CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

A estratégia de poker de Eudes Pedro no Remo e a força mental de Hélio dos Anjos no Paysandu

Carlos Ferreira
fonte

Plano ou blefe de Eudes Pedro?

Sobre a formação do Remo para o Re-Pa, Eudes Pedro suscitou em entrevista a hipótese de 4-2-4. Isso já provocou inúmeros comentários, na busca de interpretação para o que parece uma charada. Nos antigos conceitos táticos do futebol, isso seria hoje uma insanidade: time totalmente exposto. Mas nos conceitos modernos significa um time compactado em linhas de marcação, em que a função é muito mais importante que a posição.

Eudes Pedro trabalha numa filosofia de jogo que consiste em ter maioria em qualquer espaço do campo, seja na defesa ou no ataque. Jogo em alta intensidade, sempre para compactação. Pelo menos, está trabalhando para isso. Vejamos como vai funcionar no Re-Pa, a nossa "prova dos nove".

 

Papão investe em força mental

Tal como no seu primeiro Re-Pa na Série C, que venceu por 1 x 0, Hélio dos Anjos está investindo na força mental do time, associando concentração, aplicação tática, ambição e bravura. Comunicador por excelência, com bom domínio de neurolinguística, o técnico bicolor está usando suas técnicas para dar suporte psicológico ao time na fervura do clássico.

O Papão é um time com identidade tática bem definida, de funções simples, mas bem executadas. Um feijão com arroz bem temperado!  O clássico, porém, requer mais pimenta. Nessa missão, Hélio dos Anjos assume o papel de "Mestre Cuca" contra o discípulo de Cuca.

 

BAIXINHAS

* No temperamento, sobretudo na fixação em manter o time aceso, Hélio dos Anjos lembra bem mais o vitorioso Cuca (Alexi Stival) do que Eudes Pedro, que foi auxiliar de Cuca por 14 anos. No entanto, muito da linha de raciocínio do técnico remista tem larga influência do seu mestre. Vejamos na prática!

* Nesta temporada o goleiro azulino Vinícius tomou 25 gols em 35 jogos. Números melhores que em 2018 (30 jogos e 29 gols) e em 2017 (20 jogos e 23 gols). Os números são melhores porque Vinícius (34 anos) vem sendo menos exigido. Craque do Ano nas duas últimas temporadas, desta vez está sendo figura mediana.

* Giovanni (32 anos), paulista, formado pelo Marília, profissionalizado pela Ponte Preta, passou oito anos no Atlético Mineiro, sem chances para sequência de jogos. Este ano fez 21 jogos pelo Guarani de Campinas e já tem quatro pelo Papão. Titular na Copa Verde, o goleiro bicolor será estreante em Re-Pa, tal como o lateral azulino Cesinha.

* Com 647.662 pagantes em 202 jogos nas seis edições, a Copa Verde tem na sua história uma média ridícula de 320 ingressos vendidos por jogo. No entanto, o Remo tem média de 12.992 e o Paysandu de 10.507 pagantes por jogo, conforme dados do portal Sr Goool. Leão e Papão são dois oásis nesse deserto.

* CBF define hoje a arbitragem para o clássico Remo x Paysandu. Os clubes chegaram a pedir até VAR para o Re-Pa, mas nem tiveram resposta. Seja quem for o árbitro, venha de onde vier, deverá ter muito trabalho. O jogo tende a ser dos mais tensos da temporada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA