MENU

BUSCA

Mesmo sem a romaria do traslado da Imagem Peregrina, homenagens ganham as ruas esta sexta

Trajeto rodoviário sempre foi marcado por muitas manifestações todos os anos. Mais uma vez, fogos e enfeites ganharam a manhã

Victor Furtado

Mesmo com a romaria suspensa da programação oficial, por causa da pandemia, várias homenagens ocorrem na manhã desta sexta-feira (9), em Belém, no roteiro tradicional do Traslado da Imagem Peregrina para Marituba e Ananindeua.

LEIA MAIS:
- Dezenas de romeiros acompanharam fim da missa da Vigília de Adoração na praça da Basílica Santuário
- Sem procissão e com Basílica fechada, missa Vigília de Adoração reuniu dezenas na Casa de Plácido
- Pontos de atendimento já recebem vários romeiros para o Círio

Desde o fim da Missa da Vígília de Adoração, realizada esta manhã na Casa de Plácido, na Praça Basílica Santuário, homenagens vêm sendo registradas sucessivamente na avenida Nazaré, Magalhães Barata, e avenida Almirante Barroso. O traslado originalmente pecorre todos os anos também a BR-316 e várias outras vias de Belém, Ananindeua e Marituba. 

Por volta das 9h30, servidores do hospital Ophir Loyola fizeram uma pequena homenagem à Virgem de Nazaré em frente ao estabelecimento, na avenida Nazaré, ainda que o Traslado que passaria pela avenida, não tenha ocorrido. 

Residenciais e prédios comerciais da avenida Almirante Barroso, que tradicionalmente fazem homenagens pelo Traslado, também não deixaram de fazer um agrado à Virgem de Nazaré, como o residencial Gláucia Fonseca.

Por volta das 10h da manhã, uma salva de fogos foi registrada também no quartel da Polícia Militar e na sede do governo do Estado, na Almirante Barroso. A homenagem marcou o fim da visita da Imagem Peregrina à sede do governo.

Matriz em Ananindeua permaneceu  fechada 


O movimento na igreja Matriz de Ananindeua, onde a Santa tradicionalmente passa as noites quentecedem as edições da Romaria Rodoviária, no sábado, era tranquilo esta manhã. A igreja estava fechada.

Em outros momentos, nesse horário já haveria arraial e uma grande movimentação em contraste com o cenário desta sexta-feira. Mas a matriz abrirá no domingo do Círio. Esta será uma das 95 igrejas que receberá um fragmento da corda para que cerimônias sejam realizadas.

A redação integrada de O Liberal segue apurando as programações oficiais e a movimentação dos romeiros pelas ruas de Belém. Acompanhe.

Círio