CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Os detalhes táticos das reestreias de Paysandu e Remo no Parazão

Carlos Ferreira
fonte

Tony, o mais beneficiado no novo perfil do Papão 

Antes muito inibido nas ações ofensivas, prejudicado pela estrutura da equipe, o lateral Tony é o jogador mais beneficiado na nova formatação tática do Papão. Agora, ele tem espaço e com quem trocar passes para jogadas de cruzamento, como no lance do gol de Nicolas, contra o Paragominas. Antes, com 
Serginho sempre limitado no papel de meia, e um atacante aberto pela direita (Uilliam ou Deivid Souza), o lateral subia em vão. Não tinha como ser produtivo. 

Ainda com Deivid Souza (que ontem deixou o clube) e mais ainda com Matheus Anderson, o Papão ganhou mais mobilidade e versatilidade do meio pra frente. Mas a defesa, agora menos protegida, mostrou-se vulnerável em diversos contra-ataques. Achar o equilíbrio e dar estabilidade ao time deve ser o desafio mais urgente de Hélio dos Anjos, já para o jogo de hoje, contra o Itupiranga.

 

Leão: a busca do encaixe

Em boas e más surpresas, a prática negou as teorias na reestreia do Remo, contra o Águia. O time só ganhou dinâmica com as boas substituições e o cansaço do Águia. O jogo valeu muito como avaliação para Mazola Júnior na busca do encaixe da equipe. Amanhã, diante do Tapajós, vai poder experimentar melhor as opções.

Robinho e Ronald subiram de cotação. Passam a ter mais espaço? Parece óbvio que sim. Vale a pena insistir com Xaves? Parece óbvio que não. A fase é de reconstrução do time. Ou dos times, já que esta semana Mazola Júnior prepara o time alternativo para enfrentar o Tapajós amanhã e o principal para enfrentar o Jacuipense, domingo, na Serie C. 

 

BAIXINHAS 

* Papão passa a ter a melhor defesa do campeonato (só seis gols tomadas em nove jogos) e isolou-se como maior artilharia: 21 gols. Além disso, Nicolas empatou com o Pecel (Castanhal) na artilharia, em 8 x 8.

* Semifinais desenhadas com Paysandu x Paragominas, Remo x Castanhal. Só não seriam esses os cruzamentos se a rodada de hoje e amanhã trouxer surpresas. Bragantino e Águia torcem loucamente para o Carajás vencer o Paragominas, para decidirem vaga entre eles. 

* Paysandu e Remo se valeram do preparo fisico e sobraram em campo nos últimos 20 minutos. A vantagem fisiológica de quem treinou mais no pós-quarentena será ainda maior nos jogos de hoje e amanhã. É que vai pesar a fadiga muscular desse recomeço. 

* De onde vieram o nome e a cor (azul marinho) do Clube do Remo? O nome é do Rowing Club (em inglês, Clube do Remo, tradicional agremiação de regatas de Londres) e a cor oficial é a do Reino Unido. Por falta de iniciativa do clube paraense, o Rowing Club ainda o desconhece.

* Os irmãos Raul e Vitor Engelhard voltavam de Londres, onde torciam pelo Rowing Club, quando amigos estavam fundando o novo clube. Raul propôs o nome e a cor do clube inglês. Inicialmente, o nome aprovado foi Grupo do Remo, em 1905. Seis anos depois, Clube do Remo. Antônio Carlos Teixeira, grande benemérito remista, é bisneto de Vitor Engelhard. 

* Hoje o título da Copa dos Campeões, do Papão, atinge a maior idade. No dia da decisão, Vandick conseguiu permissão do prepador físico Wellington Vero para comer três cocadas, com o argumento de que lhe dariam sorte. E deram! Ele fez três gols na vitória por 4 x 3 sobre o Cruzeiro. Um gol para cada cocada!

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA