CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Os desafios do Paysandu e a tolerância estratégica no Remo

Carlos Ferreira

Caminhos, desafios e tendências para o Papão

Finalista da Copa Verde, com calendário até 20 de novembro, o Papão tem caminhos, desafios e tendências pela frente. Vai dar 10 dias de folga ao elenco para amenizar o vazio do calendário, vai ter que arcar com obrigações trabalhistas mesmo sem jogar nos próximos 40 dias, mas tem a tendência de manter 60% do elenco para a próxima temporada, como quer Hélio dos Anjos, sobretudo se fechar 2019 com o título da CV.

Se realmente mantiver dois terços do atual elenco e toda a comissão técnica, o Paysandu já estará bem encaminhado para 2020. Assim, não sentiria tanto o aperto de datas para a pré-temporada, visto que só deverá iniciá-la em janeiro, duas ou três semanas antes da estreia no próximo Parazão.

 

A tolerância estratégica de Eudes Pedro

Como encontrou um elenco formado e só poderia fazer encaixes e ajustes no time para a  Copa Verde, Eudes Pedro teve que se curvar as circunstâncias. Teve tolerância estratégica enquanto líder e tentou fazer omelete com  ovos de codorna. Não fez o omelete, mas viu quem serve e quem não serve para o seu projeto. No entanto, a diretoria vem sendo pressionada a dispensá-lo. Se ficar, vai ter que esticar a tolerância com Eduardo Ramos e Neto Baiano, vinculados para 2020, mas com alternativas que não teve nesse primeiro período.

Se a ideia é ter time vigoroso, intenso, ambicioso e com recursos técnicos para tal, Eudes terá que descobrir soluções na base e em algumas importações pontuais. Agora, sabendo onde está pisando, o técnico azulino deve (ou precisa) saber o que fazer, se é que vai permanecer.

 

BAIXINHAS

* Por que o Paysandu vai dar dez dias de folga ao elenco, a partir de quinta-feira? Hélio dos Anjos justificou apelando para constatações científicas de que não vale a pena manter a rotina de treinos com objetivo tão distante. À luz da fisiologia, a folga é importante para a restauração das fibras musculares dos atletas e a retomada do trabalho para alto nível de força, resistência e velocidade nas finais da CV.  Algo como descer um degrau para subir dois.

* Além de Vinícius, Yuri, Eduardo Ramos e Neto Baiano, o jovem  Higor Félix também está vinculado para 2020. O atacante mineiro causou boa impressão e, como é barato, vale a pena como aposta. Tem o aval de Eudes Pedro. Também devem ficar Tiago, Cesinha, Jensen, Mimica, Fredson, Ronael, Weslei, Djalma, Carlos Alberto...

* Perema é o único candidato a bi da Copa Verde. Único remanescente do time campeão da CV 2018, o zagueiro bicolor vive a sua plenitude no futebol, casando sua evolução técnica com a maturidade. O contrato termina nesta quinta-feira e ele vai negociar a renovação.

* Sobre a demora na divulgação dos borderôs de Remo e Paysandu, que esta coluna disse contrariar o Estatuto do Torcedor, a FPF consultou sua equipe jurídica e esclareceu que a obrigatoriedade para o período do jogo é só para totais de pagantes e de renda. A explicação da Federação foi apresentada também ao Ministério Público.

* Papão irá à luta na CBF para antecipar as finais da Copa Verde. Presidente Ricardo Gluck Paul buscando apoio ao pleito, que é absolutamente legítimo. É reação tardia a um extremo absurdo da CBF.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA