Traslado para Ananindeua e Marituba será a única romaria do Círio 2021
Itinerário teve ajustes e deve ser concluído entre quatro e cinco horas, tendo a Basílica Santuário como partida e chegada

Nesta sexta-feira, 8 de outubro, ocorre a única romaria do Círio 2021: o Traslado para Ananindeua e Marituba. A Diretoria da Festa de Nazaré optou por manter apenas essa entre todas as 13 romarias oficiais da festividade, pois é a que consegue ser mais rápida e com menor potencial de gerar aglomerações. E ainda, é a procissão que vai até as pessoas e nas áreas mais internas de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém.
MINUTO A MINUTO: Siga todos os destaques do Círio 2021
A saída será por volta de 7h30, em frente à Basílica Santuário. O trajeto previsto é de 63 quilômetros, com velocidade de 15 a 20 km por hora. A previsão é de retorno para a Basílica por volta de 12h. Por conta ainda do momento de pandemia e das orientações dos órgãos de segurança e saúde, este ano o Traslado será menor e não terá as tradicionais paradas ou pernoite na Igreja Matriz de Ananindeua.
VEJA MAIS
Antes da saída, às 6h, ocorre a missa do Traslado. A celebração será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro, na Basílica Santuário. Paulo Morelli assina a decoração do andor que conduzirá Nossa Senhora de Nazaré no Traslado deste ano. Logo em seguida, a imagem peregrina é embarcada numa viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que há 30 anos participa da romaria.
O Traslado para Ananindeua e Marituba é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. A procissão principal do domingo é a que reúne mais devotos diretamente, com estimativas de cerca de 2 milhões de pessoas. No entanto, a quantidade de pessoas participando do Traslado, direta e indiretamente, é incalculável.
[[(standard.Article) Esquadrilha da Fumaça fará voo de fé pela Virgem de Nazaré]]
A operação de segurança do Traslado envolverá cerca de 70 servidores da PRF, em um total de 48 viaturas, sendo 40 motocicletas e 8 carros em deslocamento com velocidade média de 15 a 20 km/h. A redução do comboio será para facilitar o deslocamento da romaria. Ao detalhar essa operação, Salim Junes, do Núcleo de Comunicação da PRF no Pará, explicou também como os romeiros devem seguir, caso queiram acompanhar. A primeira e principal recomendação é: jamais devem estar à frente do comboio.
Salim reforçou que a população, se quiser acompanhar a passagem da imagem da Virgem de Nazaré, que se programe e evite aglomeração. Não haverá paradas, para garantira a conclusão do trajeto em quatro horas. "Esperamos que, em 2022, possamos retomar o Traslado como costumava ser: com o calor das pessoas", concluiu.
Confira o trajeto completo do Traslado:
Av Magalhães Barata
Av. Almirante Barroso
Rod. BR-316
Av. Zacarias Assunção
Av. Independência
Av. Dom Vicente Zico
Tv. SN-21
Tv. WE-70
Estrada do Guajará
Tv. SN -21
Tv. WE-31
Tv. SN-19
Tv. D. Vicente Zico
Av. Hélio Gueiros
Rod. Mário Covas
Rod. BR-316
Av. Augusto Montenegro
Av. Centenário
Av. Júlio César
Av. Brigadeiro Protásio
Av. Duque de Caxias
Av. Antônio Barreto
Av. Generalíssimo Deodoro
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA