Pontos de atendimento já recebem vários romeiros para o Círio

Fluxo de fieis cresce na BR-316 desde primeiras horas dessa sexta

Dilson Pimentel e Igor Mota
fonte

Das 5 horas da manhã até por volta das 6h20 desta sexta-feira (9), pelo menos dez romeiros foram atendidos no posto montado em frente ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), no bairro Guanabara, em Ananindeua. Eles caminham pela BR-316, em direção à Basílica Santuário de Nazaré, pagando suas promessas à Nossa Senhora de Nazaré. Há sete anos esse atendimento é feito pelo Hospital Metropolitano.

Nesta sexta-feira, 20 voluntários fazem esses atendimentos. São residentes e estagiários: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos.

Os romeiros atendidos até o momento são de Marituba, Castanhal e São Miguel do Guamá, informou Leonardo Ramos Costa, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do hospital. O número de atendimentos está sendo menor que o registrado, nesse mesmo período de tempo, no ano passado. Em 2020, foram 50 atendimentos nesse período de aproximadamente uma hora e meia.

Dependendo da situação de cada um, eles recebem curativos, alongamentos, massagens as pernas.

Geralmente, os romeiros apresentam ferimentos no pé (calo ou fissura, já que caminham bastante pela estrada). Os voluntários fazem curativos, lavam para evitar infecção. Também apresentam fadiga muscular e dor na coluna. Es são hidratados e recebem banana (é rica em potássio e auxilia o bom desempenho muscular). Se tiveram, por exemplo, um pique de pressão arterial, são atendidos no hospital.

image Movimentação de romeiros aumenta na BR-316 (Igor Mota / O Liberal)

Casos mais graves


Se algum romeiro tiver pique hipertensivo, por exemplo, é colocado pra dentro do hospital e atendido pela equipe de urgência. Ainda segundo Leonardo, geralmente o fluxo maior de atendimento de romeiros é entre 10 e 11 horas. O atendimento se estenderá até as 17 horas desta sexta-feira.

Mesmo sem as procissões neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o serviço foi mantido "diante do grande número de romeiros" que fazem o trajeto nessa época, informa o hospital. 

"O HMUE se prepara para receber os fiéis que possam precisar de ajuda. Como todos os anos, vamos oferecer aos romeiros verificação de pressão arterial, glicemia, além de água e lanche”, disse a coordenadora de projetos sociais da unidade, Roberta Cardins.

Em 2019, foram atendidos quase 300 pessoas e, para um evento dessa proporção, os romeiros precisam do apoio do hospital. “As equipes se revezarão na preparação de curativos, aplicação de medicamentos, massagens, e apoio psicológico para que suas promessas sejam concluídas, sem colocar em risco a saúde”, disse Leonardo Ramos Costa, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do hospital.

image Caminhadas começaram antes da aurora, rumo a Belém (Igor Mota / O Liberal)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!