CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: Aeroporto Internacional de Belém tem intensa programação para recepcionar turistas; veja

Batismo de aeronaves, apresentações de carimbó, decoração e até uma missa com a presença da imagem peregrina estão no roteiro de quem chega à capital

Dilson Pimentel

Turistas que chegaram à capital paraense, pelo Aeroporto Internacional de Belém, foram recebidos, nesta terça-feira (4), com uma vasta programação alusiva ao Círio de Nazaré. Pela manhã, houve uma bênção a uma aeronave, que veio de Brasília, apresentação de carimbó, visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e uma missa.

VEJA MAIS

image Feira de Artesanato do Círio abre nesta quarta (5); confira a programação
Evento reúne artesãos de vários municípios do Estado

image Círio 2022: romeiros percorrem BR-316 rumo à Basílica de Nazaré, em Belém; vídeo
Os grupos contaram com os pontos de apoio durante o percurso. Nesses lugares, eles podem parar para beber água, comer, descansar e receber atendimentos médicos

image Círio 2022: Museu Memória de Nazaré completa 10 anos e recebe novas instalações
Em funcionamento desde 2012, espaço conta a história da festa maior dos paraenses

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao Aeroporto Internacional de Belém por volta de 11h40. Esse momento ocorre sempre na terça-feira que antecede a grande procissão de domingo. Um guarda de Nazaré entregou a imagem para o superintendente do aeroporto internacional de Belém, Odone Bizz. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora foi aplaudida pelos passageiros. E o superintendente percorreu a área interna do aeroporto mostrando a imagem para os passageiros.

image A imagem peregrina visitou o Aeroporto Internacional de Belém para recepcionar turistas e abençoar o espaço por onde devem passar 122 mil pessoas na quadra nazarena (Igor Mota / O Liberal)

 

No aeroporto, os turistas que chegam em Belém, muitos dos quais para acompanhar o Círio de Nazaré, foram recepcionados por um grupo de carimbó. É um evento organizado pela Belémtur, da Prefeitura de Belém. Assim que eles desembarcam também na área interna há uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Muitas pessoas param, fizeram fotos e agradeceram à padroeira dos paraenses.

Senhora que mora em Fortaleza tem nome em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

Nazareth Campos, 63 anos, mora em Canoa Quebrada, no Ceará, e desembarcou no aeroporto na manhã desta terça-feira. “Vim para essa festa maravilhosa, que toca o coração de todos que têm família no Pará, os foram criados aqui e também já moraram aqui. É uma festa única”, disse.

Nazareth já morou em Belém e tem familiares na capital. “E, depois dessa pandemia, e de tudo o que nós passamos, é o momento de a gente reverenciar, agradecer”, contou. O nome dela é uma homenagem à padroeira dos paraenses. “Meu pai, quando escolheu o meu nome em São Paulo, onde eu nasci, foi por causa de Nossa Senhora de Nazaré. E, até hoje, tudo o que aconteceu de bom na minha vida eu devo muito a ela”, disse. E explicou que o nome dela tem “th” no final igual está escrito na Basílica Santuário de Nazaré.

VEJA MAIS

image Círio 2022: terminais e aeroporto devem movimentar 200 mil pessoas em Belém
Para o Dieese e a Setur, cerca de 50 mil turistas na capital podem injetar R$ 100 milhões na economia paraense

image Círio 2022: 15 mil pessoas devem passar pelo terminal hidroviário nesta semana do Círio
Esse número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado

A professora aposentada Maria Helena Oliveira Nobre, de 72 anos, desembarcou no Aeroporto Internacional de Belém, no final da manhã de segunda-feira (3), para acompanhar o Círio de Nazaré. Ela mora em Macapá (AP), onde nasceu. A última vez em que acompanhou o Círio foi há 30 anos. E está voltando agora dois anos depois da pandemia. Ela vai passar esses dias com a irmã, Iracema. “Não consigo mais caminhar (para acompanhar a procissão). Mas quero ir lá para a praça (Santuário) e esperar a chegada (da imagem), assistir à missa, acompanhar todo o ritual”, contou.

"Esse é o Círio do reencontro", disse padre

Sobre estar no Círio após três décadas, a aposentada comentou: “É muito emocionante. Estou eufórica, ansiosa, já preparei tudo com a minha irmã. Começamos a nos preparar há dois meses. Preparar as comidas, fazer aquela festa em casa, comemoração, com a família reunida. Sou muito religiosa”. Ela ficará em Belém até o dia 17 deste mês. A médica pediatra aposentada Oneide dos Santos Banha, de 92 anos, também desembarcou no aeroporto vindo de Macapá, onde mora há 20 anos. Antes, residia em Belém. Mas se aposentou e foi para Macapá. “Antes da pandemia, eu vinha todos os anos”, afirmou.

Dona Oneide disse que vai reencontrar suas amigas. "Algumas estão aposentadas e outras ainda trabalhando. É sempre bom”, afirmou, acrescentando ser devota de Nossa Senhora. “Tenho muitas graças alcançadas”, afirmou. Ela pretende ficar em Belém até o final do mês. Após a imagem peregrina percorrer as dependências do aeroporto, houve uma missa celebrada pelo padre Edvaldo Amaral, capelão da capela Nossa Senhora de Nazaré que funciona no aeroporto internacional de Belém. Ele destacou que foram dois anos de um Círio diferente, mas não menos intenso. Ainda sobre o período de pandemia, ele disse: “A fé animou a nossa vida e nos trouxe consolação. Esse é o Círio do reencontro”, afirmou.

image Na chegada de aeronaves pela manhã, houve uma bênção com jatos de água benta (Divulgação / Infraero)

Atendimento aos turistas

A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur) informou que ampliou para sete o número Postos de Informações Turísticas (Pit's), para o atendimento aos turistas que chegam a Belém e à comunidade local. Os postos de informações estão localizados no Solar da Beira, Estação das Docas, Basílica de Nazaré, Terminal Hidroviário Ruy Barata, Ver-o-Rio, Mangal das Garças e Aeroporto.

Uma programação especial, no período de 4 a 7 deste mês, foi reservada para os turistas que chegam em Belém pelo Aeroporto Internacional, como apresentações de carimbó e Flash Mob (pessoas que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, para apresentação de dança).

E a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) informa que fará a decoração com temática nazarena dos terminais de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Hidroviário de Belém e Terminal Rodoviário de São Brás.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!