Bernardino Santos

Jornalista e colunista de O Liberal com 50 anos de profissão. Começou a carreira como repórter em O Liberal e também trabalhou em rádio e televisão.

Bolsonaro em Belém, projeto Circular e pesquisa sobre covid-19 na Uepa

Bernardino Santos

PRESIDENTE

Embora o presidente Bolsonaro não dê muita importância para o coronavírus, até porque já contraiu a doença, a inauguração do espaço Belém Porto Futuro, construído com recursos da União, amanhã, quintafeira, deverá atrair muita gente. Portanto, é preciso ter cuidado.

CIRCULAR

Vão até 20 de agosto as inscrições de novas propostas para a versão digital do Projeto “Circular”.

COMÉRCIO

O presidente do Sindilojas, Joy Colares, acredita que após a pandemia do coronavírus, o comércio de rua irá ganhar um novo alento tanto em função de datas comemorativas, quanto pela revitalização do velho centro comercial, que, certamente, atrairá, mais consumidores.

PESQUISA

Os estudantes de enfermagem da Universidade do Estado do Pará iniciaram a segunda etapa da pesquisa epidemiológica que faz um levantamento de informações sobre a infecção pelo novo coronavírus nos paraenses. Ao todo, nessa nova fase, serão pesquisados 37 bairros da capital e 14, em Ananindeua.

JULGADO

Considerado improcedente pelo TJE , as acusações de irregularidades, por alguns vereadores e o prefeito de Muaná, Murilo Guimarães retornou ao cargo.

SALINAS

Chega a coluna informação que, no último final de semana, o Hospital Regional de Salinópolis atendeu 48 pessoas com sintomas de coranoviris. Entre os atendidos, algumas crianças.

MEDICINA

Em convênio com 12 instituições de Belém e de outras capitais, o Hospital Ophir Loyola promove um estudo multicêntrico para definir normas na reabilitação de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral.

RETORNO

A programação de retorno gradual das atividades presenciais vai alcançar, hoje, mais 28 comarcas do Poder Judiciário do Pará. Elas se juntam às 51 que já integram o planejamento de retomada das atividades.

TRADUÇÃO

A Casa de Estudos Germânicos da UFPA realiza no dia 18 de agosto, às 15h, a primeira “Roda de Literatura em Tradução”, que terá como convidado Daniel Martineschen. Grátis e virtual.

Advogada Paula Zumero, que também é professora e cronista, depois do susto que deu aos familiares e amigos, com problemas cardíacos, já está em casa. Hoje ela troca de idade e comemora a data ao lado da mami Laís Zumero e das filhas Beatriz, Laura e Olivia. Daqui vai o nosso abraço a querida Paulinha, com tudo de bom ()

A elegante Helena Albuquerque Noronha, uma das figuras admiráveis do cenário social de Belém, faz aniversário nesta quarta-feira, mas sem festa. Parabéns, amiga! ()

VITRINE

- Mário Baratta, um dos maiores aquarelistas do Brasil, radicado em Macapá, lançou uma série sobre baleias. Está disponível na internet.

- Um abraço para a arquiteta Carmem Valério Cal que aniversaria hoje. Ao lado do marido, o arquiteto Paulo Cal, as comerações serão em casa. Parabéns, amiga!

- Já no prelo, o primeiro livro de poemas do juiz Océlio Morais, nosso antigo colega de O Liberal.

- Bom dia para o amigo Domingos Fernandez, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

- Pesquisadora Ida Hamoy entrou de cabeça na “pãodemia” e começou a produzir, para consumo familiar, uma deliciosa trança.

- A cirurgiã plástica Irene Coelho de Souza, profissional das mais conceituadas, soma idade nova hoje, sem comemoração. Daqui vão os nossos parabéns.

- Verinha Fidalgo começa um curso sobre iniciação ao Coaching e Neurolinguística.

- Já está circulando a edição de agosto da revista “Chá de Cadeira”, do comendador Raymundo Mário Sobral. No recheio, uma entrevista com este colunista

- Adonis Arouck se permitiu uns dias de folga em Mosqueiro, fazendo a contramão das férias, mas já voltou

- Obedecendo as autoridades sanitárias, a AP não realizará, em setembro, o Círio dos sócios.

- O professor Glau, destaque na área de educação física em Belém, retomou, com todos os cuidados, as atividades de hidroginástica em sua academia.

- Cantinho da poesia: “Atirei um limão n’água e caiu enviesado. Ouvi um peixe dizendo; melhor é o beijo roubado.” (Carlos Drummond).

- Se sair de casa, use sempre a máscara e mantenha a distância entre as pessoas. Cuide-se.,

Bernardino Santos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!