Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2021 tem o Traslado para Ananindeua e Marituba mais rápido da história

Um recorde para uma edição histórica de um círio histórico: 60 quilômetros em cinco horas de romaria

O Liberal

O Traslado para Ananindeua e Marituba foi a única das 13 romarias oficiais do Círio de Nazaré que foi mantida neste Círio. E sendo mais uma edição histórica, devido à pandemia de covid-19, um outro marco significativo foi observado: foi o Traslado mais rápido da história. O itinerário sofreu poucas alterações e seguiu com mais de 60 quilômetros. Porém, o trajeto que antes só era concluído à noite, terminou em cinco horas.

Quer saber tudo que aconteceu, minuto a minuto, reveja aqui!

Desde o planejamento da romaria, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) — que há 30 anos participa conduzindo a imagem peregrina da Virgem de Nazaré — a ideia era fazer o trajeto o mais rápido possível. Era uma forma de evitar aglomerações, para manter a passagem da santa por Ananindeua e Marituba, mas sem colaborar com os riscos sanitários da pandemia. A velocidade média ficava entre 15 e 20 quilômetros por hora.

Traslado 2021

Com essa velocidade e sem paradas tradicionais para homenagens, o Traslado foi muito rápido. A equipe da Redação Integrada de O Liberal, que sempre acompanha toda essa romaria, ficou surpresa em ver que antes de 9h30 a santa já voltava de Marituba. Até para moradores de Ananindeua e Marituba, foi uma surpresa. Devido à agilidade da romaria, algumas ruas foram incluídas no itinerário de última hora, emocionando devotos.

VEJA MAIS

Devotos de Ananindeua e Marituba celebram visita da Virgem de Nazaré durante o Traslado Enquanto muitos fiéis se deslocam para Belém, para tentar chegar perto da imagem peregrina, alguns moradores dos dois municípios podem ver a santa passando na porta de casa

VÍDEO: Voluntários do Metropolitano acolhem romeiros na rodovia BR-316 Peregrinos da fé são recebidos com empatia e solidariedade no cumprimento de promessas à Virgem de Nazaré

Traslado da Imagem para Ananindeua e Marituba aproxima fiéis há três décadas História da romaria está documentada no Dossiê do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Traslado para Ananindeua e Marituba será a única romaria do Círio 2021 Itinerário teve ajustes e deve ser concluído entre quatro e cinco horas, tendo a Basílica Santuário como partida e chegada

Bispo auxiliar traz mensagem aos paraenses sobre o Círio 2021 Após a missa de abertura do Traslado para Ananindeua e Marituba, dom Antônio de Assis deu uma mensagem a todos os romeiros e a quem acompanha o 229º Círio com o Grupo Liberal

Pouco depois de 12h, a imagem retornou à Basílica Santuário de Nazaré. Uma das muitas alterações deste ano, já que antes a imagem "dormia" na Igreja Matriz de Ananindeua e então partia, no sábado, para uma maratona de romarias desde cedo. Para Salim Junes, do Núcleo de Comunicação da PRF, fica a expectativa de que este seja o último Círio da pandemia. "E que em 2022, tenhamos essa romaria como sempre era: com muito calor das pessoas", disse.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!