhuma resolve em campo sem as competências tática, física e técnica, mas é fator determinante em jogos tensos. Pode ter sido um legado deixado pelo coach Jean Schiavinatto, especialista na avaliação comportamental de profissionais no futebol, que integrou a comissão técnica de Ricardo Catalá. 

BAIXINHAS

* A virtude psicológica mostrada pelo time do Remo contra o Amazonas é extremamente valiosa. O clube precisa encaixar na comissão técnica um outro profissional da área, para a continuidade do que Schiavinatto construiu.

* Gustavo Morínigo já deixou claro que o Remo não vai jogar em bloco baixo, amanhã, em Manaus. Se isso ocorrer, será em momentos pontuais, por circunstâncias de pressão do Amazonas. A ideia é que o Leão se imponha também com a sua força ofensiva. 

* Águia, terceira força do futebol paraense. À luz da história, a Águia do Souza (Tuna) pelos seus dez títulos estaduais e dois nacionais. À luz da atualidade, o Águia de Marabá, atual campeão estadual e único representante paraense na Copa do Brasil. Em outras palavras, a Tuna "é" e o Águia de Marabá "está" terceira força. 

* Ronald visto com bons olhos por Morínigo. O técnico paraguaio está explorando a dinâmica de Ronald para ter nele uma peça multifuncional, desde que tenha mais concentração em campo, nas funções de marcação.

* Copa Grão-Pará. Amanhã, 10 horas, São Francisco x Bragantino no Complexo do Castanhal. Domingo, 15:30, Caeté x Santa Rosa em Bragança. Esses dois jogos já decidem os adversários dos eliminados da semifinal estadual.

* Ainda não há certeza, porém, dos acessos em disputa. A tendência é que só valha vagas na Copa do Brasil e Copa Verde, com Águia e Tuna tendo confirmação do acesso à Série D como semifinalistas do Parazão, conforme o Regulamento Geral de Competições da CBF.

* Nathan teve o apoio moral dos colegas ao errar no gol do Amazonas e repetiu o erro em outro lance, mas nem chegou a conhecer a ira da torcida. Afinal, a noite era de bênção para os azulinos. O próprio Nathan ganhou aplausos em outros lances, com sua bravura. No entanto, mereceu e deve ter recebido "puxões de orelha" nos bastidores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA