CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festa da Chiquita: confira a tradição além da fé presente no Círio

Realizada há 48 anos em Belém, a celebração foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Pará com a Lei N° 9.025/2020

Lívia Ximenes
fonte

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré vai além das manifestações de fé, normalmente realizadas com missas, romarias e promessas. No sábado que antecede a Procissão Principal, Belém recebe a Festa da Chiquita, tradição presente há 48 anos. A celebração é coordenada por Elói Iglesias e valoriza a diversidade e inclusão, tendo o público LGBTQIAPN+ como principal.

VEJA MAIS

image Círio 2025: confira a programação completa da festividade
O início do festejo é marcado pela Missa dos Comunicadores, no dia 06 de outubro, e encerra com o Recírio, marcado para 27 de outubro

image Almoço do Círio: veja as comidas típicas servidas durante a Festa de Nazaré
Maniçoba e pato no tucupi são os principais pratos que marcam presença na mesa dos paraenses

image Coletivo Filhas da Chiquita anuncia festa de lançamento oficial da Festa da Chiquita 2025
Além do caráter artístico, a Festa da Chiquita funciona como espaço de acolhimento e resistência para a comunidade LGBTQIA+

image Elói Iglesias, artista fundador das Filhas da Chiquita (Carmem Helena / O Liberal)

A Festa da Chiquita tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Pará por meio da Lei N° 9.025, de 17 de março de 2020. O que seria uma reunião pequena entre amigos expandiu e virou um movimento com milhares de pessoas, unindo o sagrado com política e cultura na Praça da República. Em 2025, o festejo ocorre no dia 11 de outubro.

Nesse ano, a celebração tem o Curupira LGBTQIAPN+ como ícone, fazendo referência direta ao mascote da 30ª Conferência das Partes (COP 30) da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na capital paraense em novembro. O símbolo foi escolhido para representar a luta pelo meio ambiente e diversidade.

Anualmente, a Festa da Chiquita tem shows, apresentações culturais e premiações. As honrarias são concedidas por categorias, conforme o trabalho desenvolvido a favor da comunidade em diferentes setores. Em 2024, nomes como Fafá de Belém, Dona Onete, Dedé Mesquita e Jonatan Camelo estiveram entre os destaques.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!