CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Amanhã, 58° título do Papão

Carlos Ferreira
fonte

O título da Copa Verde 2024, a ser confirmado amanhã, em Goiânia, diante de um time alternativo do Vila Nova, será o 58° da história do Paysandu. Vai somar-se a outros três da CV, um da Copa dos Campeões, dois da Série B, um da Copa Norte e 50 estaduais.

O Papão já teve outras conquistas construídas logo no primeiro dos dois jogos finais, como os títulos estaduais de 2009 (6 x 1 e 3 x 2 sobre o São Raimundo) e de 2013 (4 x 0 e 3 x 1 em cima do Paragominas). Os bicolores revivem nesta decisão de Copa Verde o conforto de uma vantagem maiúscula: 6 x 0. O jogo será uma formalidade para mais uma festa de campeão.

Mais que técnico, Rodrigo Santana terá que ser um grande líder no Remo

O futebol do Remo/2024 foi planejado para funcionar sob as ordens de um CEO, executivo master. Mas Sérgio Papellin não está conseguindo ser o gestor que o clube e todos nós esperávamos. Os muitos erros já cometidos estão refletidos em campo. 

Gustavo Morínigo se limitou as funções de técnico e a estrutura não funcionou para ele. Só vai funcionar para Rodrigo Santana se ele conseguir exercer uma liderança 360 graus e mobilizar todo o seu entorno. Uma providência urgente, óbvia e fundamental é checar os dados estatísticos individuais de performance física. Os números vão dizer quem está suando e quem está sugando, com quem ele pode ou não pode contar para tornar o time competitivo. 

BAIXINHAS

* Salta aos olhos a causa da vulnerabilidade do Remo. Pela falta de intensidade, o time não fica compacto, dá muito espaço ao adversário e se arrasta para ir ao ataque. Mas isso os dados estatísticos do rendimento físico de cada jogador podem esclarecer. 

* De imediato, o novo técnico azulino precisa tirar do time quem está sugando suor dos colegas e emperrando o time. Mais que isso, tem que corrigir condutas no Baenão. Tem que ser mais que um técnico de futebol.  Isso, ou será mais uma vítima.

* Com incongruências gritantes, o Remo está se esforçando para voltar à Série D. Folha salarial e outros custos altíssimos para um time inconfiável. Contratações graciosas avaliadas por um "analista de mercado" (Rafael Silva, ex-Fortaleza) que não pode ser levado a sério. Antes dele, pecados dos analistas de desempenho. Enfim, o "filtro" das contratações custa caro e não funciona. 

* João Vieira, 26 anos, herói bicolor na conquista da Copa Verde 2022, é o único remanescente daquele time. Amanhã, o paranaense de Pato Branco vai fazer o 96° jogo dele pelo Papão, segundo estatísticas do site ogol. Dos cinco gols com a camisa bicolor, o mais importante foi em 2022, no título da CV.

* Nem o dissabor da volta à Z4 da Série C tira dos bicolores o espírito de celebração desse título da Copa Verde. O astral de campeão deve ajudar muito o Papão a reagir no Campeonato Brasileiro. Próximo jogo só na terça-feira, em Belém, contra a forte equipe do América Mineiro. 

* As derrotas de Sampaio Corrêa e CSA permitiram ao Remo permanecer no 14° lugar na Série C. Dois times da Z4 se enfrentam hoje: Ferroviário (1 ponto) x Floresta (0). Os gaúchos Caxias e São José também estão na Z4, mas com apenas dois jogos cada. 

* São Francisco resolveu brigar na Justiça pela iminente quarta vaga do Pará na Copa do Brasil, com base no regulamento da Copa Grão-Pará, da qual foi vice. Mas o Regulamento Geral da CBF só permite uma vaga às Federações por competição seletiva, que a Tuna levou. A outra será do Águia, via campeonato estadual. 

* Laterais Diogo Batista e Roberto, volante/meia Guilherme Mantuan e o atacante William Barbio. Nomes que entram nos noticiários do Leão Azul. Diogo Batista, 20 anos, cedido pelo Coritiba, já em Belém. Novas dispensas em breve.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA