Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Olhos bem atentos para os assuntos em destaque

Bernardino Santos

Vaga do Moro
Até o dia 21 deste mês, os juízes federais do Paraná, deverão comunicar a Justiça Federal de lá se querem ser removidos para Curitiba, para ocupar a vaga deixada por Sérgio Moro. 

Sem paletó
João Doria, o governador de São Paulo mandou os secretários e funcionários tirarem o paletó e gravata. Quer todos de calça jeans, sapatênis e camisa arregaçada trabalhando fora dos gabinetes. 

Português
O empresário José Carlos Mendes assumiu a presidência do Grêmio Português, tendo como vice presidente, Antônio Cunha e Orlando Dourado na secretaria. Arnaldo Rodrigues e Raimundo Azevedo são os diretores sociais.

Cubanos
Os médicos cubanos já se foram deixando saudades em muitos municípios brasileiros e levando uma mudança em equipamentos eletroeletrônicos, além de roupas, calçados e relógios mostrando que o salário não era tão ruim assim. Hoje, muitos municípios continuam sem médico. 

Pisando na bola
Esta vem do meu informante de Brasília. Se depender do ministro Paulo Guedes, os clubes de futebol vão perder o patrocínio da Caixa Econômica.  

Saúde
Embora o Estatuto do Idoso proíba os planos de saúde de aumentar a prestação dos usuários ao completarem 60 anos, a família deve ficar atenta. A lei permite apenas o reajuste de acordo com a inflação, porém algumas empresas querem aumentar em mais de cem por cento depois que o associado completa 60 anos.

Previdência

Outro direito pouco conhecido é o Seguro Saúde para quem viaja a alguns países da Europa ou América Latina. O INSS assume suas despesas nesses países em casos de acidentes e cobre os custos desde que o turista tenha preenchido o formulário do Instituto antes da viagem. 

Picapau
A partir de agora toda a obra literário de Monteiro Lobato caiu no domínio público. Qualquer editora pode relançar o Picapau Amarelo e tantas outras do mestre da literatura infantil.

As mulheres
O Brasil anda mal das pernas no futebol, no volei, basquete e até na Fórmula 1, onde não temos um campeão há décadas. Mas as mulheres estão fazendo a diferença nos dando medalhas no judô, na natação, no futebol com a atacante Marta e mais recentemente com a lutadora do MMA Amanda Nunes, detentora de dois cinturões e xodó do todo poderoso Dana White, o mago das lutas marciais.

O cirurgião plástico Paulo Maurício e a empresária Monalisa Lima circularam em clima de lua de mel pela Europa (Divulgação)

VITRINE- José Fernando Gomes, presidente do Simineral, vai comemorar neste sábado, os 12 anos do sindicato da indústria do minério.

- A desembargadora Pastora Leal, presidente do TRT aproveitou o recesso do judiciário para passar uns dias na Itália, junto com a filha Vitória Leal.
 
- O ortopedista Ricardo Ribeiro está em Miami aproveitando suas férias. Depois estica até Cancun.
Bom dia para o prefeito Zenaldo Coutinho, leitor da coluna, logo no café da manhã.

 

- O vocalista e gaitista Val Fonseca e o guitarrista Davi Amorim estarão na sexta-feira na Casa do Fauno, a partir das 22 horas com u show de blue e jazz.
 

- O tradicional baile Vermelho e Verde será o ponto alto do Grêmio Português, na temporada de carnaval.
  Mízar Klautau Bonna está trabalhando em mais um livro sobre o Círio de Nazaré, para lançar em outubro.

 

- No almoço de ontem, no Privilégio, encontrei ontem as elegantes Francy Meira e Célia Medina Cavalcante.
Em outra mesa, o plástico Paulo Maurício que acaba de retornar da Europa e o magistrado Ernane Malato que passou a virada do ano em São Paulo.

- Um abraço para Taissa Lobato trocou de idade ontem e comemorou ao lado de sua mãe, Zelia Lobato, no Rio, onde estão radicadas. 

- Marcelo e Armando Acatauassú preparam novidades neste início de ano, na hamburgueria que comandam.

 

 

Bernardino Santos