Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Despedida de João Carlos Pereira e retorno de Bernardino Santos à coluna

Bernardino Santos

CARTAZ DO CÍRIO 
- A Mendes Publicidade, há anos responsável pela criação do Cartaz do Círio, recebeu a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para uma sessão de fotos feita por Tarso Sarraf. Durante duas horas e meia, a Senhora foi fotografada, com o manto do ano passado, num ambiente especialmente preparado para Ela. 
- A primeira proposta de cartaz ficará pronta ainda este mês e será levada à comissão que escolhe a peça. O lançamento do cartaz do Círio 2019 acontecerá em grande estilo, em maio. 

SOSSEGO 
Amigo desta coluna, que adora Mosqueiro, ficou impressionado com a tranquilidade do carnaval na ilha. Até as cadeiras na porta voltaram, para que as famílias apreciassem o movimento. 

Karen e Luiz Alberto Rocha no cenário cultural de Belém (Divulgação)

AÇÕES PREVENTIVAS 
Um projeto denominado “Proerd” - programa de resistência às drogas e violência – tem levado ações preventivas de combate às drogas e à violência nas escolas do Mosqueiro. O comandante Wilson Araújo e o subcomandante Francisco Ferreira, do 25º. Batalhão, que cobre a Vila, coordenam as ações que, ao que parece, estão dando resultado. 

LANÇAMENTO 
O escritor Alfredo Garcia programou para amanhã, no Theatro da Paz, lançamento do livro “Teatro para Curumins”, com duas peças de sua autoria destinadas ao público infantil. Os autógrafos acontecerão das 10 às 22 horas, durante a programação “12 horas de Teatro”. Este é o 46º. livro de Garcia. 
 

PAUTA TEATRAL 
A Escola de Teatro e Dança, do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, abriu inscrições para solicitação de uso das instalações do Teatro Universitário Cláudio Barradas. Os interessados em pauta devem encaminhar os pedidos até 25 de outubro, para utilização no período. DIA DA MULHER 
No dia internacional da Mulher, a coluna faz uma homenagem especial a todas elas e registra uma venda excepcional de flores, nas lojas especializadas da cidade. As floriculturas foram abastecidas na quarta-feira (ontem não houve e hoje não está programada reposição de estoques) e é esperada uma procura menor apenas que a do dia das mães. 

Heloíla e Manoel Cavalcante, ele em dia de ganhar muitos parabéns. (Divulgação)

VITRINE

- Gabriela Mattos Affonso assumiu a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes e já está a todo vapor, ao lado da presidente Glória Caputo e da diretora técnica Jena Vieira. 
- Fernando Velasco Neto e Dandara Figueredo curtiram relax com carnaval, em Recife. 
- O amigo Manoel Cavalcante aniversariou ontem e comemora a data amanhã, cercado pelo carinho de amigos e familiares, em evento comandado pela esposa Heloísa Kaluf Cavalcante. 
- Peta Falesi Baena vai cumprir o jejum da quaresma em conformidade com a orientação do papa Francisco: aumentará seu trabalho assistencial, ficando bem perto dos mais necessitados. Belo exemplo. 
- O cirurgião oncológico Antonio Bomfim Avertano Rocha pronuncia, até domingo, em Paris, palestras sobre sua especialidade para os professores de Cambridge, Georges Pompidou e Modena Reggio Emilia da Itália, reunidos sob a Direção Franco-Brasileira de Oncologia. 
- O Emerson Jr e Izabella Motta fugiram do carnaval, nas terras da Califórnia, aproveitando o frio e as paisagens geladas dessa época. Defumar os pratos na frente dos clientes de seu restaurante é a novidade que chega a Belém trazida por Altamira Lourenço e Nathalie Furtado. 
- Os médicos Ronaldo e Cristina Alves estão curtindo um cruzeiro entre Miami, Jamaica, Ilhas Cayman e Cozumel, finalizando em Cuba. 
- Bom dia para o amigo, jornalista e publicitário Ronaldo Pena, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. 
- José Maria de Castro Abreu Júnior programou para 16 de março, no Instituto Histórico, o lançamento do livro “O Vírus e a Cidade”, sobre a gripe espanhola em Belém, em 1918. 
- Depois uma longa interinidade, devolvo o leme da coluna para o titular, o amigo Bernardino Santos, que volta a pilotá-la a partir de amanhã, se Deus quiser. 
- Plenamente recuperado, o Bernardino reassume com todo pique. Bem-vindo, amigo. 
- À direção do grupo LIBERAL muito agradeço pela confiança e pela liberdade que sempre me permitiu ter. Também sou grato ao Bernardino, pela pareceria, aos colegas de Redação, generosos e acolhedores; e aos leitores, razão de ser de um jornal, meu melhor agradecimento, neste momento em que completo 37 anos de absoluta fidelidade a este jornal. 
- João Carlos Pereira

Bernardino Santos