Vencedoras do Concurso de Redação do Círio 2025 são premiadas na Casa de Plácido
O momento celebra a criatividade e a devoção das estudantes que escreveram os melhores textos sobre a festividade nazarena deste ano
Enquanto ocorre o show de abertura do Círio de Nazaré 2025, a Casa de Plácido está sendo palco da premiação das vencedoras do 31º Concurso de Redação do Círio. O momento celebra a criatividade e a devoção das estudantes que escreveram os melhores textos sobre a festividade nazarena deste ano, além do papel incentivador e orientador de seus professores.
As premiadas são:
- 1º lugar (notebook): Beatriz Pimentel Garcia, 17 anos, 3º ano do Colégio Ideal Augusto Montenegro (Belém). Professora orientadora: Amanda Cristina Coelho Pessoa.
- 2º lugar (tablet): Fernanda Gabryella Leal Queiroz, 17 anos, 3º ano do Colégio Santa Catarina de Sena (Belém). Professora orientadora: Arlete Santos.
- 3º lugar (smartphone): Isabella Rayane dos Santos Neri, 3º ano da EEEM Madre Celeste (Ananindeua). Professor orientador: Reinaldo José Sagica.
VEJA MAIS
A fé e o cuidado com a “casa comum”
Com o tema voltado à espiritualidade e à preservação ambiental, os textos vencedores abordaram o papel cristão no cuidado com o planeta e as criações divinas. Fernanda Leal destacou a relação entre fé e ecologia. “O meu texto foi sobre a proteção da casa comum como um ato cristão. A gente escreveu sobre a importância do papel de Maria na conservação das criações divinas. Este ano, com a temática mais ambiental, já esperávamos algo relacionado às obras de Deus. Sou devota e fiquei muito contente de representar a escola. Foi uma honra participar”, afirmou.
A criação como reflexo de Deus
Para Beatriz Pimentel, o ponto central de sua redação foi o reconhecimento da natureza como expressão do amor divino. “O meu texto girou em torno de como a gente deve ver a natureza, o mundo em que vivemos como reflexo de Deus, porque Ele criou tudo para a nossa felicidade. Tudo o que é a criação lembra a gente do quanto Deus nos ama”, explicou.
Juventude e consciência ambiental
Já Isabella Rayane, que participou pela primeira vez do concurso, refletiu sobre o distanciamento entre sociedade e natureza. “Eu tentei falar sobre como a sociedade inverteu um pouco as coisas, no sentido de enxergar meio ambiente e humanidade como separados, quando na verdade estamos interligados. Com a tecnologia, nos distanciamos da natureza e dos mandamentos de Deus”, afirmou.
Homenagens a patrocinadores e apoiadores do Círio
Após a premiação, o evento segue com homenagens a instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2025. Os apoiadores recebem diplomas de reconhecimento e broches exclusivos, em agradecimento pela contribuição para a realização do 233º Círio de Nazaré.
Palavras-chave