'Carnaval devoto' no Círio de Nazaré: saiba o que significa e a relação com a religião

A denominação já foi citada pelos autores Dalcídio Jurandir e Isidoro Alves

Victoria Rodrigues
fonte

Ao longo do mês de outubro, diversas denominações como “Nazinha”, “Nazica” e “Mãezinha” são frequentemente atribuídas à Nossa Senhora durante o Círio de Nazaré, em Belém do Pará. E com o próprio período nazareno não é diferente, a nomeação “Natal dos Paraenses” ainda é muito citada como um sinônimo ao evento que é considerado a maior festa religiosa do Brasil. Mas você já ouviu falar que o Círio também já foi chamado por alguns estudiosos de “carnaval devoto”?

Acompanhe o Círio 2025 ao vivo e veja todos os detalhes na cobertura especial de O Liberal.

O que significa o termo “carnaval devoto”?

O termo “carnaval devoto” foi citado pelo romancista amazônida Dalcídio Jurandir, em sua obra “Belém do Grão-Pará”, para evidenciar a carnavalização encontrada nos círios. Ao apresentar esse conceito, o autor se refere aos festejos que ainda são mencionados em debates que envolvem a questão sobre “até onde o Círio de Nazaré deixou de ser uma festa apenas religiosa para se tornar também cultural”.

No livro, alguns elementos tradicionais do período nazareno também chegam a ser citados, como, por exemplo, o momento em que o personagem principal da história, seu Virgílio, compara a berlinda, que é um “carro sagrado”, com o “carro de terça-feira gorda”, presente na cultura carnavalesca. Além disso, ele também alega que outros traços do carnaval estão presentes em outros momentos do evento.

VEJA MAIS

image Descida da Imagem Original do Glória marca programação do Círio 2025 neste sábado
Realizada desde 1992, a descida é um rito de profunda devoção e emoção para os fiéis, que acompanham a retirada da imagem original de seu altar-mor

image Berlinda chega próximo à Paróquia Santa Rita de Cássia
O momento marca um dos pontos de destaque da mais longa procissão do Círio de Nazaré, que percorre cerca de 52,3 quilômetros entre os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba

image Conheça 10 lugares imperdíveis para passear em Belém durante o período do Círio
Com a cidade vibrando fé, cultura e gastronomia, o Círio de Nazaré também é uma ótima oportunidade para explorar Belém. Veja o que fazer na capital paraense durante a festa religiosa.

Carnavalização e religiosidade

Para o pesquisador Isidoro Alves, em seu estudo intitulado “A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, a expressão “carnaval devoto” é vista por meio de duas vertentes: pela carnavalização e pela religiosidade. Logo, são observadas as ações informais que não podem ser caracterizadas como uma inversão total (carnaval) e os atos de devoção, retratados pelos comportamentos formais e com regras de acesso ao sagrado bem definidas, como ocorre nas romarias (religião).

Somada a essas informações, o autor ainda escreveu que o Círio de Nazaré é uma combinação de diversos movimentos, que vão desde o sacrifício de um romeiro que se ajoelha para pagar sua promessa até o despojamento de alguém ao vestir uma camisa de futebol em uma procissão. Ao longo do período nazareno, a popular Festa da Chiquita, que marca uma celebração cultural e LGBTQIAPN+ que ocorre após a procissão de trasladação do Círio de Nazaré, também pode ser classificada nessas comparações realizadas pelos autores, porque indicam a presença de carnavalização e religiosidade no evento.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!